Combate às fake news por meio da tecnologia será discutido no Congresso SET EXPO

As fake news (notícias falsas), que têm o poder de manipular tendências sociais, econômicas e políticas, estão no centro das grandes discussões, no Brasil e no mundo, quando o assunto é tecnologia e redes sociais. O Jornalismo de dados é uma das principais soluções para combater esse mal dos tempos modernos.

Esse importante debate estará presente durante o Congresso SET EXPO 2018, maior congresso de capacitação e atualização profissional da América Latina, que acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, e é organizado pela SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, que este ano completa 30 anos.

Na segunda-feira, 27 de agosto, às 14h, o painel “Jornalismo de Dados” vai abordar temas como evolução do big data, novas tecnologias de inteligência artificial e processamento de linguagem natural, abertura de dados públicos e uso massivo de redes sociais. A moderação será de Daniel Monteiro, gerente de P&D da TV Globo.

A jornalista Bárbara Libório, da Editora Aos Fatos, falará sobre como a tecnologia pode combater as fake news. Ela vai abordar o projeto Fátima, de desenvolvimento de inteligência artificial na área de checagem de fatos. Fruto de uma parceria com o Facebook na área de educação para a mídia, Fátima é um robô para Messenger que orientará as pessoas sobre como trafegar no universo de informações na internet. Fátima vem de “FactMa”, abreviação de “FactMachine”.

A visualização de dados na web será outro tema discutido, com o palestrante Helder da Rocha, Consultor e Instrutor da Argo Navis Tecnologia e Arte. A palestra fará uma breve introdução sobre visualização de dados e mostrará uma seleção de exemplos que usam o poder da web para revelar dados através de gráficos e mapas interativos, além de discutir as principais tecnologias, ferramentas e serviços que podem ser usados para criar visualizações interativas para a web.

O palestrante João Castellani, gerente de Arquitetura de Informação e Integração da TV Globo, mostrará como a rede de televisão usa tecnologias de big data para contar histórias sobre dados, com casos práticos de uso.