Eventos regionais da SET têm alta de público e temas disruptivos

Em 2019, os eventos regionais da SET aconteceram nos estados de Minas Gerais, Paraná, Goiás, Amazonas e Pernambuco.

Cada um deles foi possível graças aos patrocinadores, empresas, associações parceiras e universidades, que se empenharam em dar suporte à SET para divulgação e realização dos eventos.

A SET procurou diversificar a temática dos painéis para cada região, mas alguns temas foram abordados em todos os regionais devido sua importância atualmente, como as novas portarias e normas do Sistema Mosaico, 5G, IP, OTT e produção jornalística ágil.

SET Sudeste

O primeiro regional do ano foi o SET Sudeste, que aconteceu nos dias 13 e 14 de março, na cidade de Belo Horizonte. O evento retornou à capital mineira após sete anos e, visando aproximar a SET da academia, aconteceu pela primeira em uma universidade: na PUC Minas.

A coordenação do regional foi de Geraldo Cardoso, representante regional da SET no Sudeste e engenheiro consultor da TV Alterosa de Belo Horizonte,

O destaque do evento ficou para o painel de abertura que foi um tutorial de como funciona e como utilizar o Sistema Mosaico. Assista a este painel em nosso canal no youtube (a partir dos 42 minutos).

Cobertura completa aqui.

SET Sul

O regional SET Sul foi na cidade de Curitiba, na Universidade Positivo, nos dias 12 e 13 de junho.

Um dos destaques do evento foi a cobertura de alunos de jornalismo da Universidade, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso. Confira os textos aqui.

Destaque para a presença de Elifas Chaves Gurgel do Amaral, Secretário de Radiodifusão do MCTIC, no painel Simplificação Regulatória e Progresso do Sistema Mosaico.

Cobertura completa aqui.

SET Centro-Oeste

Iniciando o calendário dos regionais no segundo semestre, o SET Centro-Oeste manteve a ideia de aproximar a SET da Academia. O evento aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro na PUC Goiás e, pela primeira vez, teve expressiva participação de acadêmicos desta e de outras universidades da região.

O evento obteve um recorde: 439 pessoas se inscreveram para acompanhar os painéis com as principais informações sobre o mercado de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento.

Carlos Cauvilla, diretor de Tecnologia de TV na Rede Anhanguera e representante regional da SET no Centro-Oeste, foi o responsável pela realização do evento.

Um dos painéis de destaque foi Rádio e Streaming: Evolução gerando novas oportunidades e tratou do crescimento da produção e consumo de podcasts no Brasil.

Cobertura completa aqui.

SET Norte

Um dos mais tradicionais eventos da SET, o SET Norte aconteceu pela primeira vez em 1997. Foi o primeiro evento regional da SET.

Nivelle Daou Junior, representante regional da região Norte, e Henrique Camargo, diretor técnico da TV Cultura do Amazonas, foram os responsáveis por coordenar a realização do evento.

Sempre sediado na cidade de Manaus, o regional aconteceu na Escola Superior de Engenharia e da Universidade do Estado do Amazonas, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. Foi a primeira vez que o evento teve como sede uma universidade.

“É o resultado da tentativa de mostrar o excelente conteúdo que o evento oferece também aos estudantes para aproximar aqueles que estão se preparando para serem futuros profissionais da Radiodifusão, pois interessa muito ter a presença da Academia conosco”, afirmou Nivelle.

Um dos painéis de destaque foi exclusivo deste regional e tratou da chegada da TV 2.5 no mercado em 2020. A discussão sobre a finalização do switch-off do sinal analógico de TV na região Amazônica também mereceu menção.

Confira a cobertura completa aqui.

SET Nordeste

O último evento da SET em 2019, o SET Nordeste aconteceu na cidade de Recife, em Pernambuco, nos dias 21 e 22 de novembro.

O lugar escolhido para sediar o evento foi o Porto Digital, uma área revitalizada na zona portuária do Recife antigo, que abriga hoje 300 empresas e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa (EC) e Tecnologias Para Cidades.

Os representantes regionais para este evento foram Carolina Duca Novaes e Gabriel Eskenazi, ambos gerentes de tecnologia da Globo. Eles e a equipe da Globo em Recife garantiram o sucesso do evento, com auditório lotado e telão do lado de fora para aqueles que não conseguiram entrar.

Três painéis merecem destaque pelo ineditismo em comparação com os outros regionais. São eles os painéis sobre Drones, Tendências e Desafios da Inovação e Mercado em movimento – impactos da tecnologia no mercado de comunicação.

Associados da SET poderão, em breve, assistir a estas palestras na íntegra no site da SET.

Confira a cobertura completa aqui.