IBC 2018: BBC aposta em formatos de curta-metragem e OTT

Executivo da BBC anunica os próximos passos da estatal inglesa.

O presidente-executivo da BBC Studios, Tim Davie, anunciou hoje, no IBC 2018, um novo fundo para apoiar projetos audiovisuais. Os Estúdios da BBC  fizeram uma parceria com a Clerkenwell Films e o grupo de financiamento Anton Corp para financiar curtas-metragens de ficção. Davie afirmou que o orçamento para o fundo é “significativo”, sem entrar em detalhes sobre o valor exato.

De acordo com o executivo, o objetivo é oferecer conteúdo envolvente em vários episódios em uma variedade de plataformas existentes e emergentes. A Anton Corp e a BBC Studios são sócios da The Drama Investment Partnership, que investe em títulos de drama britânicos premium com apelo internacional

A notícia do fundo surge em meio a um aumento do interesse da indústria em produções de ficção de média e curta metragem. O ex-presidente da Walt Disney Studios, Jeffrey Katzenberg, anunciou no começo do mês que havia levantado US $ 1 bilhão para investir em uma nova plataforma para este formato.

O executivo da BBC também anunciou que a Britbox – a joint venture US SVoD da BBCS com a ITV – ultrapassou a marca de 400.000 assinantes em 18 meses após o lançamento. Ele espera que o serviço passe do meio milhão de assinantes em seu segundo aniversário.

“Não estamos tentando bater a Netflix no mercado, porque isso pode não funcionar”, brincou. “Mas nós vimos uma oportunidade de parceria com a emissora de TV americana AMC”, disse ele.

Mais perto de casa é a questão de uma possível colaboração com o ITV e o Canal 4 em um serviço SVoD para enfrentar o Netflix e a Amazon.

Enquanto Davie admitia que algum tipo de colaboração era necessária, ele insinuou que o serviço público da BBC e da C4 poderia complicar um empreendimento conjunto de VoD.

“Estou sempre interessado em parcerias, mas o Reino Unido é diferente. O serviço público de radiodifusão não é isento de suas complexidades ”.

“Mas já temos um ótimo registro de parcerias com o Freeview e agora é definitivamente o momento certo para uma nova colaboração. Mas não temos nada para anunciar neste momento. ”

Post Tags: