Estruturação de grupo multissetorial UHDTV dá mais um passo

Reunião do Fórum UHDTV – Foto: Tainara Rebelo

A SET reuniu-se no dia 15 de maio, em São Paulo, com representantes de entidades e associações parceiras para evoluir na estruturação do fórum UHDTV – Brasil (FBUHDTV). “Trata-se de um grupo de trabalho voluntário de esforço a longo prazo, à similaridade daquele que funcionou desde 1995 para estudar a introdução da TV digital“ explica a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj “mas esse agora é multissetorial, o que enseja combinarmos muito bem suas bases do trabalho”.

Os setores envolvidos serão as produtoras, emissoras de TV, operadoras de telecomunicações (incluindo as de TV paga), indústrias de consumo e profissional, universidades e centros de P&D. Assim, além de representantes da radiodifusão, representantes da ABTA,  Bravi e Eletros participaram ativamente da reunião de estruturação.

“A missão do Grupo será facilitar a introdução de novas gerações de serviços audiovisuais em nosso país, unindo esforços dos principais setores envolvidos para entender os avanços tecnológicos, desenhar a visão de futuro e enfrentar os desafios existentes – desde a produção de conteúdo até que sejam disponibilizados à população”, comenta Olímpio Franco, que lançou a ideia da criação deste fórum ainda no Congresso do  SET EXPO de 2016.

Para cumprir esta meta, ficou definido que, entre os objetivos estratégicos do Fórum UHDTV – Brasil estão: facilitar a introdução e desenvolvimento de novas gerações de serviços de áudio e vídeo (UHDTV) no Brasil; discutir e modelar visão de futuro do ecossistema da cadeia audiovisual no Brasil; conhecer as necessidades de adaptação nos conteúdos para distribuição nas várias mídias, e as soluções desenvolvidas/em desenvolvimento para harmonizar essa distribuição, além de demonstrar as vantagens dos avanços à população através da promoção/apoio a demonstrações públicas.

O FBUHDTV não é um órgão de padronização. No caso específico da TV aberta, poderá recomendar tecnologias que sirvam de base ao estabelecimento de normas.

Todos os participantes consideram, ainda, fundamental, a parceria  da academia e  de centros de pesquisa para atualizar e oferecer capacitação ao setor quanto aos desenvolvimentos tecnológicos de imagens e sons (4K, 8K, HDR, HFR, WCG) e sistemas para adaptação e distribuição nas várias mídias.

 

Próximos passos

Na próxima reunião está previsto finalizar a organização do grupo de trabalho e seus subgrupos.

A SET irá promover o assunto durante o SET EXPO 2017, em um painel ou workshop durante o 29º Congresso de Tecnologia.

 

 

Post Tags: