CES 2020: Samsung mostra nova TV com tecnologia 8K

TV Q950TS da Samsung | Créditos da Imagem: Samsung

por Nilton Kleina | Conteúdo TECMundo

A Samsung apresentou durante a sua conferência na CES 2020, em Las Vegas, os novos televisores QLED com resolução 8K. A nova Q950TS é uma evolução em comparação com o modelo anterior tanto no design quando no uso da inteligência artificial (IA) para fazer upscaling de conteúdos e melhorar recursos de som e imagem.

Agora, praticamente toda a parte frontal do televisor é utilizado para exibir as imagens no painel e, se você estiver a até 4 metros de distância do televisor, terá a mesma sensação de “Tela Infinita” causada por smartphones da Samsung. A ideia é trazer uma experiência mais imersiva de consumo de conteúdo.

A versão de 2020 ainda é a primeira a ter playback nativo de 8K a partir de codecs como o AV1 e até em aplicativos que ganharão a resolução aos poucos, como o YouTube.

Som e imagem

Quando o conteúdo está em resoluções mais baixas, o Quantum Processor 8K é o chip responsável por fazer uma conversão com ajuda de IA tanto em som quanto em imagem, identificando as características de cada pixel para melhorá-lo. Já o recurso Adaptive Picture muda o brilho da tela de acordo não só com o ambiente, mas com a distribuição de luz da própria cena assistida.

Em termos de áudio, a Q950 tem speakers em todos os lados da tela, assim como sub-woofers na traseira. O Object Tracking Sound+ também usa IA, mas agora para sincronizar o “movimento” do áudio com o de objetos na tela, direcionando o barulho para speakers que tornam o efeito mais realista. Ele ainda ajusta o volume de diálogos caso o microfone da TV detecte ruídos externos, como eletrodomésticos.

O consumo de conteúdo recebe uma série de adições: além da assistente Bixby, há o Universal Guide que monta a melhor programação para você com base no histórico assistido, e a Samsung TV Plus, que reúne vários serviços e plataformas em um só espaço.

Leia a matéria completa aqui.

Post Tags: