AIR completa 70 anos

A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) completou 70 anos nesta terça-feira (4). Para celebrar a data, o presidente José Luis Saca divulgou uma mensagem em nome das mais de 17 mil emissoras de rádio e televisão associadas nas três Américas e na Europa.

Na mensagem, o presidente José Luis Saca Jiménez destaca que a AIR é a mais antiga organização internacional do setor em defesa da liberdade de expressão e da democracia. “Nos comprometemos em continuar defendendo estas ideias todos os dias para forjar uma América mais livre, democrática e profissional”, afirma Saca.

Na década de 1940, a radiodifusão estava sendo consolidada nas Américas e precisava ser fortalecida. O radiodifusor uruguaio Don Lorenzo Balerio Sicco ficou à frente das reuniões do setor e organizou o Encontro Interamericano de Broadcasters. Após o evento, radiodifusores de diferentes países concordaram em criar, no México, a Associação Interamericana de Radiodifusão.

Em 1985, após encontros e assembleias em países da Europa, foi criado um novo estatuto e um novo nome para a entidade, que decidiu abrir as portas para empresas de rádio e televisão de diferentes regiões. Assim, surgiu a Associação Internacional de Radiodifusão.

Atenta ao que acontece na América do Sul, a AIR tem se manifestado com frequência contra os casos de agressões a jornalistas, tentativas de impedir a livre atuação de profissionais da imprensa e das empresas de radiodifusão na Argentina, Bolívia, Equador e Venezuela. Ao reforçar sua atuação, a AIR lembra que trabalha intensamente para o fortalecimento do setor e para evitar que tentativas de impedir o direito da sociedade à informação voltem a acontecer.

A SET e a AIR

A SET e a AIR são parceiras no Fórum Latino-Americano de Negócios da Radiodifusão, que aconteceu pelo terceiro ano consecutivo no SET EXPO 2016. A AIR também é um dos apoiadores do Fórum.

O Fórum Latino-Americano de Negócios da Radiodifusão é um debate importante sobre os desafios econômicos e políticos, os processos regulatórios e as oportunidades de negócios para os setores de comunicações, audiovisual e novas mídias. Reúne executivos da indústria e representantes governamentais e da sociedade civil.

 

Fonte: AESP (com informações da ABERT)

 

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