Demonstração do EWBS é realizada em Angra dos Reis

Foto: Fórum SBTVD

Fonte: Fórum SBTVD

Nos dias 30 e 31 de outubro, representantes do MCTIC, das Forças Armadas, Defesa Civil (Angra dos Reis e do Estado do Rio de Janeiro), e de outros 13 órgãos das esferas federal, , estadual e municipal, além de representantes do Centro de Comando e Controle de Acidentes Nucleares (CCCEN) e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD)  realizaram mais um teste do EWBS (Emergency Warning Broadcast System), recurso de de alertas de emergências para a TV digital aberta.

O EWBS  tem o objetivo de minimizar efeitos de desastres naturais por meio de avisos visuais e sonoros emitidos em televisores e dispositivos de recepção próximos às áreas de risco, que também podem emitir alertas de aumento de chuvas,  ocorrência de abalos sísmicos ou outros eventos que exijam alertar um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo.  Segundo José Marcelo Amaral, presidente do Fórum SBTVD, será um grande avanço antever tragédias como a de Brumadinho (MG) e possibilitar a tomada de medidas de proteção.

A demonstração aconteceu em ambiente restrito, no escritório do Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN), localizado no Shopping Piratas, na cidade de Angra dos Reis, à margem do exercício geral de resposta à emergência nuclear. A partir desses testes, o governo brasileiro visa estabelecer padrões de operação do sistema, para que seja plenamente compatível com o território nacional.

Este foi o segundo teste de EWBS organizado pelo MCTIC com o apoio técnico do  Fórum SBTVD nesta região, no entanto, a primeira simulação que utilizou a programação ao vivo de uma emissora, a TV Rio Sul (afiliada Rede Globo). Houve também a participação das empresas associadas EiTV (multiplexer) e Hitachi Kokusai Linear (transmissores).