Campinas e Vale do Paraíba desligam sinal analógico

Fonte: Anatel

O sinal analógico da TV aberta será totalmente desligado em Campinas e em mais 84 municípios próximos às 23h59 desta quarta-feira (17/1), informa a Anatel, em release divulgado para a imprensa hoje de manhã. A transmissão analógica também será desligada em 19 cidades da Região do Vale do Paraíba. A digitalização da TV aberta permite que os telespectadores assistam programas com maior qualidade de som e imagem.

Nas duas áreas do estado de São Paulo, cerca de 10 milhões de pessoas passarão a contar com transmissão totalmente digital. Serão beneficiadas cerca de 7,7 milhões de pessoas na região de Campinas e 2,3 milhões no Vale do Paraíba.

Com o desligamento do sinal analógico também haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a velocidade e a capacidade da banda larga móvel (4G) no país, além de permitir uma maior qualidade do serviço nos ambientes fechados.

Foram distribuídos 533.906 kits gratuitos (compostos por antena, conversor de sinal e controle remoto) para a recepção do sinal aberto da TV digital na Região de Campinas, atingindo 85% do total de beneficiários. E também no Vale do Paraíba foram 148.915 unidades, 76%. A distribuição dos kits vai continuar por mais 30 dias. Famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica, têm direito a receber o kit. Para mais informações sobre a distribuição dos kits, basta ligar para 147 ou visitar o portal www.sejadigital.com.br.

As próximas regiões metropolitanas onde o sinal analógico também será desligado a partir do dia 31 deste mês são Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). As áreas de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, também em São Paulo, a digitalização deverá ser totalmente implantada no dia 28 de março de 2018 e em outros 396 municípios do interior paulista terão unicamente sinal de TV Digital em 28 de novembro de 2018.

Municípios onde haverá o desligamento nesta quarta-feira:
Região de Campinas – Aguaí, Águas da Prata, Águas de São Pedro, Alumínio, Americana, Amparo, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capela do Alto, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Iperó, Ipeúna, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itobi, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Jumirim, Jundiaí, Leme, Limeira, Louveira, Mairinque, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piedade, Piracicaba, Pirassununga, Porto Feliz, Porto Ferreira, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Salto, Salto de Pirapora, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio de Posse, São João da Boa Vista, São Pedro, São Roque, Serra Negra, Socorro, Sorocaba, Sumaré, Tambaú, Tapiraí, Tatuí, Tietê, Torrinha, Valinhos, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista, Vinhedo e Votorantim.

Vale do Paraíba – Aparecida, Atibaia, Bragança Paulista, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Roseira, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé.