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Experiência do usuário é fator determinante para orientar produção de conteúdo multitela

A TV passa por momento de ressignificação e a internet está no coração dessa revolução. “Se você existe, se você está no mercado, você está multitela”. Essa máxima, dita pelo head de convergência da Globosat, Guido Sarti, foi a tônica do painel “O consumo de mídia e conteúdo na era das multitelas”. Ainda segundo o executivo, responsável por moderar o painel, a TV está em constante estado de transformação. “A gente vive um momento de ressignificação da TV, tanto como conteúdo quanto plataforma. E a internet está no coração dessa revolução, gerando mudanças de hábitos impulsionados pelas tecnologias”.

O painel teve também a presença de Raphael Jimenez, diretor nacional de publicidade da Elemídia, e Rafael Gonçalves, gerente executivo de mídia integrada na BRF. Durante a conversa, os três disseram concordar que a experiência do usuário é que determina qual plataforma terá sucesso. “A tecnologia e experiência do consumidor é que modelarão a indústria. Estamos vivendo um momento muito desafiador do mercado”, afirmou Jimenez.

Como exemplo, Gonçalves, da BRF, citou o comercial da Renault para lançar o Kwid Outside. Criado pela DPZ&T, o comercial recriou uma cena da série de animação Caverna do Dragão, em formato de live-action. A mídia ganhou bastante sucesso e foi replicada por diversas plataformas, telas, formatos e gerou muita discussão, inclusive em fóruns de fãs fora do Brasil. “Virou conversa de bar, circulou em WhatsApp, foram criados conteúdos menores para todas as mídias e é um grande exemplo de uma produção de conteúdo correta para uma plataforma correta”, afirmou Gonçalves.

Jimenez, da Elemídia, lembrou que há 15 anos as empresas conseguiam comunicar suas marcas por intermédio de poucos meios de comunicação. “O hábito de consumo mudou radicalmente e hoje temos diversas formas e mídias para explorar várias possibilidades”, disse o executivo.