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No IBC, Globo mostrou seu projeto em IA “Aida: a âncora virtual”

“Aida, a âncora virtual” é um projeto do MediaTech Lab da TV Globo e foi apresentado no estande da emissora na Future Zone do IBC 2019. Imagem: Rede Globo.

A Globo marcou presença no IBC 2019, um dos mais influentes eventos do mundo da tecnologia, mídia e entretenimento, que aconteceu entre 13 e 17 de setembro. Convidada para estar na Future Zone da feira – uma área para que indústria e academia mostrem suas visões de futuro, com projetos inovadores em todas as etapas de pesquisa – a empresa levou para Amsterdã ‘Aida: a âncora virtual’.

O projeto traz uma visão da transformação de dados em conteúdo, fundamental em uma empresa media tech. Parte da pesquisa – a geração de texto automática em linguagem natural utilizando inteligência artificial – já foi utilizada para a cobertura jornalística nas últimas eleições e também para a cobertura esportiva. Para a Future Zone, o MediaTech Lab da Globo incorporou ao projeto um avatar em 3D, e deu o nome de Aida. A âncora virtual, que utiliza a tecnologia de geração automática de textos, passa agora também por processos de síntese de voz e animação, podendo apresentar diferentes tons de linguagem – coloquial ou formal – e cenários.

Durante o IBC, a Globo também apresentou um artigo a respeito de projeto já implementado no Globoplay: o uso de inteligência artificial para seleção automática de thumbnails. Com o cruzamento de algoritmos de processamento de linguagem natural e de visão computacional, já são selecionados os melhores frames para vídeos ofertados na plataforma.

A SET entrevistou, com exclusividade, o engenheiro Paulo Henrique Castro, diretor do MediaTech Lab da TV Globo, sobre a participação da emissora no Future Zone do IBC.

SET – Como foi a participação na Future Zone do IBC? 

O diretor do MediaTech Lab da TV Globo, Paulo Henrique Castro, durante o SET EXPO 2019, em agosto. Foto: SET.

Paulo Henrique Castro – Ficamos muito impressionados com a repercussão e com a quantidade de visitas que recebemos. Estarmos presentes em uma feira internacional tão importante como essa nos deu percepções reais sobre a importância das nossas pesquisas para o negócio. Sentimos que a demonstração do Aida impressionou muito os visitantes, pois mostrava na prática o uso de tecnologias que ainda parecem distantes para a maior parte das pessoas.

SET – Como tem sido a participação da TV Globo no IBC?

PHC – Temos participado cada vez mais ativamente do IBC, apresentando os resultados de nossas pesquisas. Em 2016 tivemos um projeto selecionado como Poster na Future Zone. Em 2017 ganhamos o Best Paper Awards com um artigo sobre Big Data. Este ano, tivemos também um artigo aprovado sobre uso de inteligência artificial para seleção de thumbnails no GloboPlay e fizemos uma palestra sobre esse trabalho na conferência. A SET nos conectou com a direção do FutureZone, submetemos o projeto Aida e fomos selecionados para esse espaço na FutureZone.

SET – A Aida foi a única tecnologia apresentada no estande?

PHC – Levamos mais dois projetos. Um deles foi o Storify, que é uma ferramenta para produção automática de stories para as redes sociais a partir de conteúdo originalmente publicado na web. Também levamos a Mesa Tática, que já utilizamos nas nossas transmissões esportivas, com uso de realidade aumentada para comentaristas explicarem táticas e jogadas.

SET – Quais são as vantagens da Aida? 

PHC – O projeto Aida representa a soma de diversas tecnologias, do uso de AI para geração automática de textos até a animação de um personagem em 3D com realismo. Temos feito projetos de uso de AI para criação de textos com aplicação em esportes e eleições, por exemplo. No IBC, os textos criados pelo algoritmo eram provenientes de resumo automático de notícias do dia em conjunto com textos automáticos, a partir de dados do mercado de criptomoedas e da previsão do tempo. É uma tecnologia que pode atuar muito bem em vários outros cenários, principalmente nos temas onde há dados estruturados disponíveis.

SET – No atual momento do mercado, qual a importância de uma empresa manter e impulsionar um projeto como o MediaTech Lab?

PHC – Vivemos um momento em que a tecnologia é protagonista no negócio. É necessário não só acompanhar tendências mas também estar à frente, criando e impulsionando o novo. A inovação é um valor de toda a companhia, mas o MediaTech Lab tem um papel fundamental na construção desse futuro, pesquisando novas tecnologias, criando e experimentando novos produtos que podem ampliar as fronteiras do negócio.

Entrevista: Carla Dórea Bartz, gerente de Comunicações, SET.