Em poucos dias, Brasília e entorno terão apenas TV Digital

Brasília será a primeira capital do país a ter o sinal analógico de TV totalmente desligado. No próximo dia 26 de outubro, a capital federal e mais nove cidades do entorno do Distrito federal receberão o sinal digital da TV aberta, com a imagem limpa, livre de chuviscos e interferências.

Antecipando esta transição, durante 10 dias (3 a 12 de outubro), um caminhão percorreu 16 cidades do entorno do DF levando informações à população sobre o desligamento da TV analógica. O programa, chamado Onda Digital, foi uma ação de mobilização criada pela TV Globo.

Outro projeto foi a Patrulha Digital, no qual técnicos e engenheiros acompanhavam os alunos voluntários do Senai e do Instituto Federal de Goiás nas visitas às casas, orientando a população sobre a instalação do conversor digital, a sintonização da TV e o apontamento da antena.

Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Planaltina e Formosa foram as cidades goianas que receberam as orientações. No entorno do DF, as cidades foram: Ceilândia, São Sebastião, Taguatinga, Guará, Eixo Monumental, Sobradinho e Planaltina.

 

Fonte: ABERT