Controle na qualidade de transmissão é tema de painel no SET EXPO

O diretor técnico da Fundação Padre Anchieta, Gilvani Moletta, comandou o painel Avaliação e controle de qualidade de distribuição por IP, que tratou de IP e dos problemas e soluções de segurança desse sistema.

 

Renan Cizauskas, diretor-executivo da Asccent do Brasil, afirmou que “problemas com segurança resultam em perdas financeiras”. “Nós temos que preparar, treinar, nossas equipes constantemente e investir em softwares de altíssima qualidade. Regras de controle de acesso, para segurança, também são de suma importância. O monitoramento dos recursos da empresa também é recomendação essencial para as equipes de TI”, disse ele, que ressaltou a importância de as empresas realizarem backups frequentes.

 

Já o diretor da NGN Telecom, Fabio Acquati, apresentou alternativas para monitorar a camada IP e como as emissoras vão se comportar com sistemas híbridos, com camadas IP e de vídeo. “O IP traz novas possibilidades e novos sistemas de fluxo”, disse.

 

Samuel Yuen, representante da Akamai Technologies na América Latina, maior rede de distribuição de conteúdo do mundo e que está  instalada na nuvem, contou que só no Brasil a empresa possui quase cinco mil servidores. “O desafio é levar o mundo IP para a casa das pessoas.” “Estudos mostram que quanto mais jovem a pessoa mais tempo ela passa assistindo a vídeos na internet, enquanto a faixa dos 45 anos assiste mais à TV. As estatísticas mostram que as pessoas passam mais tempo assistindo a vídeos, pois qualquer hora é hora para isso. Há também a tendência de as pessoas consumirem streaming também pelo aparelho de TV”, relatou Yuen.

 

Por fim, Carlos Capelão, diretor da Phase Engenharia e representante da Interra Systems, falou sobre a importância das empresas estarem atentas às mudanças do mercado de consumo, já que o espectador hoje exige mais conteúdo em diferentes dispositivos – muito além da TV, com preferência para os smartphones. Capelão também falou da importância do controle e verificação da qualidade de transmissão, pois, se ela não for satisfatória, o consumidor migra para outro serviço.