Fernando Bittencourt é homenageado pela ITU Japão

Fernando Bittencourt é homenageado pela ITU Japão. Foto: UIT-AJ

O diretor internacional da SET, Fernando Bittencourt, recebeu, nesta quarta-feira, 17, em Tóquio, homenagem concedida pela International Telecommunication Union (ITU) no Japão. Bittencourt foi agraciado com o ITU-AJ Special Achievment Award, em reconhecimento por sua cooperação com a entidade em nível internacional.

Como diretor de Engenharia da TV Globo, diretor da SET e membro do Fórum SBTVD, Bittencourt desempenhou papel de destaque nas reuniões da ITU-R, como integrante da delegação brasileira, durante muitos anos. Realizou experimentos de comparação entre três diferentes padrões de TV digital terrestre: o japonês ISDB-T, o americano ATSC e o europeu DVB-T. No NAB Show em 2000, Fernando Bittencourt demonstrou a superioridade do padrão japonês frente aos seus concorrentes pela primeira vez no mundo. No Brasil, suas contribuições foram essenciais para a escolha do padrão japonês de TV digital, que mais tarde se tornaria o Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). Após a decisão brasileira, países da África, América do Sul e Ásia também escolheram o ISDB-T. Em 2007, o SBTVD entrou em operação no Brasil e, em 2017, o sinal de TV analógico começou a ser desligado no país.

Fernando Bittencourt recebe prêmio em Tóquio. Foto: UIT-AJ

A homenagem fez parte da celebração do World Telecommunication and Information Society Day (WTISD) e também pelo aniversário da ITU Japão Entre as autoridades presentes na cerimônia estavam o Ministro de Assuntos Internos e Comunicações , Jiro Akama, o embaixador do Ministério das Relações Exteriores , Kiochi Aiboshi, e o presidente da ITU, Michiaki Ogasawara.

Em seu discurso, o Ministro japonês lembrou que esteve na cerimônia de abertura do SET EXPO 2016, em agosto do ano passado, quando foram comemorados os 10 anos da implantação do ISDB-T no país. “Eu mesmo, em agosto do ano passado, estive no Brasil para celebrar os dez anos do novo padrão de TV digital terrestre. Participei da celebração e percebi a importância da cooperação internacional”, disse.

Fernando Bittencourt discursa em solenidade da ITU-AJ. Foto: ITU-AJ

Aos presentes, Fernando Bittencourtmanifestou seus agradecimentos e ressaltou os desafios atuais do broadcast. “Sinto-me muito honrado com este reconhecimento dos colegas da ITU no Japão”, falou. Leia a íntegra do discurso a seguir:

Minasan, Kon nichi wa.

Caros:

Sr. Jiro Akama, Ministro de Estado do Interior e das Comunicações

Sr. Koichi Aiboshi, Embaixador, Vice-Ministro Adjunto, Diretor Geral das Questões Globais, Ministério das Relações Exteriores.

Sr. Yoshiyuki Seki, Chaiman da Comissão de Selecção de Prémios da ITU-AJ.

Mr. Michiaki Ogasawara, Presidente da Associação da ITU do Japão.  

Meus amigos do MIC, Arib, Dibeg, NHK e as emissoras japonesas membros da ITU-AJ

Em primeiro lugar, gostaria de expressar a minha grande honra de ser nomeado pela comissão do conselho da ITU-AJ para receber este prêmio especial no dia especial em que celebramos o aniversário da ITU.

Depois de mais de 10 anos de intensos estudos e debates comparando os três sistemas de TV Digital, ATSC, DVB-T e ISDB-T, o grupo de estudo criado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) concluíu que o sistema japonês ISDB-T era a melhor tecnologia a ser adotada para a televisão digital brasileira terrestre. Robustez, mobilidade, melhor qualidade de áudio e vídeo e grande apoio do Japão foram algumas das principais razões para a escolha.

Começamos a TV Digital na cidade de São Paulo em dezembro de 2007 e menos de 10 anos depois não temos mais TV analógica, que foi desligada em março deste ano. A TV digital no Brasil tem sido um grande sucesso e como resultado disso, todos os países sul-americanos seguiram-nos adotando também o ISDB-T como padrão.

Gostaria de expressar minha gratidão ao Ministério da Comunicação do Japão, à Arib, à Dibeg, à NHK e às emissoras comerciais japonesas pela grande ajuda e contribuição sem a qual não teríamos conseguido esse grande resultado.

É hora de olhar para a frente e discutir o próximo passo para as emissoras de TV, atualmente sob forte pressão tecnológica e do mercado de novas mídias. Estão a ser criados novos grupos de estudo sobre esse efeito. TV de ultra definição, vídeo de gama dinâmica mais alta, Gama de cores mais ampla, taxa de quadros mais elevada, TV híbrida, conteúdo on demand, publicidade dirigida são agora as novas tecnologias que orientam o futuro da televisão.

Esperamos poder continuar nossa estreita relação entre o Japão e o Brasil após a adoção bem-sucedida da ISDB-T e até mesmo fortalecer essa cooperação em outras áreas da ITU. Agradeço novamente à ITU-AJ este prestigioso prêmio e a sua contribuição muito importante para o presente e para o futuro das atividades de broadcast, não só no Japão, mas em todo o mundo.

Arigato gozai ma shita

SMPTE

Em outubro de 2016, Fernando Bittencourt foi homenageado pela Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), dos Estados Unidos, com o grau de Fellow, uma categoria concedida a profissionais de engenharia de comunicações em reconhecimento por suas contribuições e trabalhos excepcionais para as indústrias de cinema, televisão e audiovisual.

Fernando Bittencourt

É diretor internacional e membro do Conselho de Ex-presidentes da SET. Engenheiro eletrônico, é fundador da FB Consultoria e ex-diretor geral de Engenharia da Rede Globo. Faz parte do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD e é membro das entidades internacionais: IEEE, IBC e SMPTE. Em 1994, tornou-se o coordenador do grupo criado pela SET e pela ABERT que estudou e implantou a TV digital no Brasil. Foi conselheiro titular do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal. É reconhecido mundialmente como engenheiro de notório saber na área de comunicações.