El Salvador adota padrão ISDB-Tb para TV digital do país

Fonte: Fórum SBTVD

el_salvador

Governo de El Salvador anuncia adoção do padrão ISDB-TB no país. Foto: divulgação

A Presidência da República de El Salvador, por meio da Superintendência Geral de Eletricidade e Telecomunicações (SIGET), anunciou que o padrão ISDB-Tb irá reger o sinal de televisão digital (DTV) no país.

A transição faz parte da agenda do governo para o Bom Viver Digital, que promove a transformação tecnológica de El Salvador e o acesso a novas tecnologias, a fim de levar benefícios à qualidade de vida da população.

O padrão ISDB-Tb ainda representa muitas vantagens para o país, como explica um comunicado publicado no site oficial do SIGET: maior cobertura, melhor som e qualidade de imagem, interatividade, capacidade de gerar alertas para prevenções em casos de desastres e mobilidade em dispositivos portáteis.

O comunicado ainda ressalta que a seleção do ISDB-Tb é um dos passos mais importantes na transição para a televisão digital, pois permite o desenvolvimento de políticas públicas, proporciona segurança jurídica aos concessionários de rádio e televisão e oferece novas oportunidades de negócios para importadores e distribuidores de equipamentos.

O padrão de sinal tem sido adotado por outros países da América Central, como Guatemala, Honduras, Nicarágua e Costa Rica, e em quase todos da América do Sul, incluindo o Brasil. A adoção da norma foi precedida por um amplo processo de socialização da TVD, inclusivo e transparente, que contou com a participação de emissoras de rádio e televisão.