Dia mundial do Rádio é celebrado nesta segunda-feira

twitterEN_2No dia 13 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Rádio. A data foi proclamada pela Unesco, e ratificada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com apoio da União Internacional de Telecomunicações. Neste ano, o tema da celebração é “O Rádio é você”, e convida a todos as estações de radiodifusão e organizações de rádio a publicarem suas atividades e programas que realizam em prol da comunicação de rádio em suas comunidades.

O objetivo do dia é ampliar a consciência mundial a respeito da importância do rádio na população. Dados da Unesco apontam que 3,9 bilhões de pessoas do mundo não têm acesso à internet, transformando o rádio como o maior meio de comunicação gratuito em todo o planeta. O #WorldRadioDay busca encorajar tomadores de decisões a agirem em prol do acesso à informação por meio do rádio, bem como melhorar a cooperação internacional entre broadcasters.

Neste ano a SET engaja-se nesta campanha anunciando a iniciativa da Unesco e convidando a todos os radiodifusores e associações a divulgarem suas celebrações e atividades.

Clique aqui para saber mais sobre a campanha da Unesco.

locutor_Leonardo_Auriflama_96,1_MHzjpg

Estúdio da Rádio Auriflama

Cenário brasileiro

O Rádio no Brasil passa pela maior transição de sua história: a migração do AM para o FM. A SET conversou nesta sexta-feira (09) com o radodifusor Lucas Araújo, diretor da primeira rádio paulista a ser licenciada para atuar no FM após a migração, a Rádio Auriflama de Comunicação, em Auriflama- SP.

“É como se estivéssemos saindo da UTI e conseguindo respirar novamente. Foram momentos difíceis na AM, e esse projeto de migração veio trazer uma nova esperança ao radiodifusor, no sentido de trazer de volta o nosso compromisso com o ouvinte, que estava prejudicado com a baixa qualidade da AM”, explica Lucas.

Dados atualizados do processo migratório dão conta de que atualmente existem 67 emissoras originárias do AM operando em FM no Brasil, e outras 290 em processo de migração (com contratos assinados, aguardando licença).

O Rádio na SET

A SET possui uma Diretoria de Rádio, que acompanha diretamente as decisões tomadas pelos comitês e representantes da radiodifusão no Brasil. A diretoria é liderada pelo engenheiro Eduardo Cappia, e tem o engenheiro Marco Tulio Nascimento na vice-diretoria.

Recentemente foi publicada uma matéria explicativa sobre a migração no Brasil e cenários do rádio no mundo, que pode ser lida aqui. Em breve a volta do Grupo de Rádio será oficializada, e terá como finalidade acompanhar de perto os processos dessa migração e fornecer informações ao mercado deste setor.