Grupo de Espectro da SET focará na sinergia com órgãos governamentais

O Grupo de Trabalho de Espectro da SET anuncia que fará a sua primeira reunião do ano no dia 22 de março, quarta-feira, em São Paulo. Liderado pelo diretor da Regional Sul, Ivan Miranda, o grupo, este ano, tem como desafio buscar efetividade e harmonização nas propostas aos órgãos governamentais em relação ao espectro. “Temos o objetivo de, com Abert, Abratel, Anatel e MCTIC fazer uma somatória de esforços para que as coisas aconteçam”, diz o Coordenador.

As atribuições deste Grupo de Trabalho estão vinculadas à análise de normas, portarias e regulamentação sobre o espectro da radiodifusão na TV aberta. “O Grupo de Espectro da SET tem apoiado grupos de trabalho vinculados ao Gired. Também têm contribuído com o  Ministério das Comunicações e Anatel com o objetivo de promover uma sinergia e aperfeiçoamento de fluxo de processos, legislação e destinação de espectro”, explica Miranda.

Na primeira reunião do ano, os integrantes devem definir o calendário de imediato. “Na nossa pauta estão os treinamentos e apoio do processo de melhoria do mosaico da Anatel; favorecer discussões da faixa espectro relativas ao Serviço Auxiliar de Radiodifusão e Correlatos (SARC), e as discussões do primarização de retransmissoras secundárias”, expõe o Coordenador.

 

Histórico do Grupo de Espectro

O Grupo de Espectro da SET é um desdobramento do então Grupo de Canalização da SET (que teve sua origem em 1995). Este Grupo desenvolveu expertise e metodologias para a alocação de canais digitais, levantou e harmonizou demandas, propôs otimizações para a regulamentação técnica, contribuiu com a ANATEL e o Ministério das Comunicações (antecessor ao MCTIC) para a introdução da TV digital em nosso país, e foi a semente do atual Grupo de Trabalho de Espectro.

Para saber mais sobre o Grupo, acesse a página no site da SET.