NHK apresenta detalhes das primeiras transmissões comercais em 8K

Texto e imagens: Fernando Gaio, em Las Vegas

A evolução do 8K no Japão provoca muita curiosidade entre os visitantes da NAB Show, pois, há pouco mais de quatro meses o país iniciou as transmissões comerciais via satélite. O engenheiro Yo Narita, da TV pública NHK, apresentou aos congressistas uma visão geral do serviço de radiodifusão por satélite em ultra-alta definição 4K e 8K (UHDTV). Esta é a primeira transmissão comercial do mundo e utiliza oito canais 4K e um canal de 8K, providos por sete emissoras, incluindo a (NHK).

Segundo Narita, a NHK tem assumido um papel de liderança na popularização desse serviço desde 2013 e desenvolveu os seus próprios sistemas de exibição para cada um dos canais 4K e 8K destinados à transmissão digital via satélite. Durante este processo, também são discutidos recursos técnicos, como compressão de vídeo, transporte de mídia, transmissão multicast IP, modulação 16APSK e modulação hierárquica para se adaptar a atenuação do sinal devido à chuva – fato que pode inclusive interromper a recepção.

 

“Essas tecnologias avançadas nos permitirão expandir serviços como UHDTV, High Dynamic Range, som multicanal  22.2 canais, legendas e closed caption com base na linguagem Timed Text Markup, conteúdos de mídia em HTML5 e o Guia de Programação Eletrônica”, explica.