Dia Mundial da Televisão: 55% dos lares no mundo são digitais

Reprodução ABERT

 

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Televisão (21 de novembro) pela Organização das Nações Unidas (ONU), a União Internacional de Telecomunicações (UIT) publicou uma pesquisa sobre a migração da TV analógica para a digital. De acordo com o estudo, 55% das casas do mundo todo já recebem sinal digital, 25% a mais que em 2008, quando apenas 30% dos lares possuíam TV digital.

O alcance do sinal digital muda de acordo com o desenvolvimento do país. Nas nações mais desenvolvidas, 81% das casas recebem o sinal digital. Já nos países subdesenvolvidos, o percentual cai para 42%, apesar do avanço registrado nos últimos anos.

No Brasil, quase 133 milhões de pessoas assistem televisão todos os dias e o pico de audiência no horário nobre é equivalente a toda a população do Reino Unido (64.8 milhões de pessoas).

Atualmente, os brasileiros estão passando pelo processo de digitalização da TV no país. A primeira cidade a ter o sinal analógico desligado foi Rio Verde (GO), em março deste ano. No dia 17 de novembro, Brasília e nove cidades do entorno do Distrito Federal passaram a ter apenas sinal digital.

O processo de desligamento no Brasil deverá ser finalizado até 2018. Para o fim do sinal analógico, pelo menos 90% da população de cada cidade precisa estar apta a receber novo sinal.

História

Em 2016, a TV comemorou os 90 anos da primeira transmissão no mundo. No dia 26 de fevereiro de 1926, em Londres, na Inglaterra, o engenheiro escocês John Logie Baird, considerado o pai da TV, transmitiu imagens em movimento para 50 cientistas da Royal Institution.

A técnica foi utilizada pela BBC de 1929 a 1935. Depois, a televisão eletrônica ultrapassou a tecnologia de Baird, que acabou ficando apenas como um marco da história.

Fonte: ABERT

Post Tags: