SET e Trinta: seminário inicia com debates sobre a modernização do broadcast

SET e Trinta: primeiro dia contou com 300 participantes. Foto: Tainara Rebelo.

O primeiro dia do Seminário SET e Trinta, no NAB Show 2017, trouxe debates a respeito da modernização da tecnologia do broadcast e como resolver seus principais desafios. Mais de 300 participantes estiveram presentes no evento, que se iniciou com um café da manhã às 6h30.

A primeira apresentação foi de André Altieri, Sennior Account Manager da Cisco no Brasil, com relatos e experiências sobre como transformar o negócio dos broadcasters através das novas tecnologias em vídeo IP.

Ele contextualizou que as novas mídias trouxeram desafios e adaptações para os broadcasters e, com isso, foi necessário desenvolver novas técnicas de codificação de vídeo aliadas às novas fontes de captação e produção em IP.

“É necessário entender que o mundo está completamente diferente na distribuição de mídia e entretenimento, as demandas aumentaram por causa dos dispositivos móveis e, isso muda a maneira como broadcaster pensa e distribui seu vídeo” explicou.

Na sequência, Rodrigo Campos, diretor geral da Eutelsat do Brasil, apontou o impacto positivo da utilização do satélite no processo de switch-off no Brasil. Depois traçou as similaridades deste processo com o que aconteceu na França.

Depois, Campos apresentou soluções e satélites para alcançar espectadores que estão aproveitando as novas oportunidades para a indústria de radiodifusão no meio digital, bem como para a economia, como a transmissão HD, ou mesmo Ultra HD, e serviços de TV interativa / híbrida de forma transparente para todo o país.

Avançando na discussão do alcance de audiência, a estreante no SET e Trinta, Equinix, levou estratégias sobre como ultrapassar barreiras e atingir o potencial sem limites. O gerente de produtos e inteligência de mercado, Diego Julidori, explicou que, para atender às demandas do consumidor de novas mídias, os programadores precisam reavaliar seus modelos tradicionais de produção e distribuição e implantar maneiras mais eficientes, econômicas e confiáveis de fornecer conteúdo.

Em tempo real, o gerente de produtos realizou uma dinâmica simples com os participantes via internet e atraiu todas as atenções do público. Depois, apontou dados e projeções que o mercado precisa se preparar para acompanhar a demanda crescente de consumo mundial de mídia, (1.4% só no ano passado). E destacou: é necessário trazer o workflow de produção para o digital.

O Seminário SET e Trinta segue até a quarta-feira, na sala N 116. Acesse aqui a programação completa para os próximos dias.

 

Por Tainara Rebelo e Paulo Galante, em Las Vegas