Google apresenta iniciativa para “ajudar o jornalismo a crescer na era digital”

Portal Comunique-se

 

Gigante de buscas anunciou o Google News Initiative (GNI) que, segundo a empresa, é um marco importante no compromisso com o setor de notícias

Neste mês, o Google anunciou o Google News Initiative (GNI). Trata-se de projeto que pretende “ajudar o jornalismo a crescr na era digital”. A gigante de buscas afirma que está cada vez mais difícil distinguir qual informação é verdadeira no online, e que os modelos de negócios para o jornalismo mudam drasticamente. O investimento no projeto GNI vem da vontade de colaborar com o desenvolvimento do setor e “construir um futuro mais forte” para as notícias.

O Google revela que o GNI tem três grandes objetivos. São eles: elevar e fortalecer o jornalismo de qualidade; evoluir os modelos de negócios para promover um crescimento sustentável; e empoderar empresas de notícias com inovações tecnológicas. “Em nossas próprias plataformas, estamos focados em combater informações enganosas em casos de notícias de última hora. Agentes ruins geralmente segmentam as últimas notícias nas plataformas do Google, aumentando a probabilidade de que as pessoas estejam expostas a conteúdo impreciso. Então, treinamos nossos sistemas para reconhecer esses eventos e ajustar nossos sinais para um conteúdo mais confiável”, conta a empresa de tecnologia.

Com o projeto, o Google adianta que nos próximos três anos vai investir US$ 300 milhões para atingir esses objetivos, além de desenvolver produtos que atendam às necessidades mais urgentes do setor. “Os compromissos que estamos selando através do Google News Initiative mostram que as notícias e o jornalismo de qualidade são prioridade para o Google. Sabemos que o sucesso só pode ser alcançado com trabalho em conjunto e estamos ansiosos para trabalhar ao lado do setor de notícias para construir um futuro mais forte para o jornalismo”.