Faltam dois meses para o desligamento analógico no Norte e Centro-Oeste

Anatel

Os moradores de Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) já podem começar a providenciar conversores de sinal digital, pois o desligamento do sinal analógico de TV está próximo. Faltam apenas dois meses para o desligamento do sinal analógico no Norte e Centro-Oeste.  Os beneficiários dos programas sociais do governo têm direito ao conversor gratuito, os demais devem adquirir o aparelho no comércio local.

O desligamento do sinal analógico de TV nas regiões Norte e Centro-Oeste está marcado para às 23h59 do dia 14/08. O Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) deverá recomendar ao MCTIC o desligamento, na reunião do dia 13/08, na qual o grupo vai analisar os percentuais de domicílios que já contam com sinal digital. Para realizar o desligamento é preciso que o percentual atinja no mínimo 90%.

Os beneficiários dos programas sociais do Governo (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica) têm direito ao receber o kit gratuito, com conversor, controle remoto e antena. Essas pessoas deverão agendar a retirada do kit no site da http://www.sejadigital.com.br/homeou pelo telefone 147 e posteriormente realizar a retirada do kit no Ponto de Distribuição da cidade.

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia móvel e internet 4G no Brasil.

Confira o cronograma de desligamento.