Fernando Bittencourt modera painel sobre TV Digital na Citel

Mesa mediada por Fernando Bittencourt na Citel

Mesa mediada por Fernando Bittencourt na Citel

O futuro da televisão aberta e os desafios da migração do sinal analógico para o digital foram temas durante congresso da Citel (Comisión Interamericana de Telecomunicaciones/ Inter-American Telecommunication Commission), realizado no final de junho em Bogotá, na Colômbia. Os assuntos foram apresentados em dois painéis, um dos quais moderados pelo vice-presidente da SET, Fernando Bittencourt.

“Nosso foco foi mostrar que o futuro da TV aberta precisa ser discutido para evoluir, senão vai ficar para trás de outras transmissões, como a via satélite, a feita à cabo e a banda larga”, explicou Bittencourt em entrevista à SET.

O painel que Bittencourt moderou abordou as experiências do México (que fez o desligamento em dois anos e hoje tem 20% da população sem acesso aos canais abertos) e da Colômbia (que utiliza o modelo DVB-T2, o único na América do Sul).

“Também falamos da proposta do NAB para as das emissoras norte-americanas de ocuparem conjuntamente um canal de TV com a tecnologia atual (ATSC) e abrirem espaço para a nova tecnologia ATSC 3.0. Foi discutido ainda o modelo de Leilão Reverso, em processo pelo FCC (Federal Communications Commission).

 

Citel

A Comissão Interamericana de Telecomunicação, entidade da OEA (Organização dos Estados Americanos), tem como objetivo facilitar e promover o desenvolvimento integral e sustentável das telecomunicações nas Américas.

SET EXPO

Os desafios da migração da TV analógica e o futuro do broadcast estarão nas discussões do 28º Congresso de Tecnologia do SET EXPO 2016. O vice-presidente da SET, Fernando Bittencourt será moderador de um deste painéis, que também vai tratar do UHD, da produção à distribuição.

Para mais informações sobre a programação e inscrição para as palestras do SET EXPO, clique aqui.