Como a participação na SIZ 2017 impulsionou os negócios da TVeManager

Startup foi uma das 10 finalistas do Desafio SETup em 2017 e expôs seu produto na SET Innovation Zone, pavilhão do SET EXPO. Foto: SET.

A participação da Startup na SET Innovation Zone da Feira SET EXPO 2017 permitiu contato cara a cara com potenciais clientes e ampliou possibilidades comerciais de forma rápida e objetiva.

Quem trabalha no mercado de audiovisual sabe a complexidade por de trás das trocas de informação entre pessoas e as ferramentas necessárias para produzir um filme, uma animação ou uma série. O que o público final consome, muitas vezes, em minutos, precisou de muitas horas de trabalho desde a sua idealização, até chegar nas telas de nossas aparelhos eletroeletrônicos.

Em 2016, ao reconhecer os desafios e as oportunidades de melhoria e inovação que há neste segmento a TVeStore, empresa de software especializada em prover inovações sistêmicas exclusivamente desenhadas para atender o Mercado Televisivo, lançou a TVManager, uma plataforma online de Gestão Audiovisual que reúne em um mesmo lugar funcionalidades de comunicação, planejamento, controle de workflow e ferramentas de revisão e aprovação de conteúdo audiovisual.

A ideia surgiu ao perceberem que equipes de Canais de TV e Produtores Independentes, não utilizam um ferramental padronizado para acompanhar e controlar o fluxo de produção de maneira eficiente. Ou seja, cada profissional utiliza soluções diferentes e sem integração como planilhas, quadros brancos, e-mails, whatsapp, entre outros, o que resulta em uma gestão ineficiente com assincronia de informações, prazos atrasados, orçamentos estourados e qualidades de conteúdo abaixo do esperado.

Depois de validar a ideia e perceber que a sua solução realmente poderia melhorar a vida desses profissionais do Audiovisual, chegou aquele momento em que todo empreendedor que segue seus sonhos acaba passando, o momento de atrair potenciais parceiros, investidores e clientes para fazer o negócio rodar. E uma das estratégias adotadas pelos fundadores da TV Manager foi, em 2017, participar da SET EXPO – maior feira do setor audiovisual da América Latina.

Eles foram selecionados entre centenas de outras startups uma das 10 soluções mais inovadores no Desafio SETup, e puderam expor a TV Manager no Estande da SIZ – Set Innovation Zone, um laboratório de pesquisa, relacionamento e incentivo a Startups com soluções de tecnologia para o mercado de mídia e tecnologia. Hoje a sua solução está rodando como Central de Gestão Audiovisual no Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho e Globosat.

Confira abaixo uma breve entrevista com André Sztajn, Sócio Diretor da TVeStore | TVManager, sobre como a participação na SIZ 2017 ajudou a levar a sua solução para outro nível:

– Qual foi a melhor coisa que aconteceu para vocês ao participar da SIZ?  

Foram duas situações importantes. O momento em que a SIZ aconteceu nos obrigou a ter mais celeridade no desenvolvimento da TVManager e criou um deadline importante para que estivesse amadurecida o suficiente para ser apresentada para o mercado. E também o fato de nos colocar pela primeira vez cara-a-cara com profissionais do mercado de vários cantos do país para apresentar a plataforma e seguir no trabalho constante de validação e busca de melhorias através de feedback, praticamente instantâneos.

– Como foi a experiência ao estar presente no estande da SIZ durante a SET Expo?   

A experiência da SIZ foi muito importante no momento que vivia a TVManager. Depois de um ano conversando com canais de TV, produtoras independentes, agências e “creators”, para validar nossa plataforma de gestão de produção audiovisual, iniciamos o desenvolvimento da TVManager em janeiro de 2017 e estávamos com o produto bem encaminhado para apresentar ao mercado já com suas funcionalidades. Passar alguns dias ao lado de todo o mercado audiovisual com o destaque que a área de Inovação nos proporciona na SET fez com que o mercado nos enxergasse de maneira muito positiva.

– Por favor, conte um pouco sobre as conexões que fizeram a partir da participação na SIZ e como isso ajudou no negócio e também na carreira de vocês.

A participação na SIZ colocou a TVManager em contato direto com as outras empresas da área de Inovação. Todas que tinham alguma sinergia com Produção de Vídeos ficaram interessadas em rodar os testes com o nosso produto a partir de 2018. Além disso, como mencionei, a área de destaque da SIZ atraiu organicamente diversos profissionais de vários estados que também se interessaram pelo produto. O detalhe é que muita gente fazia parte dos quatro grupos mencionados (canais de TV, produtoras independentes, agências e “creators”). Desta forma, a participação na SET permitiu que estivéssemos cara-a-cara com o nosso cliente e ampliou nossas possibilidades comerciais de forma muito rápida e objetiva.

Participe do pavilhão SIZ 2018, as inscrições vão até 20 de julho!  

Está aberto o Desafio SETup, uma chamada pública para selecionar 10 startups que irão expor suas soluções gratuitamente na principal feira de negócios do setor de conteúdo e media technology da América Latina.

Além de receber um espaço para expor suas ideias, as Startups selecionadas participarão de um demoday, isto é, uma competição internacional de demonstração de soluções disruptivas para o futuro da produção e distribuição audiovisual. As três soluções mais inovadoras receberão prêmios que, nas últimas edições da SIZ, passaram de US$ 100.000,00 em créditos de serviços dos parceiros.

As inscrições para o próximo Desafio SETup, estão abertas até dia 20 de julho em www.f6s.com/siz2018. As 10 Startups selecionadas serão anunciadas no site da SET, no dia 3 de agosto de 2017, para expor no pavilhão de inovação durante a SET EXPO 2018, que será realizada entre 27 e 30 de agosto no Expo Center Norte em São Paulo. Para um público de até 16 mil possíveis clientes.

 

Sobre Edson Mackeenzy

Edson Mackeenzy é Head do SET Innovation Zone, programa de relacionamento com Startups da SET. Especialista em inovação aberta, desenvolvimento de negócios, apresentador e keynote em eventos especializados de marketing, tecnologia e negócios. Obcecado por conectar pessoas e oportunidades, gestão e operação de Startups.

Sobre o SET EXPO

Dividido em um Congresso e uma Feira, o SET EXPO é o maior encontro anual de negócios e tecnologia para criação, produção e distribuição de conteúdo audiovisual na América Latina e um dos maiores do mundo. Este ano, são esperados 15 mil visitantes de mais de 35 países, que devem passar pelo Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte para conferir as novidades das 150 empresas expositoras, que representam mais 400 marcas nacionais e internacionais. A Feira acontece de 28 a 30 de agosto.

Sobre a SET

Fundada em 1988, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação sem fins lucrativos constituída por empresas,  profissionais e acadêmicos cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico e científico em toda a cadeia de meios audiovisuais, desde a criação até a entrega. Ela representa o maior fórum para a discussão de padrões e tendências para os mercados de criação de conteúdo, gestão, produção e distribuição no Brasil.

Sobre o Sebrae-SP

O Sebrae-SP contribui com o desenvolvimento econômico paulista incentivando a criação e o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Os projetos, programas, cursos, treinamentos e palestras, além de consultorias individuais e coletivas oferecidos pelo Sebrae-SP, são planejados para que os pequenos negócios tenham boa gestão
empresarial. Prestar serviços à sociedade, gerar postos de trabalho, renda, promover a circulação de capital e melhorar a qualidade de vida da população fazem parte da missão do Sebrae-SP. No ambiente empresarial, a entidade concentra sua atuação no estímulo à criação de políticas públicas de apoio às micro e pequenas empresas, além de facilitar o acesso ao crédito e serviços financeiros.