Artigos publicados na Revista da SET.
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TV 3.0: Testes de laboratório da Camada Física finalizados byEm novembro de 2023, o Fórum SBTVD divulgou o relatório dos Testes de Laboratório da Camada Física na Fase 3 do Projeto TV 3.0 realizados, de abril a setembro de 2023, pelo Laboratório de TV Digital, da Escola de Engenharia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sob a coordenação do Fórum SBTVD, e financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Este artigo detalha os aspectos técnicos das tecnologias avaliadas em laboratório e apresenta um breve relato dos resultados. |
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Coluna ABTU: Intercâmbio de conteúdo como agente de fortalecimento da relevância byCom a crescente demanda por materiais multiplataforma, o intercâmbio de conteúdo torna-se a saída mais viável para a construção de grades de programação abrangentes e relevantes |
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COLUNA 5G: Ubiquidade relativa by Gabriel Lobão Vasconcelos FréAutor explica a evolução da banda larga e esboça soluções de como pode ser possível levar internet a todos os locais do país transformando o serviço em ubíquo. Para isso explica a evolução das tecnologias de telecomunicações define marcos históricos que, desde a sua óptica, transformaram a forma em que as pessoas se comunicam. |
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GT IA: Realidades e tendências do uso da inteligência artificial no setor audiovisual byArtigo analisa o Estado da Arte da Inteligência Artificial no audiovisual e define caminhos, sabendo que IA é uma área de conhecimento com décadas de desenvolvimento, mais um avanço muito grande nos últimos 3 anos. Ainda estabelece parâmetros sobre a IA Generativa e as formas. |
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Biometric Signals Reveal How Audiences by Clayton P. Mosher and Brian WellnerEm tempos de TV 3.0, este artigo (que, na verdade, é muito mais um tutorial) discute um framework capaz de coletar dados biométricos dos usuários e como estes dados podem ser incorporados as experiências de visualização de conteúdo, tornando-se inclusive em insights para os próprios criadores de conteúdo. Para os mais céticos (que não é o meu caso), que vêem isso muito mais como um problema de invasão de privacidade, o artigo também lança componentes do que eles chamam de frameworks éticos. |
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Coluna ABTU: Os desafios da televisão aberta em ser generalista e online ao mesmo tempo by Francisco Machado FilhoDiretor da TV UNESP em Bauru explica a estratégia de jornalismo audiovisual da emissora para o YouTube e como a utilização do algoritmo para entender o fluxo e o engajamento das audiências pode aumentar a difusão dos conteúdos produzidos pela TV universitária. |
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5G e os legados de uma geração by Gabriel Lobão Vasconcelos FréAutor analisa as redes privativas, vislumbra a chegada do 6G a analisa a situação atual da tecnologia no país |
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TV 3.0: Saiba mais sobre MIMO (Multiple-Input and Multiple-Output) byEste artigo explora a importância da antena MIMO na TV 3.0. É apresentado o conceito das polarizações atuais e das propostas, os tipos de antena MIMO e as vantagens e desafios do MIMO na TV 3.0. |
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Machine Learning for Per-Title Encoding by Daniel Silhavy, Christopher Krauss, Anita Chen, Anh-Tu Nguyen, Christoph Müller, Stefan Arbanowski, Stephan Steglich and Louay BassboussA motivação para escrever a introdução dos Artigos da SMPTE, não é outra senão convidar os leitores da SET a debruçarem-se sobre artigos científicos que estão em sua maioria na vanguarda das tecnologias que estão sendo desenvolvidas. Dito isso, o convite para ler este presente artigo é outro, é para trazer aos leitores um verdadeiro desafio e uma verdadeira “open mind”, ao se deparar com um artigo que une aprendizado de maquina e o conceito de encoder por titulo (este introduzido pela NETFLIX em 2016) e, largamente, utilizado na indústria de streaming desde então. |
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A interatividade na TV 3.0: Cenários e Casos de Uso by anatel, app, broadband, broadcast, Canal, Canal Virtual, consumo, DTV PLay, Experiência, Fórum SBTVD, HTML5, IBB, ITU, LGPD, Login, MCom, mídia, MPEG-H, NCL, OTA, OTT, Palylist, personalização, Revista da SET | destaque, Revista da SET n.211, Scan, Segmentação, streaming, TV 2.5, TV 3.0, TV aberta
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GT TV 3.0: Áudio MPEG-H: principais características by Gabriel Thomazini e Uirá MorenoAutores aprofundam conhecimentos e oferecem dados sobre o sistema de áudio da próxima geração para a TV 3.0 do Brasil. |
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UHD Network Operator-Provided 5G Streaming Media and Future Broadcast Services by Christophe Burdinat, Thomas Stockhammer, Mickaël Raulet and Thibaud BiatekCom a publicação do Digital Video Broadcast-I (DVB-I) em 2020, que permite a entrega de serviços de televisão linear para dispositivos conectados à internet através de banda larga e redes de transmissão, o DVB-I tornou-se um forte candidato para fornecer uma camada de serviço convergente para 5G. Este artigo explora exatamente os recursos oferecidos pelo 5GMSA. Um verdadeiro tutorial de como os recursos multicast/broadcast serão integrados e como isso permitirá a entrega de serviços DVB-I. Leitura obrigatória para todos os que querem entender melhor essa integração, que inclusive poderá fazer parte da futura TV 3.0 que o Brasil está desenvolvendo. |
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5G e a busca pela famigerada Killer Application by Gabriel Lobão Vasconcelos FréA “aplicação matadora” pode ser entendida como aquele serviço ou funcionalidade que surge no mercado agregando um enorme valor para os usuários, e que de fato depende de tudo aquilo que o 5G oferece. |
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Chat GPT: IA e jornalismo. Inimigos ou aliados? by Carles RamsUm dos temas que mais se têm debatido no ISE 2023 e no MWC 2023 realizados em Barcelona, Espanha, nos primeiros meses do ano, foi a utilização de inteligência artificial (IA) e os investimentos da Microsoft na plataforma de Bot Chat GPT da OpenIA. No artigo, Carles Rams, executivo catalão, analisa os possíveis impactos da tecnologia nas redações. |
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Perda de Percurso Indoor LOS e NLOS de Redes 5G na faixa de ondas milimétricas by Anderson Fagiani, Tom Jones MoreiraO presente artigo tem o propósito de contribuir com os estudos de propagação em ondas milimétricas, sobretudo na caracterização da perda por percurso média em canais de propagação indoor. As análises dos resultados dos testes de medidas em 28 GHz permitiram verificar os valores do coeficiente de propagação da perda de percurso média nos ambientes indoor em cenários LOS (line- of-sight) e NLOS (non-line-of-sight). |
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Se você, assim como eu, é um apaixonado pelas histórias que estão por trás da História, não pode deixar de se emocionar com o artigo desta edição. É uma verdadeira relíquia, capaz de proporcionar muito mais do que apenas aprendizado, mas também uma experiência emocional única. As páginas seguintes nos trazem um resumo incrível do desenvolvimento da televisão, que teve início no século XIX e foi inicialmente realizado como experimentos em laboratório. E é por isso que a documentação é tão limitada e rara, tornando artigos como este, ainda mais valiosos. Ela é uma verdadeira viagem no tempo, um privilegio poder ter um vislumbre dos oito meses que antecederam a primeira transmissão de televisão e conhecer detalhes sobre o equipamento utilizado, assim como as transmissões anteriores e subsequentes. É uma emoção indescritível poder mergulhar nessa história tão fascinante e aprender um pouco mais sobre a evolução da tecnologia que mudou o mundo. Por isso, não posso deixar de expressar minha gratidão por ter encontrado algo tão raro e valioso. Espero que todos possam se emocionar e se satisfazer com a leitura desse artigo incrível. E, acima de tudo, gostaria de agradecer ao editor Fernando Moura por nos trazer essa relíquia, que certamente ficará guardada em nossas memórias por muito tempo. |
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Immersive Audio: Future proof Workflows for the real world by Brian A. VessaArtigo analisa a interoperabilidade e os avanços em termos de áudio com o SMPTE ST 2098-2 Bitstream de áudio imersivo, e como estes os fluxos de trabalho podem ser tão eficientes e interoperáveis para que se possa criar conteúdo à prova de futuro. |
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Live Production System to Handle Video Signals with Various Aspect Ratios by Yoshitaka Ikeda, Tomohiro Nakamura, Kosuke Nomura, Kenichiro Masaoka, Yuichi Kusakabe, Satoshi Oode and Takayuki Yamashita |
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Evoluções Tecnológicas de Vídeo no Padrão de TV Brasileiro by Erick Soares de OliveiraBreve histórico da evolução da TV |
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TVRO: A transformação das parabólicas no Brasil by Ana Eliza Faria e Silva, Fabio Camejo e Tiago Tolentino NunesGrupo de trabalho da SET analisa o processo de migração das parabólicas no Brasil e explica o papel da SET no processo |
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Server-Side Segment Selection for Low-Latency Streaming-S4S by Guillaume Bichot and Nicolas Le Scouarnec |
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Evolução da Interatividade da TV 2.5 para a TV 3.0 by Aguinaldo BoquimpaniEste artigo do Grupo de Trabalho de TV 3.0 da SET descreve a nova plataforma de interatividade atualmente presente nas TVs no Brasil, revelando sua evolução ao longo das diversas versões nos padrões do STBVD e descrevendo-a como a base para a expansão de novos cenários de entrega, consumo e monetização de conteúdo que serão explorados nos futuros padrões da TV 3.0. |
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Progress in Lens and Cameras: 2010-2020 by Laurence J. ThorpeO presente artigo trata de nada menos que um compilado de 10 anos da evolução das Lentes e Câmeras que tornaram possível o universo do 4K (e, em breve, do 8K, uma realidade) não só nas produções cinematográficas, mas também para as de OTT. Então, se você é como eu, e gosta de saber das histórias por trás das histórias, este artigo é imperdível!!! |
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Codificador de vídeo VVC – Versatile Video Coding by Carlos Eduardo Cosme RibeiroEste artigo do Grupo de Trabalho de TV 3.0 da SET descreve sucintamente o histórico e evolução dos principais codificadores de vídeo produzidos nas últimas décadas apresentando detalhes do codificador VVC – atualmente o codificador esta do da arte em eficiência de compressão. Ao final, discorre-se sobre o cenário atual do VVC. |
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Era de Ouro do Mercado Audiovisual by José Carlos AronchiAmpla pesquisa apresentada pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, com apoio da Netflix, mostra o cenário atual e a perspectiva para o mercado de produção audiovisual nos próximos cinco anos. |
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Engenheiro da Dolby explica processo de migração para som imersivo na TV 3 afirmando que áudio imersivo é uma notícia que soa bem e já está disponível para as emissoras |
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Inovação mesmo é falar sobre pessoas ao centro byA partir desta edição a autora analisa e comenta as características, mudanças, melhorias e inovações das pessoas que trabalham, criam e desenvolvem a cadeia audiovisual. E por quê? Porque mercado audiovisual é formado por “pessoas”. |
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How CBC/Radio-Canada Tested Media-over-IP Devices to Build Its byArtigo avança para o que há de mais moderno na transmissão de midia por IP-(MoIP), o que promete trazer uma enorme flexibilidade, já que o permitirem a interoperabilidade porque utilizam o padrão SMPTE |
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Sertões 2021: Ao vivo onde não há conexão by Fernando MouraEquipe LiveSports encarou o desafio de fazer a primeira cobertura in loco, em tempo real, do maior rally crosscountry da América Latina. Ainda mostramos como a Go2neXt projetou, implementou e gerenciou redes em dez cidades nos sertões do Nordeste brasileiro; acesso à Internet suportou a transmissão do streaming do Sertões 2021 e atendeu às demandas dos times da Organização, Imprensa e Cronometragem do Rally |
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Sertões 2021: Serviços da go2next digitalizaram o maior rally das América by Fernando MouraEmpresa de inovação digital projetou, implementou e gerenciou redes em dez cidades nos sertões do Nordeste brasileiro; acesso à Internet suportou a transmissão do streaming do Sertões 2021 e atendeu às demandas dos times da Organização, Imprensa e Cronometragem do Rally |
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Acessibilidade audiovisual: avaliação de janelas de libras pela comunidade surda by Prof. Dr. Vinícius NascimentoProf. Dr. Marcus Vinicius Batista Nascimento, coordenador do Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (Latravilis), vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta a pesquisa “Tradução de Libras em materiais audiovisuais: usabilidade de janelas e sincronia verbo-visual no processo tradutório” |
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Engineering Design Challenges in Realization of a Very Large IP-Based Television Facility by Steve Sneddon, Chris Swisher and Jeff MayzurkEm 2018, Telemundo Center foi o lar do maior ambiente SMPTE ST 2110 do mundo, com mais de 12.000 fontes em HD, e 150.000 fluxos multicast em áudio e vídeo, produzidos para a Copa do Mundo da FIFA na Rússia! O presente artigo dá uma verdadeira aula para explorar as principais considerações e desafios na construção em grande escala de uma instalação de produção em IP seguindo as diretrizes da SMPTE 2110. Para os Gestores de projetos, o tópico Lições Aprendidas será uma aula aparte. Boa leitura! |
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Codificação por títulos: Os segredos por traz do OTT da Netflix by Tom Jones MoreiraNCodificação por títulos: Os segredos por traz do OTT da Netflixeste artigo, vou procurar mostrar o histórico das tecnologias de codificação por título, como forma de dar subsídios de quais recursos devem ser procurados ao escolher uma tecnologia e/ou provedor de serviços. |
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Audiovisual impulsionando os territórios criativos by José Carlos AronchiO poder das imagens não tem limites geográficos e promove o turismo e as atividades econômicas |
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Digitaliza Brasil – Sua TV com mais qualidade by Francisco de Assis Campos PeresPortaria do MCom, publicada no Diário Oficial da União, registra consignação de 93 canais na Paraíba e no Maranhão. Ainda, Francisco de Assis Campos Peres é Coordenador do GT de Espectro da SET explica as particularidades da política pública |
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Advanced Volumetric Capture and Processing by Oliver Schreer, Ingo Feldmann, Thomas Ebner, Sylvain Renault, Christian Weissig, Danny Tatzelt and Peter KauffArtigo do SMPTE analisa o vídeo volumétrico no contexto dos mercados de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR). |
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by Sergio Eduardo Di Santoro Bruzetti
Sérgio Santoro e o GT TV 3.0. da SET desenvolveram uma análise e estado da arte de uma nova forma de sonorização, o áudio imersivo |
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5G for the distribution of audiovisual media content and services by EBUV parte do reporte da EBU sobre 5G Mobile Broadband Distribution |
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SMPTE: Next-Generation Video Compression Techniques by Thierry FautierEste paper descreve como novas topologias baseadas em rede podem gerar grandes melhorias além da compressão de codec pura. Para isso The Motion Picture Experts Group,(MPEG) esta trabalhando nos requisitos de um novo codec de geração futura que deverá fornecer reduções de taxa de bits de 50% em comparação com o HEVC (High Efficiency Video Coding) para a mesma qualidade de percepção das imagens. |
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Evolução do Media Asset Management – MAM by Armando MoraesEngenheiro explica, em primeira pessoa, a transformação digital que leva a mudanças tecnológicas e culturais com MAM na nuvem e uma forma de gerenciamento baseado em soluções integradas |
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5G For the Distribution of Audiovisual Media Content and Services byThis report elaborates on the potential of 5G to facilitate the distribution of the whole range of PSM services to portable and mobile devices. It is a result of collaboration between stakeholders in the media sector, including public and commercial broadcasters, broadcast and telecom network operators, equipment manufacturers, and technology providers. Hence, the views presented in the report do not necessarily reflect a formal position of the EBU or any of the contributing parties. |
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Automating Metadata Logging Through Artificial Intelligence by Christopher WitmayerIn 2007, NASCAR designed and implemented a media asset management solution for their sport. |
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Good Things Come in Small Packages: Microservices for Media and the Need for Standardization by Chris LennonThe concept of microservices is not new. The notion of breaking down traditional monolithic application program interfaces (APIs) into much smaller, business task-focused services is something that has been embraced by many industries. |
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Avanços do middleware Ginga para TV 2.5 by Álan Guedes e Sérgio ColcherPesquisadores do laboratório TeleMídia da PUC-Rio analisam em primeira pessoa os destaques do DTV play e como o middleware pode contribuir para o desenvolvimento da televisão no país |
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Beyond Better Pixels: How HDR Perceptually and Emotionally Affects Storytelling by Aurora GordonThis paper presents observations on the effect of HDR/WCG as it varies through visual styles, using examples from a one-hour medical drama, a half-hour superhero comedy, and a one-hour spy thriller. |
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GT TV 3.0 – Nas tecnologias de transmissão by Alberto Leonardo Penteado BotelhoA próxima geração de TV terá como características a multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM), modelação codificada por bits de última geração(BICM), mapeamento de constelação não uniforme (NUC) e Multiplexação por divisão em camadas (LDM). |
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by
5G for the distribution of audiovisual media content and services |
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TV Aberta: Globo inova em transmissão ao vivo com áudio imersivo e avança para a TV 2.5 byCom as mudanças do padrão de TV Digital, as transmissões de futebol da Globo avançaram e colocaram à disposição do telespectador uma nova experiência sonora, com o uso da tecnologia Dolby Atmos que traz uma sensação de imersão e percepção de envolvimento. |
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by Tomaz Witkowski and Richard Welsh
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Lawo treina remotamente engenheiros da Globo by Fernando Lopez CisneirosPor causa da pandemia da Covid-19, a empresa promoveu em treinamento interativo de streaming e multiviewer do V_matrix a partir de sua sede na cidade de Rastatt, na Alemanha. |
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A reconfiguração do telejornalismo em tempos de pandemia by Leire BevilaquaExperiência descrita, em primeira pessoa, mostra que na TV Unesp, a experimentação de novas rotinas produtivas e formatos tem sido decisiva para a manutenção do compromisso da emissora com a comunidade. |
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GT de TV 3.0: conceitos fundamentais de TV conectada by Grupo de Trabalho de TV 3.0 da SETImplementado pelo Fórum Brasileiro de Televisão Digital (Fórum SBTVD), a tecnologia DTV Play é o mais recente aprimoramento do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Considerado como um framework de dados, tem como base o middleware brasileiro Ginga, identificado na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como perfil D, cuja norma passou a dar suporte às novas funcionalidades relacionadas aos serviços de tecnologia de áudio e vídeo. |
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by Deisy Feitosa e Almir Almas
Nesta segunda parte da cobertura especial do Carnaval 4.0, no sambódromo do Anhembi, os professores explicam como foi produzido o documentário em VR |
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Understanding the Video Codec Jungle: A Comparison of TCO and Compression Efficiency – Segunda Parte by Jean-Yves Aubié, Franck Chi, Patrick Duménil, and Thierry FautierJunhoSegunda Parte (Continuação da edição 191 – Maio 2020). |
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Tempos Modernos: um encontro revolucionário entre academia, mercado e a comunidade Rosas de Ouro by Deisy Feitosa e Almir AlmasProfessores contam em primeira pessoa como a tecnologia audiovisual ajudou a construir o Carnaval 4.0 no Sambódromo do Anhembi, em que se conjugaram as experiências tecnológicas e artísticas, de quatro universidades e trinta e quatro empresas |
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Serviços na nuvem em época de pandemia by Mauricio BelonioEmpresas avançam em projetos visando hospedar soluções customizadas na nuvem que variam de um usuário para outro. Neste artigo é analisada a solução nativa em nuvem Coralplay |
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Understanding the Video Codec Jungle: A Comparison of TCO and Compression Efficiency by Jean-Yves Aubié, Franck Chi, Patrick Duménil, and Thierry FautierThe codec landscape has rapidly accelerated, especially with the recent announcement by Apple to fully support High-Efficiency Video Coding (HEVC) and join the Alliance for Open Media (AOM) consortium. At the 2018 National Association of Broadcasters (NAB) Show, the AOM froze its specification of the AV1 codec. In addition, the Joint Video Exploration Team (JVET), a collaborative initiative between the Motion Picture Experts Group (MPEG) and International Telecommunication Union — Telecommunication (ITU-T), is making progress with the development of the next generation of MPEG compression, which will address future applications such as 8K and virtual reality (VR) six degrees of freedom (6DoF). This paper provides a thorough comparison of different codec technologies, including Advanced Video Coding (AVC), HEVC, AV1, and Versatile Video Coding (VVC). The total cost of ownership (TCO) and compression efficiency of each codec will be evaluated based on objective testing methods [i.e., peak signal-to-noise ratio (PSNR) and Video Multimethod Assessment Fusion (VMAF)] and subjective testing. Based on the factual data presented, readers will be able to make a better decision about which codec to use. |
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Record TV Rio utiliza soluções remotas nas suas externas by Edcley AraujoDiretor de tecnologia da emissora explica, em primeira pessoa, como projeto aumentou a produção diária de reportagens, |
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Radiovisual: Ideias, formatos e estratégias by Celso Meneguetti e Fernando MoreiraApesar da ideia de mostrar um estúdio de rádio na televisão não ser nenhuma novidade, podemos dizer que, como é feito hoje, o termo Radiovisual é relativamente novo, inclusive no exterior. |
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Defining Artificial Intelligence by Richard WelshNeste artigo apresenta e explora os fundamentos da inteligência artificial (IA), incluindo o aprendizado de máquina (Machine Learning), aprendizado profundo e inteligência geral artificial. Procura fornecer uma visão geral das tecnologias e conceitos envolvidos, buscando demonstrar que existe uma exploração dos princípios e diferenciação entre máquina e aprendizado profundo. |
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A TV Universitária no Brasil: novo mapa, novas telas e configurações by Cláudio Magalhães e Ricardo Borges |
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by Grupo de Trabalho sobre TV 3.0 da SET (SET GT - TV 3.0) coordenação: Sérgio Eduardo Di Santoro Bruzetti
O High Dynamic Range (HDR) — em português, Alta Extensão Dinâmica (AED), em tradução livre —, |
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UHD Introduction at the Canadian Broadcasting Corporation: A Case Study by Jonathan Dupras and Pierre Hugues RouthierEste artigo fornece ideias para que os broadcasters possam realizar com sucesso a transição de sua infraestrutura do HD para o UHD. E, ainda mais, deixa avisado que existem grandes desafios ao longo da estrada. |
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Futuro da mídia: tecnologia e hábitos de consumo by Tom Jones MoreiraEste tracking está sendo realizado há ao menos cinco anos, buscando identificar como as tecnologias afetam os hábitos de consumo. Como o consumo de mídia varia de acordo com a idade, geração, região, classe social? Quais inovações tendem a se perpetuar e quais são apenas hypes? |
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Choosing Encoding Parameters for High-Dynamic Range Streaming – Segunda Parte by Sean T. McCarthySegunda Parte |
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by Deisy Fernanda Feitosa
A jornalista, professora e coordenadora do Obted analisa, em duas partes, o momento que atravessa o SBTVD, e como as emissoras brasileiras olham o fenômeno da TV híbrida e o Perfil D do middleware Ginga, que permite maior imersão e interação |
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Choosing Encoding Parameters for High-Dynamic Range Streaming by Sean T. McCarthyEste é um daqueles artigos que eu gosto, pois fornecem dados práticos e confiáveis para a implementação de projetos de streaming que desejem utilizar-se dos benefícios do HDR. |
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NHK e 8K Super Hi-Vision. O Japão desenhando o futuro by Almir AlmasO Japão, por meio dos Laboratórios de pesquisa da NHK (Japan Broadcasting Corporation [日本放送協会 –Nippon Housou Kyokai]), conhecidos como NHK Science & Technology Research Laboratories (STRL – [NHK放送技術研究所 – NHK Housougijutsukenkyuujo]), vem desenhando o futuro da radiodifusão. |
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Cost Increase Due to UHD Video Broadcasting Compared to HD by Urvashi Pal and Horace L. KingEste é daqueles artigos para se carregar para todos os cantos que você for. |
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Importantes novidades apresentadas para o IP na produção ao vivo by José Antonio GarciaUma importante novidade apresentada na área do IP Showcase dessa NAB 2019, foi o anuncio do Programa de Testes do JT-NM (Joint Task Force On Networked Media). |
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A Inteligência Artificial no aparelho de TV by Francisco Machado Filho e Rosiene Tondelli CazaleAutores afirmam que está consolidado que a Inteligência Artificial (IA) será a grande revolução que os meios de comunicação irão experimentar nos próximos anos |
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me@tv: Um novo conceito baseado na automação e nos novos profissionais de televisão by Fernando MoreiraDepois de mais de duas décadas de NAB tenho acompanhado além da evolução tecnológica, a especialização dos profissionais de televisão. |
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by Almir Almas
Professor analisa a sensação de imersão, de senso de realidade e de estar presente provocada por esta tecnologia |
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by Gary J. Sullivan
GUERRA DE PADRÕES DE COMPRESSÃO |
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Revista da SET: os Estados Unidos na inauguração da TV brasileira by Elmo FrancfortPrimeiros grandes encontros entre empresários das duas nações que acabaram por criar a televisão no Brasil |
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by Fábio de Sales Guerra Tsuzuki e Fernando Moreira
Vivemos em um momento no qual a produção audiovisual, a engenharia de televisão e a Tecnologia da Informação (TI) ficaram totalmente interdependentes |
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2018 Update on High Dynamic Range Television by Scott MillerScott Miller analisa neste artigo da SMPTE o estado da arte da HDR para televisão mostrando os avanços, impasses e retrocessos da tecnologia. Para isso faz uma análise detalhada dos principais eventos e disposições tomadas pela organização e a indústria durante 2018. |
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LGPD/GDPR e o diálogo entre engenheiros e advogados by Andreia Saad e Renato TerraO objetivo do presente artigo é assim chamar aten-ção para essa necessidade, cada vez maior, de coo-peração e entendimento entre advogados e técnicos, como engenheiros, programadores e profissionais da segurança da informação, a respeito deste assunto tão relevante, que é a proteção de dados pessoais. |
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Características técnicas e sensoriais dos vídeos em 360° by Fernando Moreira e Felipe SorianoEstes conteúdos estão inseridos dentro das tecnologias denominadas imersivas e tem sido objeto de aplicações em diversas áreas como o jornalismo, a publicidade, turismo e no campo corporativo. |
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by Al Kovalick
What will the media enterprise infrastructure look like in 2036? Current trends of IT/IP/cloud provide some guidance for the structure of future systems. |
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by Camilla Cintra e Flávia Silva
Após 11 anos do início da implantação da TV Digital no Brasil, o switch-off Analógico foi realizado em muitas capitais e grandes centros urbanos. |
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“50 Anos de Mídia”: uma viagem pela memória da comunicação by Elmo FrancfortUma forma diferente não só de relembrar a história, mas também de dar um presente aos profissionais de mídia e ao seu público. |
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Transmissão híbrida na TV aberta brasileira: o DTV Play e as suas potencialidades by Deisy FeitosaO perfil D do Ginga tem como principal objetivo trazer maior integração entre broadcast e broadband, integrando também dispositivos pessoais durante a experiência do usuário. |
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HDR Perception Challenges and Measurements in Cinema Environments by François HeltEste paper analisa formas de reflexão e como, nós engenheiros e técnicos, podemos utilizar modelos matemáticos muito bem definidos, que podem e devem ajudar nessa difícil tarefa de especificar melhores soluções para o cotidiano das pessoas, deixando os usuários com todos os benefícios que a tecnologia em seu desenvolvimento pode prover. |
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Interiorização da TV Digital no Brasil by José Frederico RehmeCompartilhamento de infraestrutura para redução de custos operacionais e de investimentos; uso intenso e pleno das possibilidades de uma tecnologia diferenciada; e novo modelo de negócios debatido em São Paulo |
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Novidades na plataforma Mosaico e canais de rede reveladas no SET EXPO by Francisco Sergio Husni RibeiroRadiodifusores, Anatel e MCTIC analisam migração e mudanças nos processos administrativos do setor audiovisual |
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HEVC, VP9, AV1: O que o mercado está esperando desses codecs? by Tom Jones MoreiraHEVC cresce menos que o esperado, enquanto H.264 mantem |
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by Tom Jones Moreira
A NAB 2018 foi dominada principalmente por câmeras robôs autômatas, muita, mas muita mesmo! Realidade virtual (VR) e alguns anúncios empolgantes no mundo IP e dos codecs. |
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NAB 2018: Sem novidades retumbantes? Que bom! by José Frederico RehmeAutor reflete sobre os caminhos do desenvolvimento tecnológico em um indústria em mudança |
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by José Antonio Garcia
Esta foi a primeira NAB após a adoção dos padrões SMPTE ST 2110. |
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Inteligência Artificial na televisão: a verdadeira revolução começou by Francisco Machado FilhoNAB apresenta o futuro da televisão mundial que pela primeira vez se baseia no relacionamento com o telespectador |
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NAB 2018: Quando as indústrias convergem inovações emergem by Emerson WeirichNovas ferramentas para o futuro da engenharia de áudio e vídeo: Blockchain, Smartdevices, Broadcast personalizado, Assistentes de Voz, Inteligência Artificial no fluxo de produção, Smartspeakers, entre outras tecnologias apresentadas em Las Vegas |
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Conversion of Conventional Video for Display on High Dynamic Range Televisions by Simon ThompsonThis paper presents the results of subjective experiments undertaken by the BBC R&D to create a reversible solution for the display of conventional video content on a Hybrid Log-Gamma high dynamic range (HDR) television. This algorithm is simple to implement in both hardware and … |
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Beyond the Limits of Visual Acuity: The Real Reason for 4K and 8K Image Resolution by Edward ReussSeveral commentators have argued that 4K and 8K image resolutions are unnecessary because the human visual system cannot resolve the additional image resolution at normal viewing distances, either for viewing a large screen television at normal living room distances, or on a handheld display, such as on a smartphone or tablet. |
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by José Carlos Aronchi
A queda das barreiras de entrada para os negócios audiovisuais |
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TV brasileira e OTT pós-disruptura by Carlos Barros Monteiro e Luana Chávez Bandeira de BritoEste artigo aborda a constatação da necessidade de avanço |
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Skam: novos modos de criação e engajamento by Vinícius Guida , Gabriela Borges e Daiana SigilianoComo o sucesso de uma trama da TV pública norueguesa nos ajuda a repensar os modelos tradicionais de produção e distribuição de conteúdos audiovisuais |
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by Leonardo Chaves e Gabriel Ferraresso
Autores analisam experiências vividas nos dois maiores eventos esportivos do planeta realizados no Rio de Janeiro em 2014 e 2016 |
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A incógnita sobre o futuro do espectro by Paulo EsperanteO Congresso SET EXPO passa, a cada ano, por renovações, e notamos nas últimas edições que deixou de ser apenas Broadcast & Cable e se tornou Content & Media Technology Trade Show and Conference. |
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Nova Sede da Globo em Recife: Tudo em IP by Roberto MenezesA Globo de Recife iniciou em 2014 a construção da sua Nova Sede, localizada na Rua da Aurora, centro da cidade. Projeto grandioso e desafiador, em meio à crise que estava prestes a instaurar-se. Embora um prédio totalmente novo, seria um projeto de migração, onde seriam transferidos todos os ativos da antiga sede, localizada em Olinda, no Morro do Peludo, para o novo prédio. |
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The Future of Broadcast Engineering by Imagine CommunicationsDealing with the Cultural Impact of the Fusion of Broadcast and IT |
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IMF – InteroperableMaster FormatFonte by Sergio Eduardo Di Santoro BruzettiNeste artigo o autor explica as principais funções do formato e como ele pode ser aproveitado na dublagem de conteúdos audiovisuais |
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Áudio imersivo: Evolução da experiência sonora, viável e para todos byOs autores sustentam neste artigo que a evolução da experiência sonora pode ser levada a todas as plataformas e com isto a um número maior de espectadores |
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Geração de BTS a partir de um sinal de RF ISDB-T para operação em SFN by Dalcio Diógenes de Lima Ribas e Tom Jones Moreira de Assis |
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by Raimundo Lima
Enquanto estamos completamente tomados com as providências para o desligamento do sinal analógico no Brasil, a NAB nos alerta que temos outros tantos desafios pela frente, abertos pelas conquistas de engenharia |
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Infraestrutura de Estúdios – Transição SDI para IP by José Antonio Garcia e Raphael BarbieriEste ano, a transição nos estúdios do SDI (Serial Digital Interface) para o IP (Internet Protocol), como forma principal de movimentar os sinais através da infraestrutura, ganhou ainda mais força. |
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O caminho para uma TV disruptiva by Tom Jones MoreiraNossos telespectadores tornaram-se teleparticipantes, e requerem que todo o conteúdo seja ligado |
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Novos dispositivos para arquivamento digital by Fabio TsuzukioOs primeiros projetos para arquivamento digital, desenvolvidos na virada do ano 2000, foram baseados nas fitas DST desenvolvidas pela AMPEX. Os circuitos que controlavam as robóticas nessa época eram pneumáticos. Essas fitas foram apresentadas em 1992 ao mercado e até o ano 2000 eram a tecnologia de ponta para arquivamento. |
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Deploying Wide Color Gamut and High Dynamic Range in HD and UHD by Charles Poynton, Jeroen Stessen, and Rutger NijlandO artigo apresentado nesta edição aborda uma importante questão: Como a ampla gama de cores e as imagens de vídeo de alto alcance dinâmico devem ser codificadas? A principal conclusão a que os autores chegam é que a técnica Y’CBCR e as suas variantes são perfeitamente adequadas para uma gama dinâmica moderada, mas um menor desempenho quando combinadas com HDR. E, por isso, são necessárias novas técnicas de codificação. |
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As 10 tecnologias mais importantes para os próximos anos by Jairo Barboza e Caio SeródioRecentemente o Gartner Group, re putada consultoria americana, fez uma lista com as 10 tecnologias que, em sua visão, mais irão impactar o mundo e afetar, para melhor, a vida das pessoas e os negócios nos próximos cinco ou 10 anos. |
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by Laisa Caroline de Paula Costa
Neste quinto artigo da série sobre as tecnologias do Sistema Brasileiro de TV Digital, são descritas as ferramentas de controle de cópias e o modo como são empregadas nos receptores, e também porque elas têm papel decisivo no combate à pirataria do conteúdo de alta definição. |
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Workflow de jornalismo e produção integrado by Daniela SouzaO movimento que transformou os VTs analógicos e casseteiras automatizadas de fitas para videoservidores iniciou-se em 1990. Na ocasião criaram um grande desconforto e dúvidas sobre o que seria esta nova era tecnológica. |
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O quarto encarte técnico do Fórum by Carolina Duca Novaes e Danilo OnoO quarto artigo da série sobre as tecnologias do Sistema Brasileiro de TV Digital apresenta a sintaxe das tabelas que caracterizam os serviços presentes no sinal de TV digital. |
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by Ronald Barbosa
Em continuação ao tema Rádio Digital, o passo seguinte dado pelo grupo coor denado pela ABERT para realização dos testes usou os Guias da Anatel, que estabelecem os Procedimentos para Avaliação do Sistema de Rádio Digital AM IBOC e os Procedimentos para Avaliação do Sistema de Rádio Digital FM IBOC. |
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by Michael P. Payne
ESTUDO DE TÉCNICAS DE TRANSMISSÃO TERRESTRE POR MICROONDAS QUE PERMITEM TAXAS DE BITS PARA CONTRIBUIÇÕES ACIMA DE 80 MB/S EM APLICAÇÕES NO CAMPO. |
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SISTEMAS IRRADIANTES AM, ONDAS MÉDIAS by Rolf SandmeierSISTEMAS IRRADIANTES AM, ONDAS MÉDIAS |
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A ANTENA COLETIVA E A TV DIGITAL by Eduardo BicudoNECESSIDADE DE INSTALAÇÃO DE ANTENAS COLETIVAS PARA RECEPÇÃO UHF EM CONDOMÍNIOS, PARA A PERFEITA TRANSIÇÃO DO ANALÓGICO PARA O DIGITAL |
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MEDINDO O DESEMPENHO DE SISTEMAS DE TELA LARGA – FINAL by David RichardsA PARTE FINAL DESTE ARTIGO APRESENTA REGRAS E PROCEDIMENTOS DE MEDIDAS PARA APLICAÇÃO EM DISPOSITIVOS DE TELAS LARGAS, A FIM DE EVITAR PROBLEMAS NA PROJEÇÃO DE CONTEÚDOS NO QUE DIZ RESPEITO A BRILHO, CONTRASTE E UNIFORMIDADE. |
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MULTIPLEXAÇÃO PARA TRANSMISSÃO DE TV DIGITAL by João Paulo RibeiroDESCRIÇÃO DO PROCESSO DE MULTIPLEXAÇÃO DIGITAL PARA TRANSMISSÃO DE TV |
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CAMINHO DO RÁDIO DIGITAL – PARTE 1 by Djalma FerreiraA Associação Brasileira das Emissoras de Radio e Televisão – ABERT, vem estimulando a adoção de um padrão de transmissão digital para o rádio, incentivando emissoras a iniciarem experiências com o sistema IBOC, desenvolvido pela Ibiquity, tanto para a faixa de FM, como para a faixa de Onda Média (AM). |
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Leilões reversos e diretos da faixa de radiodifusão nos Estados Unidos by Francisco de Assis Campos Peres e Luiz Fausto de Souza Brito |
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by José Frederico Rehme
O foco da NAB 2016 foi a tecnologia 4k! |
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As novas possibilidades de uso da radiodifusão no mundo convergente by André BarbosaA Televisão Digital Terrestre (TDT) nunca foi utilizada no mundo em sua potencialidade, razão pela qual suas facilidades foram apresentadas ao público apenas parcialmente, ou mesmo, “engavetadas” pela indústria de equipamen-tos eletroeletrônicos de recepção |
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Entendendo a Camada Física do ATSC 3.0 by Cristiano AkamineVocê deve estar curioso com a nova versão do ATSC (Advanced Television System Committee) 3.0. O que será que existe de novo? |
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by André Campos Filippe
O mercado audiovisual brasileiro se desenvolveu graças à adoção de uma série de ferramentas |
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by Daniela Souza
A inércia não trará resultados neste momento de transformação da forma de consumo de conteúdo. O que fazer? |
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by Estanislau Glod Swib e Lisandro Lovisolo
Neste trabalho, discutimos formas e estratégias para medir esse erro. O foco central da discussão apresentada é a avaliação do atraso introduzido por monitores de vídeo de tela plana. Entretanto, as estratégias aqui discutidas de avaliação do erro de sincronismo labial podem também ser utilizadas em diferentes cadeias de processamento de áudio e vídeo ou mesmo em uma cadeia de distribuição de sinais. Aferição, avaliação e medição do erro de sincronismo entre áudio e vídeo. |
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TRANSMISSÃO AM E FM EM HD RADIO by Jeff R. DetweilerBASEADO EM TECNOLOGIA IBOC, O HD RADIO, DA IBIQUITY, OFERECE MIGRAÇÃO PARA A TECNOLOGIA DIGITAL SEM INTERRUPÇÃO DO SERVIÇO E MANTÉM AS ESTAÇÕES DE RÁDIO EXISTENTES NAS MESMAS POSIÇÕES DO DIAL, COM QUALIDADE DE RECEPÇÃO SUPERIOR E REDUÇÃO DOS CUSTOS DE CONVERSÃO. |
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O design de interação nos projetos para televisão by Dimas DionApesar de parecerem áreas distintas, o design tem muito a ver com prática dos projetos em televisão. Dentre as diversas contribuições, o design pode ser usado para: planejamento, criatividade, testes, identificação de oportunidades de novos negócios, na produção, no desenvolvimento e entretenimento. |
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A evolução dos sistemas de gestão de acervos digitais (parte II) by Fabio Tsuzuki e José Olairson ValentimNesta edição da Revista da SET avançamos com a segunda parte do artigo que analisa os sistemas de gestão de acervos digitais. Na edição anterior foram analisados a infraestrutura e os formatos de arquivos que podem ser utilizados nos sistemas MAM |
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Influência do MER na área de cobertura de transmissão de TV Digital by Henry Douglas RodriguesA Revista da SET apresenta a seguir um interessantíssimo artigo científico apresentado no último congresso da Broadcast Engineering Conference em Las Vegas realizado em abril passado em conjunto com a NABshow, pelo engenheiro brasileiro, Henry Douglas Rodrigues, onde ele explica os desenvolvimentos realizados no país com respeito ao erro na modulação do sinal de TV Digital com padrão nipo-brasileiro. |
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Comunicação, convergência e interatividade by Felipe Gomes da SilvaA quantidade de novidades no mercado mostra que existe um grande leque de possibilidades para se trabalhar, e a necessidade de interagir talvez tenha se tornado mais importante do que o conteúdo da mensagem |
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A evolução dos sistemas de Gestão de acervos digitais by Fabio Tsuzuki e José Olairson ValentimSistemas de gestão de acervos digitais são designados pela siga DAM: Digital Asset Management ou MAM: Media Asset Management. |
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O ciber-watercooler e a volta a TV com hora marcada by Daiana SigilianoAo assistir os programas e tweetar simultaneamente, os telespectadores estabelecem uma nova maneira de se relacionar com o conteúdo televisivo |
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Drones, possibilidades de narrativa na era digital by Rodrigo Dias Arnaut e Carlos Rodrigues JuniorA TV e as novas mídias, em um caminho só antes visto em filmes de ficção |
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Como medir a nova ordem de audiência na TV Digital Brasileira? by Regina DinizEm tempos de segunda tela, smartphones, TVs conectadas e mídias sociais, as perguntas são muitas e as respostas nem sempre assertivas e abrangentes para o desafio de medir a audiência dos conteúdos televisivos no Brasil |
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A base para um roteiro transmídia perfeito by Icaro de AbreuInovar consiste em saber entender e interpretar as mesmas histórias em papéis diferentes e contextos distintos. Entendendo isso, somos capazes de construir relevância e sentido aos nossos conteúdos. |
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Uso da Banda C-Planejada rumo à expansão de canais na América Latina by Jurandir PitschContinuando com o foco no setor de satélites, a Revista da SET convidou a SES para explicar o conteito de comunidades de vídeo e os beneficios que pode gerar a utilização de Banda C-Planejada na região |
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Convergência digital: O futuro da TV Aberta by André BarbosaA Televisão Digital Terrestre nunca foi utilizada no mundo em sua potencialidade, razão pela qual suas facilidades foram apresentadas ao público apenas parcialmente, ou mesmo “engavetadas” pela indústria de equipamentos eletroeletrônicos de recepção. |
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Papel do Satélite na Era da Tela Múltipla e do OTT by Carmen González-SanfeliuO satélite sempre facilitou o transporte e a distribuição confiáveis de conteúdo com qualidade padrão radiodifusor (broadcaster quality) e adaptou com êxito seus modelos empresariais, de modo a atender aos requisitos em constante mudança dos clientes de mídia (isto é, de SD para HD para 4K). |
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A revolução do vídeo on demand. Binge-Watching, Time-Shiffiting by Marilia FrediniNa transição entre cinema, televisão e internet, a lógica do consumo permanece a mesma: a migração de audiência se dá em direção à maior oferta de conteúdos, com mais comodidade, personalização e economia |
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A transição para o IPv6 será necessária, mais cedo ou mais tarde! by Tom Jones MoreiraUm por um, todos os serviços de comunicações e aplicações migraram ou estão em processo de migração para o IP (Internet Protocol) |
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by Rodrigo Dias Arnaut e Daiana Sigiliano
O atual ecossistema de conectividade em que vivemos marca o fim de uma só mídia dominante.Grupo de Novas Mídias da SET promoveu painel no NAB Show 2015 para discutir os desafios da televisão no mundo conectado |
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TV Digital na América Latina: cenários, desafios e perspectivas by Francisco Machado Filho e Maria Cristina GobbiEm alguns países e para algumas pessoas falar em Televisão Digital Interativa (TVDi) parece algo comum e integrado à vida cotidiana. Porém, como esse panorama está se desenhando na América Latina? Esta importante região em desenvolvimento tem papel preponderante na indústria televisiva mundial. |
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Os desafios da Reportagem Externa by Tereza Mondino, Camilla Cintra, Deisi Wosch e Adones GuerraO Setor de Radiodifusão aguarda a análise da Anatel relativa aos pleitos que podem equacionar as dificuldades da Reportagem Externa. Neste artigo apresentamos a visão da SET sobre a questão e os principais tópicos apresentados a Anatel. |
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Protótipo de Segunda Tela para usuários de TV Digital Aberta no Padrão ISDB-Tb by Cláudio Henrique Albuquerque Rodriguespresente artigo descreve uma proposta de uma solução para o uso da tecnologia de Second Screen (Segunda Tela) para disposição de conteúdos interativos para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital – SBTVD na qual os usuários possam, de forma síncrona com o conteúdo exibido na programação da TV digital, acessar informações auxiliares e interagir com conteúdos relacionados à programação por meio da internet. |
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by Daiana Sigiliano
Fundada em 1997 por Marc Randolph a Netflix começou a investir em conteúdos via streaming em 2007. Considerado um dos grandes expoentes da TV Everywhere, a plataforma oferece aos assinantes um catálogo com filmes, documentários, séries, shows, entrevistas e produções originais que podem ser acessados de forma ilimitada. |
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Radiodifusão e satélite: Uma dupla com futuro by Carlos EspinósO setor da radiodifusão via satélite está em um momento de plena efervescência e oferece um interessante horizonte para a inovação tecnológica que terá de responder aos múltiplos desafios |
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A engenharia de televisão entrando no caminho transmídia by Dimas DionA partir de um breve histórico da TV Digital do Brasil, mostramos como a experiência do usuário vem construindo um novo caminho no desenvolvimento de interatividades na TV Digital e em 2nd Screen |
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O que esperar do mercado broadcasting em 2015? by Gustavo CaetanoO que esperar do mercado broadcasting em 2015? O mercado online esta crescendo significativamente no Brasil e no mundo, por isso, afirma o autor, é preciso oferecer conteúdo premium sendo criativo para reter a audiência |
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O futuro da televisão no Brasil? Ser híbrida byO futuro da televisão no Brasil? Ser híbrida Para se manter relevante e continuar retendo a audiência a televisão brasileira deverá se integrar ao sistema broadband e oferecer conteúdo aberto e On Demand |
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Cobertura de TV Digital com uso de redes MFN e SFN by José Frederico Rehme e Marco Antonio MartinsArtigo explica mediante dois cases realizados na RPC TV como é o processo de implantação da TV Digital no país comparando as opções de constituição de redes broadcast de mesmo conteúdo, com suas vantagens e desvantagens MFN, SFN, TV Digital
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Oportunidades para Start Ups na TV Digital by José Carlos AronchiA adoção do SBTVD-t por 11 países da América Latina atende ao maior requisito das start ups que é o da escalabilidade, palavra chave para o investidor. Outro dos ponto é o T-commerce, operações de compra e venda pela TV Digital, o futuro do e-commerce. |
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Por que contar história é a melhor arma? by Daiana SigilianoNão se conta mais histórias como antigamente. A convergência modificou a TV, o cinema, a literatura, o público e, acima de tudo, as narrativas. Hoje uma ‘simples’ série televisiva pode se expandir de uma forma que nem o próprio criador da trama previa. |
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Lost, a série que mudou a TV continua viva by Fabio HofnikDurante o voo 815 da Oceanic Airlines, um avião passa por turbulências, sofre uma pane e cai em uma ilha tropical misteriosa, a partir daí Lost nos conta sobre a vida de cada um dos sobreviventes desse acidente. Mas não, a série não é isso, aliás nem perto disso, vai muito além. |
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Hot Sessions discutem o futuro da televisão dissipando alguns mitos by Francisco Machado FilhoO futuro da televisão não se dará apenas no campo das tecnologias. Será definido pelas pessoas. Pelos hábitos, consumo, negócios e políticas. Será definido por nós, será definido pela sociedade |
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Conceitos e Fundamentos do HEVC/H.265 by Tom Jones MoreiraO futuro da televisão não se dará apenas no campo das tecnologias. Será definido pelas pessoas. Pelos hábitos, consumo, negócios e políticas. Será definido por nós, será definido pela sociedade |
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by Luana Borges
De acordo com Manuel Castells (apud Santaella, 1996; Lemos, 2010), a sociedade em rede tem as seguintes características:O advento da Web 2.0 mudou a lógica da publicidade. A cadeia da comunicação que antes acontecia de forma linear, hoje é uma rede rizomática complexa que confunde emissores, receptores e possui ainda mais ruídos. |
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A radiodifusão e o consumo de energia elétrica by Ronald BarbosaNesta segunda parte do artigo, Ronald Barbosa detalha os índices de preços de energia, os níveis de consumo, as consequências da migração para o sistema Digital e deixa ao leitor suas considerações sobre o futuro do setor. |
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Todo mundo gosta de uma boa historia by Belise MofeoliComo roteirista transmídia tenho a liberdade de passar conceitos e falar não apenas de um produto ou serviço, mas de uma ideia, de modo criativo, fazendo com que o participante queira versar por toda minha narrativa. |
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by Icaro de Abreu
as poucas certezas que temos, é de que a publicidade de amanhã certamente não será a de hoje. Não há dúvidas de que o mercado busca se aperfeiçoar, mas infelizmente o faz num ritmo inferior a outros setores. |
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Como (e por quê) produzir um piloto de televisão by José Renato BergoO crescimento do share da televisão por assinatura, as intervenções de políticas públicas de incentivo e proteção ao conteúdo nacional via Lei 12.485 – lei da TV paga – permitiram aos produtores independentes brasileiros a oportunidade de cruzar a linha primária que os limitava. |
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É preciso ir à NAB todos os anos by Luiz Carlos GurgelA Cloud Edition (Edição na Nuvem) é uma aplicação de Cloud Computing que está sendo proposta por vários fornecedores, com maiores atrativos, no ambiente broadcast, para a edição de news (Cloud News Edition). |
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by Nick Piggott
Broadcast radio and Internet Protocol (IP) have diverse and |
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Testes da SET revelam interferências do 4G na TV Digital by SET/MackenzieConsiderações da SET sobre os testes de Interferência do Sinal LTE na Recepção de TV Digital na Faixa de UHF – Estudo SET/Mackenzie |
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TVs Conectadas: subutilização devido à baixa usabilidade by Tom Jones MoreiraAs TVs conectadas até agora, não conseguiram ir além dos limites de sua herança de TV, com pouco uso para sua enorme tela, a conexão com a internet tem sido usada para fornecer acesso a uma variedade muito maior de fontes alternativas de conteúdo de vídeo. É o que aponta o mais recente relatório do NPD. |
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A TV Digital e os caminhos do engajamento da audiência by Dimas DionO empoderamento do controle remoto e dos outros dispositivos à disposição vem alterando de um comportamento antes passivo, para agora cada vez mais dono da decisão do que vai consumir. |
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Closed Caption na TV Brasileira – Segunda Parte by Tiago Ribeiro de LacerdaA Revista da SET solicitou a duas empresas brasileiras que trabalham com Closed Caption que expliquem porque é necessária a implantação desta ferramenta nas emissoras brasileiras. Nesta edição publicamos a segunda parte, com a visão da EITV, na anterior foi a vez da ShowcasePRO, ambas parceiras da SET, e comprometidas com o desenvolvimento de tecnologias brasileiras que possam ser utilizadas no padrão ISDB-TB. Para a EITV, o importante é garantir acessibilidade |
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HEVC: The Path to Better Pictures by Amberfin AcademyHow to migrate from the interlaced origins of television to the progressive future of high quality, ultra high definition media |
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Big Data, Broadcasting Intelligence para a distribuição multi-telas by Carles RamsNo entorno broadcast, qual é a relevância do dado? Tem valor a informação da audiência em tempo real? Tem valor se a podemos associar a informação de contexto relacionada com as tendências da atualidade dos entornos cercanos? |
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“ATSC 3.0,” The Next Generation Broadcast Television System by Luke Fay, James Kutzner e Skip PizziIt is expected that the industry will take years to develop and implement a new broadcast television system. Anticipating this process, the Advanced Television Systems Committee (ATSC) began in 2010 to investigate replacement of its current DTV system at some point in the future. The ATSC ultimately established its Technology Group 3 (TG3) to develop new standards and practices for a next generation terrestrial broadcast system identified as “ATSC 3.0.” A specialist group within TG3 is now investigating the requirements for a future physical layer, |
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by Rodolfo Machado Moura
Desde agosto do ano passado, a competência para autorizar os pedidos para execução dos Serviços Auxiliares de Radiodifusão e Correlatos (SARC ) passou do Ministério das Comunicações para a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. |
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by Francisco Machado Filho
Um ponto comum a todos os participantes do congresso da NAB 2014 é que de que a TV aberta em pouco tempo concentrará sua programação nos programas ao vivo. Os programas gravados deverão se deslocar cada mais para a internet pelo serviço On demand. |
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A Indústria Broadcast precisa de um momento para refletir by Ioma Carvalho e Gustavo QuintellaSwitch-off da TV analógica. Leilão de espectro. Julgamento do caso Aereo. Disseminação das tecnologias Ultra HD. Novas mídias. Em um momento um tanto quanto turbulento e marcado por intenso dinamismo, os radiodifusores precisam de muita tranquilidade, estrutura e visão de futuro para entender e se adequar a cada uma dessas novidades. |
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by Ronald Barbosa
A última NAB deixou claro a importância do Metadata, que a televisão passará por uma mudança importante indo para o Re-Pack, 4k e 8k; que o mundo caminha para a implantação de um sistema de rádio híbrido, e que a indústria broascast precisa olhar para novos negocios a través de novos modelos. |
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Novas resoluções e os desafios em conectividade by José Antônio S. GarciaComo já era previsto, este ano predominaram na NAB soluções para resoluções 4K e propostas de cabeamento |
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As expansões transmidiáticas de Saramandaia by Daiana SigilianoImplantada nas telenovelas em 2006, a transmídia ainda é um desafio para os autores brasileiros |
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Rede Terrestre IP/MPLS para transporte de vídeo ao vivo by Marcos Antonio MandaranoA adoção da solução de redes MPLS pelas emissoras de TV é um processo natural na convergência da comunicação para uma única plataforma de tecnologia IP |
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Pela harmonia do 4G com a Televisão Digital by Rodolfo Machado MouraNão são novos os debates em torno do gerenciamento do espectro de radiofrequências e seus impactos sobre os serviços que nele trafegam, mas é inegável que nos últimos anos a relevância de tais discussões tem aumentado, não só pelo surgimento de uma gama cada vez maior de serviços que fazem uso do espectro, mas especialmente pela correlata necessidade de um seu aproveitamento cada vez mais racional e otimizado. 4G, 700 MHZ, TV Digital, UHF
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Terrestrial 4K-UHDTV Experimental Broadcasting in Korea by Byungsun Kim, Injoon Cho, Ilsoo Kyung, Sangjin Hahm, Jinmo Kang KBS(Korean Broadcasting System) - Seoul, KoreaThe term UHDTV derives from the dimension of its video of which horizontal and vertical resolution are two-fold or four-fold of those of HDTV. Therefore, UHDTV is classified into 4K-UHDTV(3840×2160) and 8KUHDTV( 7680×4320) according to screen resolution. |
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by Luiz Carlos Gurgel
O dia do “Switch-Off” no Brasil (desligamento dos canais de TV analógica) está chegando. Será que a sua emissora está preparada para esse momento? |
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A radiodifusão e o consumo de energia eléctrica by Ronald BarbosaO Setor de Rádio e Televisão, oficialmente chamado de Setor de Radiodifusão reúne um número expressivo de emissoras de altas, médias e baixas potências de radio e de televisão que demandam num período de 24 horas diário, energia e potências elétricas de valor significativo no cenário do Distrito Federal, nos Estados e em todo Brasil. |
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A radiodifusão e o consumo de energia eléctrica by Ronald Siqueira BarbosaO Setor de Rádio e Televisão, oficialmente chamado de Setor de Radiodifusão reúne um número expressivo de emissoras de altas, médias e baixas potências de radio e de televisão que demandam num período de 24 horas diário, energia e potências elétricas de valor significativo no cenário do Distrito Federal, nos Estados e em todo Brasil. |
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Sistema de IPTV com middleware brasileiro by Ricardo MayA tecnologia IPTV, que possibilita o tráfego de dados, voz, imagem e sinais televisivos através das redes baseadas no protocolo IP, surgiu das necessidades encontradas em meio aos incontroláveis avanços tecnológicos e das rápidas mudanças existentes em um mundo cada vez mais digital em que as tecnologias sofrem constantes atualizações. |
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Which broadcast workflow will deliver Ultra High Definition to the home? by Ian TrowThe hype surrounding Ultra High Definition Television (Ultra HD) has been driven primarily from moviemakers embracing 4K and broadcasters taking their cue and trying to follow cinema’s lead. While both 8K and 4K formats have been defined, it is the 4K format that is the backbone standard to the widespread transition from film negative to digital file. The 4K workflow supports all production aspects of digital cinema from capture through to distribution and archive. |
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Audio for Mobile TV, iPad and iPod by Thomas LundFor five years, the author has systematically studied audio capabilities of Pad and Mobile TV devices from Apple, Nokia, Samsung and Sony Ericsson. |
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Super Hi-Vision at the London 2012 Olympics by Masayuki Sugawara, Satoru Sawada, Hayato Fujinuma, Yoshiaki Shishikui, John Zubrzycki, Rajitha Weerakkody, and Andy QuestedFor the London 2012 Olympics, the BBC and Japan Broadcasting Corp. (NHK) in cooperation with the Olympic Broadcasting Service (OBS) held public viewings of Super Hi-Vision at venues in Japan, the U.K., and the U.S. This operation consists of program production at the Olympic venues, post-production at a BBC studio, IP distribution of live and nonlive programs through global and domestic IP networks, and regular presentations during the Olympic Games at nine venues in three countries. |
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by Henrique Viana
Para facilitar esse processo, alguns fabricantes, estão integrando em seus instrumentos de medição de Loudness opções para automação e geração de relatórios periódicos. |
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Sincronismo de midias e suas tecnologia by Tom JonesComo os tablets estão se tornando parte essencial da experiência de assistir TV. |
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O Switch off dos Técnicos e Engenheiros Analógicos by Luiz Carlos GurgelA digitalização da transmissão, no Brasil, teve início em fins de 2007 com a ativação das primeiras estações transmitindo em ISDB-Tb. A escolha do sistema nipo- -brasileiro de TV digital foi uma decisão governamental na qual pouca influência tiveram os fabricantes de equipamentos. É |
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NAB proceedings – The Future of TV – Project Fresco by Simon Pamall, Kevin Murray and James WalkerThe Future of TV – Project Fresco |
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by Fábio Stasiak
O LED é construído a partir de um pequeno pedaço de cristal, tratado em câmaras de Plasma por processos chamados CVD (Chemical Vapor Deposition). Essa deposição sucessiva de elementos químicos cria camadas sobrepostas com diferentes elementos químicos inseridos na estrutura cristalina. |
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Como comprar e instalar um conversor digital (stb) by Tom Jones Moreira e Euzebio TresseOque é um Set-top-box, ou STB? |
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TV por Assinatura VS TV Aberta by Luiz GurgelUma das mais importantes questões que se coloca hoje em dia é quanto ao futuro da TV aberta no Brasil e no mundo. Será que a TV por assinatura vai substituir a TV aberta num futuro próximo? Ou será que essas duas modalidades de distribuição de programas de televisão vão conviver, cada uma com sua fatia de mercado? |
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EDISON VERSUS NAKAMURA – A construção do cenário para a Revolução dos LEDs by Fábio StasiakA eletroluminescência (fenômeno físico da luz dos LEDs) foi pesquisada desde o início do século passado e nas décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos, pelas empresas Monsanto e Hewlett Packard. Boa parte da história dos LEDs infravermelhos, vermelhos, amarelos e verdes se deve a essa pesquisa norte-americana. |
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by Vanessa Lima, Luiz Eduardo Machado e Felipe Amaral Barcia
Uma tecnologia capaz de aumentar a eficiência no uso do espectro e a probabilidade de recepção, desde que bem compreendida e implementada. BTS, Gap Fillers, Redes, SFN, UHF
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A batalha atual das emissoras americanas by Ioma Carvalho e Gustavo QuintellaNo dia 1º de abril, foi concluído mais um capítulo da batalha judicial que vem sendo travada, há mais de um ano, entre as grandes emissoras americanas e a Aereo, Inc., uma startup sediada em Nova York que tem tirado o sono – e possivelmente alguns milhões de dólares em direitos autorais – de broadcasters nos Estados Unidos. O caso dividiu os juízes responsáveis pelo julgamento, mas, até o momento, a Aereo tem saído como a parte vitoriosa. |
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A luz do “Maracanã” pela Mix TV by Fernando MouraAtendendo as normas estabelecidas pela FIFA para a realização dos jogos da Copa das Confederações em 2013 e o Copa do Mundo em 2014, a iluminação do maior e mais emblemático estádio brasileiro mudou totalmente passando dos antigos 120 projetores para uma iluminação de quase 400 com uma potencia de 2.000 watts que permitirá as televisões obter as melhores imagens da historia no renovado cenário. |
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by Vanessa Lima, Luiz Eduardo Machado e Felipe Amaral Barcia
Uma tecnologia capaz de aumentar a eficiência no uso do espectro e a probabilidade de recepção, desde que bem compreendida e implementada |
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by Luiz Carlos Gurgel
Para quem não está bem familiarizado com o 4K, esclarecemos que trata-se de uma imagem formada em 3.840 x 2.160 pixels. Grosso modo, pode-se dizer que 4K é duas vezes melhor que HDTV. |
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Sinal Digital – Cenário da TV Digital nas Américas: “Um olhar para fora do Brasil” by Tom Jones MoreiraDecidi tirar um pouco os olhos do umbigo (Brasil) e olhar como o advento da TV Digital tem afetado outros países nas Américas como um todo, e descobri que na América Latina, por exemplo, a TV Digital Terrestre (TDT) tem desempenhado um papel de expansão levando a TV para locais onde antes não havia, enquanto nos Estados Unidos, entre outras coisas, tem dado mais opções para as minorias de baixa renda e causando um efeito chamado de “cort cutting “(do inglês: corte do cordão umbilical) que é o abandono das assinaturas de TV paga pelas famílias de baixa renda. |
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PRODUÇÃO LOCAL – Produzir é preciso by Luiz GurgelAs emissoras regionais precisam encarar, de frente, o desafio da produção local de programas para televisão. |
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Panorama da confusão tecnológica by Valdecir BeckerComeça mais um ano e as dúvidas e questionamentos sobre a televisão seguem as mesmas: Quais tecnologias irão predominar nos próximos anos? O 3D irá vingar? O Ginga finalmente irá decolar ou está ultrapassado mesmo? Qual o impacto das tecnologias on line na audiência e no consumo da TV? Até onde as telas irão evoluir? 3D, Ginga, Segunda Tela, UHDTV
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Lost: a narrativa transmídia é só o começo by Daiana M. Veiga SigilianoA convergência midiática ainda é um processo, afinal, a cada dia inúmeros diagramas de Venn se interceptam criando, assim, novas possibilidades. A proliferação das caixas pretas começou, e o objetivo deste trabalho é compreender melhor que efeitos a convergência traz ao ethos contemporâneo e de que forma ela vem moldando e modificando os produtos midiáticos. |
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“Porquê não conseguimos visualizar ao telefone? Ou Por quê Transmídiar?” by José Renato BergoDo ponto de vista de um produtor cultural/audiovisual, pensar sobre isto basicamente passa por: “Como se construir um conteúdo agora?” ou “Devo ou não entrar neste fluxo?”. Fora os motivos de cada um, fica claro que fazer parte deste fluxo vai aumentar a complexidade de produção (alguém discorda?), mas deixar de lado uma perspectiva transmidiática para o conteúdo de seu projeto, é com certeza uma opção de risco em um mercado cada fez mais competitivo de comunicação. |
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PI Propriedade Intelectual O que é isso? by Por Augusto Velazquez de BritoIntellectual Property (Abreviação – IP) é toda a Propriedade Intelectual (Abreviação – PI) criada por alguém. Pode ser uma criação como: Um personagem. Uma história. Um conto. Um livro. Uma história em quadrinhos. Um game. Uma narrativa publicitária. Um mascote corporativo. Um jogo. Um brinquedo. Uma novela. Uma série. Uma animação. Um aplicativo para tablets. |
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Novo codec traz benefícios reais para OTT by Tom Jones MoreiraQuem visitou CES 2014 provavelmente não foi capaz de evitar todo o 4K (também conhecido como UHD) apresentado por diversos fabricantes de TV |
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As origens de uma grande invenção by Alberto Deodato Seda Paduanérie PP – TV Digital – Parte 1 Nós, os profissionais de televisão, somos frequentemente indagados sobre quem inventou e quando foi inventada a televisão. Confesso que são perguntas difíceis de responder, pois trata-se de uma área que envolveu muito tempo, muita pesquisa e uma grande variedade de tecnologia. |
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by José Walter Neto
Em um curso avançado de pós-produção em HD de que participei, a primeira frase do palestrante foi: “Hoje vamos falar de um sistema morto, o HD”. Este é o novo conceito de produção 2K e 4K, a película chegou ao seu fim. De agora em diante seu uso será uma opção conceitual. |
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ESPECTRO – QUAL A SUA DESTINAÇÃO? byssim, é importante lembrar que, para a sociedade brasileira o rádio e a televisão aberta são os principais meios de acesso a notícias nacionais e locais, cultura e entretenimento. Em razão disso, é necessário que o governo brasileiro proteja os radiodifusores nacionais quando for realizado o switch-off da TV analógica previsto para 2016. |
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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E CUIDADOS COM A INFRAESTRUTURA by José Frederico RehmeA Unesco considera 2012 como o “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”. Seja por questões puramente mercadológicas ou por necessidade e diferencial, o uso racional e a eficiência energética estão presentes no dia a dia das equipes técnicas em qualquer setor: indústria, comércio, serviços. |
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SOLUÇÕES MAIS COMPLETAS A CUSTOS MAIS ACESSÍVEIS by Paulo Roberto Monfrim CannoRessurgiram, também, na NAB 2012 e de forma mais vigorosa do que nos últimos três anos, as soluções de MAM (Midia Asset Management), alavancadas pela necessidade de estruturar e agilizar os fluxos de trabalhos em ambiente de mí-dia digital, onde o volume de conteúdo a ser manipulado e arquivado, é cada vez maior, devido, em parte, ao barateamento das mídias de armazenamento. |
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by João Braz
O cinema 3D teve seu momento de ápice em 2009 e experimentou um grande crescimento nos anos seguintes. Porém, este ano refletiu um pouco da realidade desta plataforma maravilhosa. |
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ISDB-T: no Brasil e em outros países by Edson Geraldo BeneditoExistem atualmente aproximadamente 220 modelos de receptores de TVD, dos quais cerca de 39 já estão com o sistema de interatividade Ginga integrado. Em relação aos set-top box referiu-se a Zapper com seis modelos, sendo dois com o Ginga também integrado. O sistema já está adotado pela maioria das emissoras brasileiras – EBC, Globo, Gazeta, Record, Rede TV e SBT. |
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by Thiago Sapia
O serviço de televisão aberta no Brasil adota o sistema MFN (Multiple Frequency Network). Este é uma rede de múltiplas frequências, ou seja, é uma rede de transmissores que operam em frequências diferentes a cada localidade, porém, que transmitem o mesmo conteúdo. |
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by Flávio Aurélio Braggion Archangelo
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Tendências e inovações alavancadas pela TV Digital by José Carlos AronchiO padrão ISDB-T não se limita a transmissão de entretenimento e informação pela televisão. Outros usos já foram testados e Roberto Plass Gertsmann, subsecretario de telecomunicações do Chile, ressaltou outra funcionalidade estratégica para a segurança do país. Aponta como importante a aplicação no sistema de alerta de emergência para os abalos sísmicos sofridos no território chileno. |
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Desafios da Banda Larga Brasileira para o streaming de vídeo by Uirá Moreno Rosário e BarrosO Brasil tem como característica a utilização de serviços de internet residencial em redes que compartilham banda com diversos usuários, sendo que links exclusivos são mais frequentemente encontrados no ramo empresarial. |
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Novas tecnologias na recepção digital by Chrystianne RochaConforme já foi mencionado, há diversas pesquisas sendo realizadas para melhorar a recuperação digital. Para tanto, foram mostradas duas instituições brasileiras de grande reconhecimento não só na área profissional como também no mundo acadêmico. Elas são o Inatel, Instituto Nacional de Telecomunicações, e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. |
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INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DA TV DIGITAL by Marcos Krisp de LucenaSe olharmos para as emissoras brasileiras e estrangeiras, atualmente, teremos todo tipo de exemplos, bons e ruins, do emprego de técnicas de digitalização de processos, além de outras em que ainda se trabalha com arquiteturas “clássicas”. |
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SISTEMA DE ALERTA DE EMERGÊNCIA by Ronald Siqueira BarbosaApós os testes iniciais que foram desenvolvidos pelo governo americano, na importante questão sobre alertas de emergência, a FCC (Federal Communication Commission) tem feito algumas visitas de inspeção às emissoras para avaliar o grau de observância aos requisitos do Sistema de Alerta de Emergência. |
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COM O ADVENTO SEGUNDA TELA NASCE O CONCEITO TELEPARTICIPANTE by Tom JonesSegunda Tela é o nome ao qual as emis-soras tem dado ao hábito dos “teles-pectadores” de navegarem na internet utilizando tablets, smartphones ou até mesmo notebooks, enquanto assistem televisão. |
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by Paulo Ricardo H. Balduino
No período de 23 da janeiro a 17 de fevereiro de 2012 realizou-se em Genebra, durante o “grande inverno suíço”, a Conferência Mundial de Radiocomunicações da UIT (CRM 12). Cerca de 3 mil delegados de 165 países e representantes de mais de 100 observadores analisaram mais de 500 propostas sobre quase todos os serviços e aplicações que dependem do espectro radioelétrico. |
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INTELLECTUAL PROPERTY – IP – PI – PROPRIEDADE INTELECTUAL – O QUE É ISSO? by Augusto Velazquez de BritoIntellectual Property (Abreviação – IP) é toda a Propriedade Intelectual (Abreviação – PI) criada por alguém. Pode ser uma criação como: Um personagem. Uma história. Um conto. Um livro. Uma história em quadrinhos. Um game. Uma narrativa publicitária. Um mascote corporativo. Um jogo. Um brinquedo. Uma novela. Uma série. Uma animação. Um aplicativo para tablets. |
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Radiação Ultravioleta – Riscos e precauções by Sender Rocha e Manoel GomesA exposição à radiação luminosa é inerente no ambiente de broadcasting; como em estúdios onde há grande quantidade e diversidade de luminárias.Entretanto, comumente é ignorado que esses ambientes podem conter certos níveis de radiação ultra-violeta que trazem perigo à saúde ocupacional, quando alguns cuidados não são tomados. |
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by Ana Eliza Faria e Silva
A implantação e operacionalização do alerta de emergência não dependem apenas da criação de um canal de comunicação direta com os cidadãos através da TV Digital… |
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Interferência política no acesso democrático à informação by Ronald Siqueira BarbosaSabemos o quanto é difícil regular um setor – qualquer um deles e, principalmente, o da comunicação, pois, diferentemente dos setores, por exemplo, da saúde e transporte, onde cada estado e município desenvolvem técnicas e especificidades diferentes.Os veículos de comunicação levam a informação como fundamento para disseminação do conhecimento de forma igualitária em todo o território nacional. |
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by Marcelo Augusto Scacabarozi
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Câmera de vigilância causa interferência em radar da aeronáutica by Edgar PakesEm agosto do ano de 2006 chegou ao escritório regional da Anatel em São Paulo, um comunicado da aeronáutica solicitando com a máxima urgência a eliminação de fonte de interferência na frequência de 1090 MHz utilizada pelo radar secundário localizado na Avenida Sapopemba, 19988. Tal urgência se dava pelo fato de a interferência ser visualizada na tela daquela estação como um borrão em todo o setor compreendido entre os azimutes 274° e 278°. |
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Exibição do programa pronto e avaliação da audiência by Nádia HatoriUm programa de televisão ou um produto audiovisual só passa a existir, realmente, quando ele nos emociona, motiva, faz rir, chorar, aprender, julgar, viajar. Conhecer a reação do público em relação a um produto de cultura de massa é de grande valor para todos os envolvidos sejam eles exibidores, patrocinadores ou realizadores, desde há muito tempo. |
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Pós Produção de Programa de TV by Alberto PaduanTerminada a fase de produção do programa de TV, onde estiveram envolvidos diversos tipos de profissionais especializados e muitos equipamentos, o programa está agora totalmente gravado, mas não pode ainda ser considerado um “programa de televisão”. Isto porque as cenas foram gravadas sem muita preocupação de sequências, o áudio precisa ser complementado com efeitos e inserções, alguns efeitos de vídeo também podem ser necessários, enfim, é necessário um toque final. |
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by Nadia Hatori
O programa piloto ou simplesmente “piloto” é um programa de televisão que dá inicio (ou não) à produção de um número maior de programas. |
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Ruído e Interferência: Flagelos para o Rádio by Ronald BarbosaTodos nós sabemos os graves problemas que o ruído e a interferência causam em serviços regularmente autorizados. Essas causas são as mais diversificadas possíveis, de estações clandestinas a estações que operam fora de suas características técnicas, passando por trólebus a produtos disponíveis nas residências e nas empresas. Conhecidos como ‘gadgets’ temos uma infinidade de fontes de ruídos e interferências. |
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Produção e pós-produção de vídeo – Parte 3 by Alberto Paduans sinais de vídeo capturados pelas câmeras, dentro do estúdio ou no set externo de gravações, não servem para nada se não forem gravados. É claro que essa afirmação não é verdadeira se o programa para o qual esses sinais estão sendo produzidos for “ao vivo”. |
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Melhores Práticas: DVB-S2 Tutorial e Estudo de Caso by Tom JonesO Padrão Digital Video Broadcasting – Satélite – Segunda Geração (DVB – S2) é uma tecnologia relativamente Nova desenvolvida em 2003 e ratificada pelo ETSI em Março de 2005 ( ETSI EN 302 31.2.1). Por isso podemos dizer que ele é um dos desenvolvimentos de decodificação de canais e modulação mais utilizado, que permite um acréscimo de 30% na capacidade de transporte de sinais em relação à tecnologia DVB-S. |
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Produção e pós-produção de vídeo – Parte 2 by Alberto PaduanNessa edição da Revista da SET estamos dando continuidade ao assunto “Produção e pós-produção de vídeo”, prosseguindo com a descrição dos acessórios das câmeras e também apresentando outros equipamentos destinados a essa atividade. |
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by Júlio Prado
Tudo teve início em meados dos anos 1990, quando o Brasil começou a estudar os diferentes padrões de TV digital utilizados mundialmente. Naquela época debatia-se sobre o impacto que o modelo adotado causaria à população e os reflexos que ele traria para o desenvolvimento do País. |
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Produção e Pós-Produção de vídeo – Parte 1 by Alberto PaduanComo já sabemos, o assunto “Produção de Ponta a Ponta” terá uma série de artigos publicada na Revista da SET. Nesta edição daremos sequência ao tema falando sobre os profissionais e equipamentos relacionados à produção e pós-produção do vídeo de um programa de TV. |
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Radiodifusão como Infraestrutura CríticaInfra by Flávio Archangelo e Gilberto StudartManter uma estação de rádio quando há falta generalizada de energia elétrica, telefonia fixa, telefonia móvel (celular) e internet, ultrapassa as obrigações legais do radiodifusor: trata-se de uma missão humanitária tanto do ponto de vista do gerador de conteúdo jornalístico como da equipe de tecnologia e engenharia. |
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Sistema de Radiocomunicação Congnitiva by Ronald Siqueira BarbosaO sistema de radiocomunicação cognitiva veio como uma evolução dos sistemas adaptativos (adaptive systems) que estavam afetos às faixas de onda média e de HF em que as condições de propagação eram incontroláveis. Os sistemas adaptativos mudavam seus parâmetros, frequência e potência de transmissão, buscando sempre as melhores condições para beneficiar a qualidade da recepção desses sinais. Isso não foi para a frente. |
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by Marcelo Hideichi Kavamoto
Uma das frases que tenho ouvido de engenheiros de TV é: “Agora a TI é quem vai dominar o cenário”. Assim como muitas outras frases e palavras conhecidas, entre elas buzzwords ou como dizíamos antigamente “tá na moda”, esta é uma frase mais para causar efeito do que retratar o futuro. |
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Loudness : Oportunidade para solucionar o problema de variações de volume de áudio by Luiz Fausto de Souza Brito e Alexandre Yoshida Sano |
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PRODUÇÃO E PÓS-PRODUÇÃO DE ÁUDIO – PARTE 2 by Alexandre Dias Gomes Tauhata e Antonio Celso MazzarelliO sistema de comunicação também faz parte do sistema de áudio. |
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OPERAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE UMA RÁDIO FM FRENTE À ENERGIA DE SUPRIMENTO by Arnulfo Barroso de Vasconcellos, Roberto Apolônio, Alcides Teixeira da Silva, Thiago Vieira da Silva, Alexandre Vinícius Festa e Fernanda Leles GomesA constante evolução tecnológica no rádio desde a descoberta das primeiras experiências realizadas por Guglielmo Marconi, somada as contribuições das invenções de James Maxwell e Heinrich Herts, fez com que o rádio se tornasse um veículo de comunicação de massa. Com o sucesso do rádio e a evolução da eletrônica que teve início com as válvulas de transmissão e posteriormente com a descoberta do transistor, componente que viabilizou a mobilidade do rádio receptor, as estações transmissoras das emissoras de FM e de OM sofreram grandes transformações do ponto de vista de tamanho dos equipamentos e de consumo de energia elétrica. Isto proporcionou um crescente uso de cargas não lineares em todos os setores, principalmente nos sistemas de transmissão das emissoras. Este artigo apresenta medições em um barramento que alimenta cargas não lineares comuns em instalações de uma estação de transmissão de rádio FM e analisa as distorções harmônicas de corrente, assim como, se as distorções harmônicas individuais e totais de tensão estão de acordo com a Resolução 345/2008 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). |
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O SERVIÇO, A NAVEGAÇÃO E A AUDIÊNCIA by Ronald BarbosaNo mundo atual, onde os serviços são oferecidos de todas as formas possíveis e imagináveis, percebe-se que esses mesmos serviços podem ser acessados também de todas as formas possíveis e imagináveis. É o que chamamos de serviços de um mundo globalizado. |
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by Francisco Sergio Husni Ribeiro
O Ministério das Comunicações aprovou a Norma n° 01/2010 – Norma Técnica para Execução dos Serviços de Radiodifusão de Sons e Imagens (TVD) e de Retransmissão de Televisão (RTVD), utilizando tecnologia digital, através da Portaria n° 276 de 29 de março de 2010, publicada na seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 5 de abril de 2010, pagina 97 e suas respectivas retificações nos DOU de 28.04.2010, pagina 217 e 30.04.2010, pagina 132. |
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Utilização de Fibra Ótica nas instalações de TV – Parte 2 by Steve RussellUma cartilha sobre Fibra Ótica |
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PROPOSTA DE COMPARTILHAMENTO DE FREQUÊNCIA by Valderez DonzelliA Anatel publicou no Diário Oficial da União em 13 de julho de 2010 a consulta pública de número 28, que propõe alterações referentes ao Plano de Atribuição de Faixas de Frequências no Brasil, tem em vista as modificações de atribuição de frequências aprovadas na Conferência Mundial de Radiocomunicações em 2007. |
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RUíDOS NAS FAIXAS DE RADIODIFUSÃO DEMANDAM NOVAS ESTRATÉGIAS SETORIAIS by Flávio Archangeloaumento real na renda do brasileiro e a expansão da classe média observada nos últimos anos motivaram o consumo de equipamentos eletrônicos e comunicações. |
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by Sérgio Almeida Lopes
A produção de um programa de televisão passa, como sabemos, por várias etapas antes de chegar ao ponto de ser gravado. Todas essas fases são exaustivamente estudadas, discutidas e ensaiadas para que a possibilidade de ocorrência de problemas na hora do vamos ver seja mínimia. Tudo é feito primeiro, no computador, e então, estando tudo bem… luzes, câmera, ação! Na verdade mesmo, esse jargão é mais usado em cinema. Na TV o diretor diz: “gravando”! |
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TRANSMISSÃO: SOLUÇÕES INOVADORAS by Tom Jones MoreiraCompressão de sinais BTS (Broadcast Transport Stream) para transmissão em links digitais |
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TECNOLOGIA ENVOLVIDA NA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA ÁFRICA DO SUL by Alberto PaduanPara nós, profissionais de radiodifusão, quando falamos em tecnologia viajamos direto para câmeras, sistemas de transmissão via satélite, 3D, som surround, etc. Nem damos bola para, por exemplo… a bola! Sim, ela, o motivo principal do evento, a vedete da festa, afinal, é dela que vemos, durante um mês, vários marmanjos correndo atrás. 3D, Delay, HDTV, RFID, transmissão
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Utilização de fibra ótica nas instalações de TV by Steve RussellA maioria de nós da indústria de radiodifusão está familiarizada com os sistemas de transmissão de fibra óptica e as soluções amplamente utilizadas para aplicações de radiodifusão. São tipicamente aplicações externas para conduzir sinais de vídeo entre locais distantes, ou transportar sinais de câmeras distantes para unidades de móveis de transmissão. |
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É o Rádio AM ainda importante ? by Ronald Siqueira BarbosaRecente artigo americano pergunta Is the AM Still Relevant? É uma pergunta um tanto quanto intrigante, num momento que se discute a digitalização do rádio AM e do rádio FM. Muitos consideram que a maioria da juventude atual já não ouve rádio AM, que o nível de ruído nos grandes centros tem impedido que receptores de rádio AM tenham boa audiência. A interferência quem diria é um grave problema de nossos dias e isso não é privilégio do rádio AM. AM, fm, Radio Digital, VHF
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PLANO AMERICANO DE BANDA LARGA : COMO ISSO PODE AFETAR A RADIODIFUSÃO BRASILEIRA ? by Ana Eliza Faria e SilvaReconhecidamente a criação de uma infraestrutura de banda larga eficiente é um dos grandes desafios do século XXI não apenas no Brasil, mas para a grande maioria dos países. |
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by Célio Inada
om certeza, alguém um dia já viu um filme ou uma novela em que alguns cenários continham texturas de ferro, tijolo ou pedra por exemplo. Na maioria das vezes, essas texturas podem ser cenográficas – ou seja, compõem a cena de forma alusiva – e também podem ter características realistas ou lúdicas. |
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by Keller da Veiga
O propósito do trabalho do cenógrafo de televisão é conceber, projetar e montar o cenário de gravação, ou seja, criar e viabilizar tecnicamente a construção e tratamento do espaço cênico em estúdio ou locação |
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A CENA – Terceira parte – final by Ricardo KauffmannLuz é essencial, se não houver luz, não existirá nem imagem nem vídeo. Mas necessitamos saber como iluminar. A iluminação pode alterar as sensações de uma cena, produzir medo, suspense, mas pode também transmitir alegria. |
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A EXTENSÃO DA FAIXA DE FM (eFM) E A MIGRAÇÃO DA FAIXA DE OM by Egon Cervieri Guterres e Thiago Aguiar SoaresO que fazer com os canais 5 e 6 da televisão na era digital |
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Multiplexador para o Sistema Brasileiro de TV Digital by Carolina Duca Novaes e Danillo Ono - Contribuição: Carlos FiniA digitalização dos serviços de radiodifusão trouxe muitos benefícios, tanto para os telespectadores, como para os radiodifusores. Imagens em alta definição, áudio com múltiplos canais, imunidade aos ruídos, informações sobre a programação (EPG), interatividade e a multiprogramação são apenas alguns exemplos de funcionalidades oriundas deste processo. Agora é possível transmitir não apenas as informações de áudio e vídeo, mas também dados e informações de múltiplos conteúdos ao mesmo tempo, dentro de um único canal de 6 MHz. Com isso, a correta configuração do multiplexador, cuja principal função é receber todos esses sinais e concatená-los em um único fluxo de dados BTS (Broadcast Transport Stream), é de extrema importância para o correto funcionamento dos receptores de TV digital. Este artigo abordará a configuração do multiplexador e trará uma analise das principais inconformidades detectadas nos 3 anos iniciais de operação do SBTVD. |
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by Nádia Hatori
A produção de um programa de televisão exige trilhar um caminho complexo que parte de um planejamento minucioso e passa por uma série de etapas que envolvem uma perfeita integração entre as áreas artísticas e técnica. |
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Sistemas de Iluminação – LED e sua aplicabilidade – 2a. parte by Ricardo KauffmannO uso do Led na produção de vídeo |
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Radio Digital – FM HD Radio e DRM+ by Ronald Siqueira BarbosaA Recomendação ITU-R BS 1114-6 “Sistemas para Radiodifusão Sonora Digital Terrestre para Receptores Veiculares, Portáteis e Fixos na faixa de frequências 30 – 3000 MHz” apresenta alguns sistemas digitais nomeados pelas letras A, F, C que representam respectivamente os padrões Eureka 147, ISDB-Tsb, HD Radio. Atualmente, o consórcio DRM busca incluir um sistema digital G, conhecido como DRM+ para adoção e aprovação no Grupo de Estudo 6, de forma a ser incluído na referida Recomendação. |
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UHDTV – Sistema de TV de Ultra-Alta Definição – 5ª Parte by Alberto Deodato Seda PaduanSistema de transmissão do uHDTV |
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by Ricardo Kauffmann
A tecnologia LED – Durante muitos anos, utilizamos os recursos do planeta como se estes fossem inesgotáveis. Felizmente, este é um comportamento que a sociedade de hoje em dia já não permite mais. Adquirimos novos hábitos e o mais importante, tomamos consciência. Nessa nova jornada global foram várias as tecnologias que vieram como solução para o desenvolvimento sustentável, uma delas é o LED. – 5600K – em algum momento você irá converter – Luz de LED –como comparar com as luminárias incandescentes – Ângulo de iluminamento – como escolher corretamente – Ângulo de luz |
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Radio Digital – Tecnologias de transmissão by Ronald Siqueira BarbosaO atual chamamento público estabelece alguns parâmetros para avaliação do desempenho de um padrão de rádio digital a ser adotado no Brasil. Permitir o simulcasting, com boa qualidade de áudio e com mínimas interferências em outras estações é o primeiro item do chamamento público. DRM, fm, MPEG-4, Radio Digital
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Perfil do mercado na fase de digitalização by José Carlos AronchiEntre outros pontos, pesquisa mostra que arquivo de conteúdo é uma preocupação das emissoras, enquanto investimento em tecnologia é feito sem planejamento. |
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Sistema de TV de Ultra-Alta definição by Alberto Deodato Seda PaduanNos dias de hoje já se tornaram corriqueiros os comentários sobre televisão em alta definição (HDTV), não só nos ambientes técnicos como domésticos, apesar de se tratar de uma tecnologia tão nova que apenas metade dos países do mundo a possui. |
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by Francisco Sérgio Husni Ribeiro
A Presidência da Republica sancionou a Lei n° 11.934 de 05 de maio de 2009, publicada no Diário Oficial da União em 06 de maio de 2009, que dispõe sobre limites à exposição humana a campos elétricos magnéticos e eletromagnéticos e altera a lei n° 4.771 de 15 de setembro de 1965. (Obs. Lei n° 4.771/63 – Institui o novo Código Florestal). |
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by Ronald Siqueira Barbosa
Tudo começa com a especificação do Radio Data System (RDS) utilizado por emissoras de FM, para informações de dados adicionais, tornando o receptor de rádio um equipamento mais amigável. |
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by Pedro Humberto de Andrade Lobo
Este artigo apresenta a nova estrutura das Comissões Brasileiras de Comunicações (CBCs), sua atuação e objetivos, com enfoque no desenvolvimento das recomendações internacionais de rádio e televisão. |
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Compatibilidade Analógica e Desempenho Digital by Ronald Siqueira BarbosaNesta terceira etapa da discussão – para facilitar o entendimento do Relatório de testes – a questão da compatibilidade dos sinais digitais com os sinais analógicos existentes, considerada aqui como ‘compatibilidade analógica’, merece tratamento especial, pois envolve a análise do impacto do sistema de transmissão HD Radio IBOC vis-à-vis a transmissão analógica simultânea. |
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UHDTV – Sistema de TV de Ultra-Alta Definição – 4ª Parte by Alberto Deodato Seda PaduanSistemas de codificação e decodificação |
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Radio Digital – Status no Brasil by Ronald Siqueira BarbosaApós quase um ano do teste realizado pela ABERT com o padrão HD Radio da empresa norte-americana iBiquity, em emissoras AM e FM, o governo brasileiro busca ainda a definição para um padrão de Rádio digital no Brasil, por meio de testes finais com o padrão DRM. |
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by Pedro Lívio e Raphael Bontempo
Desde abril deste ano, o sinal digital de inúmeras emissoras espalhadas pelo Brasil foi ao ar. A digitalização das TVs brasileiras segue seu ritmo normal já que a data marcada para que seja desligado o sinal analógico é 2016. Os desafios para os radiodifusores são grandes e cada emissora tem suas próprias necessidades quanto a infraestrutura, cobertura e potência de equipamentos. |
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O vídeo no sistema de TV de Ultra-Alta Definição – 3ª Parte by Alberto Deodato Seda Paduansistema de vídeo do SHV é constituído, como em qualquer outro sistema de de televisão, de câmeras, gravadores e processadores de sinais em geral. Nesse sistema, porém, devem ser acrescentados os projetores, uma vez que o SHV exibe imagens projetadas numa tela, ao invés dos convencionais televisores ou monitores, pelo menos por enquanto. |
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Medo Paralisante – 10 anos já se passaram, agora só faltam 90 by Ronald Siqueira BarbosaA repetição de fatos históricos demonstra ser um fenômeno incessante na história da humanidade. Para tanto, basta observar os livros de história, bem como a Bíblia. Vale lembrar também que no campo tecnológico não é diferente. A repetição cíclica dos fatos aparece com bastante freqüência. A Revolução Industrial teve em James Watt um de seus primeiros exemplos ao inventar a máquina a vapor.Danos pela inércia |
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FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL TERRESTRE by Dr. Fujio YamadaESQUEMA DE MODULAÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL |
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JavaDTV é liberado pela Sun Microsystems e beneficia interatividade na TV Digital by Patrícia Cressoni GomesA Comissão Ginga-J, criada dentro do Grupo de Middleware do Fórum do Sistema de TV Digital Terrestre (SBTVD) recebeu, em novembro, de um grupo de trabalho conjunto formado por integrantes da Sun-Microsystems e do próprio Fórum, as especificações do JavaDTV… |
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FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL TERRESTRE by Charles Prado, Daniel Monteiro e Eduardo CostaCODIFICAÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO PARA A TV DIGITAL BRASILEIRA |
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by Ronald Barbosa
Testes do comportamento do IBOC em cidades brasileiras |
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by Aguinaldo Silva
Da primeira patente no final do século XIX de um sistema de televisão eletro-mecânico por Paul Nipkow, até a primeira patente do sistema totalmente elétrico no início do século XX, muita coisa mudou e muita ainda vai mudar. |
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Avaliação de Arquiteturas IPTV em redes ADSL by Luciano Henrique DuqueANÁLISE DE PONTOS RELEVANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ARQUITETURA DE SERVIÇOS IPTV, PARA GARANTIR QUALIDADE E CONTINUIDADE DE SERVIÇOS PRESTADOS, TORNANDO-O ALTAMENTE COMPETITIVO. |
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TESTES E DIRETRIZES PARA SISTEMAS DE TRANSMISSÃO by Ronald BarbosaA Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT, com o objetivo de auxiliar as emissoras que realizam testes de rádio digital, autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, equipou um veículo para dar suporte às medições. |
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Medindo o desempenho de sistemas de tela larga – Parte 2 by DAVID RICHARDSAPRESENTAÇÃO DE MÉTODOS SIMPLIFICADOS DE MEDIDA DE DESEMPENHO DE TELAS LARGAS, BEM COMO A DESCRIÇÃO DO CÁLCULO DE LUMEN E A UTILIZAÇÃO DA REGRA DE SIMPSON PARA MELHORAR A PRECISÃO DESSES CÁLCULOS. |
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Programação Interativa para TV Digital by Lauro TeixeiraA PROGRAMAÇÃO INTERATIVA DEVE SER PENSADA NÃO APENAS SOB ASPECTOS TÉCNICO-OPERACIONAIS E PERSUASIVOS, E OS APLICATIVOS DEVERÃO POSSUIR ELEVADO GRAU DE USABILIDADE E CONVENIÊNCIA, JÁ QUE O RELACIONAMENTO INFLUENCIA A PERCEPÇÃO DE QUALIDADE E A PRÓPRIA MANUTENÇÃO DA GRADE |
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Serviços Bidirecionais em Sistemas de TV Digital by Angelo Pinelli Martins Samia e Luiz Fernando BourdotSTUDO BASEADO NA OPERAÇÃO DE TV DIGITAL INTERATIVA DA VIVAX, NA CIDADE DE MANAUS, COM O OBJETIVO DE ESTABELECER AÇÕES DESTINADAS A DIMINUIR O PERCENTUAL DOS DECODIFICADORES, CLASSIFICADOS PELA CONTROLADORA DO SISTEMA COMO NÃO-RESPONDEDORES CRÔNICOS. |
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by Peter Elmer e Henry Sariowan
ESTE ARTIGO RETRATA AS DISCUSSÕES DO FÓRUM PRO-MPEG QUE REUNIU FABRICANTES, USUÁRIOS FINAIS E PROVEDORES DE SERVIÇO SOBRE INTEROPERABILIDADE PARA REDES DE VÍDEO BASEADAS EM PROTOCOLO DE INTERNET (IP). |
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MPEG-2 e o datacasting suportado na TV digital – final by Carlos Piccioni e Carlos MontezA SEGUIR, A ÚLTIMA PARTE DO ARTIGO “MPEG-2 SYSTEMS E OS MECANISMOS DE DATACASTING SUPORTADOS NA TV DIGITAL” DOS PESQUISADORES CARLOS PICCIONI E CARLOS MONTEZ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). |
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VC-1: PADRÃO DE COMPRESSÃO DE VÍDEO by Shankar L. Regunathan, Ann Marie Rohaly, Regis Crinon e Patrick GriffisCOMO OS PCS E OUTROS DISPOSITIVOS DIGITAIS SÃO CADA VEZ MAIS USADOS NA MANIPULAÇÃO, ENTREGA E ADMINISTRAÇÃO DO VÍDEO DIGITAL, COMEÇA A NÃO EXISTIR DISTINÇÃO ENTRE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DE CONSUMO E COMPUTADORES. |
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VC-1: PADRÃO DE COMPRESSÃO DE VÍDEO – 1ª PARTE by Shankar L. Regunathan, Ann Marie Rohaly, Regis Crinon e Patrick GriffisCOMO OS PCS E OUTROS DISPOSITIVOS DIGITAIS SÃO CADA VEZ MAIS USADOS NA MANIPULAÇÃO, ENTREGA E ADMINISTRAÇÃO DO VÍDEO DIGITAL, COMEÇA A NÃO EXISTIR DISTINÇÃO ENTRE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DE CONSUMO E COMPUTADORES. |
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AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS DE TV DIGITAL TERRESTRES – FINAL by F. Yamada, F. Sukys, C. E. S. Dantas, L. T. M. Raunheitte. e C. AkamineACOMPANHE A PARTE FINAL DO ARTIGO QUE MOSTRA OS RESULTADOS DOS TESTES DAS CONDIÇÕES DE RECEPÇÃO DA TV ANALÓGICA EM SÃO PAULO; AGORA A DISCUSSÃO GIRA EM TORNO DE ALGUNS TIPOS DE INTERFERÊNCIA ENCONTRADOS NA PESQUISA. |
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Teste de avaliação comparativa dos sistemas de TV digital terrestres by F. Yamada, F. Sukys, C. E. S. Dantas, L. T. M. Raunheitte, C. Akamine |
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