VoIP MEXE NO MERCADO DE TELEFONIA

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VoIP MEXE NO MERCADO DE TELEFONIA
PARA AJUDAR NA REDUÇÃO DE DESPESAS COM TELEFONIA, MUITAS EMPRESAS ADOTAM SISTEMA QUE USA PROTOCOLO DE INTERNET PARA COMPLETAR CHAMADAS; A EXPECTATIVA DOS ESPECIALISTAS É DE QUE EM TRÊS ANOS SEJAM 55 MILHÕES DE USUÁRIOS EM TODO O MUNDO
Da Redação
De dois anos para cá a tecnologia de voz sobre protocolo IP (VoIP) vem conquistando um número significativo de adeptos. A maior vantagem da tecnologia VoIP é a redução dos custos de utilização dos serviços de telefonia comum, principalmente em ambientes corporativos. As redes de dados já instaladas passam a transmitir também voz e os custos podem ser zero. Isso tem sido possível porque a qualidade e segurança aumentaram e, comparado com os custos da telefonia tradicional, é mais barato usar a telefonia IP, que trafega voz – em vez de dados – pela mesma rede da internet.
Pesquisa divulgada no início deste ano mostra que até 2009, 55 milhões de usuários deverão utilizar o VoIP. O levantamento feito por um instituto de pesquisas indica que o número de usuários de soluções ou serviços de VoIP em todo o mundo chegou a 16 milhões em 2005. O estudo também considera que empresas fornecedoras de TV por assinatura, como as empresas de TV a cabo, também fazem parte da mudança, uma vez que estão adicionando serviços de comunicações por serviço de comando de voz ao seu leque de ofertas em vários países. Só no Brasil, por exemplo, existem 40 diferentes fornecedores com alguma modalidade de VoIP atualmente, indo de grandes empresas de telefonia como a Brasil Telecom ou GVT passando por empresas de TV a cabo como a TVA.
Empresas que ainda não fazem uso do sistema avaliam com muito interesse a possibilidade de adotar o VoIP. Estima-se que cerca de 240 mil empresas tenham condições de adotar a tecnologia de telefonia via internet. Entre as características comuns dessas instituições está o fato de serem usuárias de banda larga e terem mais de quatro funcionários.
A expectativa é que boa parte desse total migre para o VoIP nos próximos dois anos. A vantagem do sistema é que ele permite a redução significativa da conta telefônica, principalmente nas ligações de longa distância, pois utiliza o protocolo de internet para completar as chamadas, ao invés de lançar mão de redes tradicionais de telefonia. Além disso, ele tem suporte a sistemas unificados de mensagens e pode integrar correio eletrônico, de voz, fax e mobilidade, permitindo que um usuário acesse seu sistema de qualquer lugar e não necessariamente do seu posto de trabalho.O que é
VoIP é a sigla de Voz sobre IP. É um termo utilizado para caracterizar o serviço que consiste em transmitir informação de voz através do Protocolo IP (Internet Protocol). De uma forma geral, significa enviar informação de voz em formato digital dentro de pacotes de dados, ao invés do tradicional protocolo de comutação de circuitos utilizado há décadas pelas companhias telefônicas.
A tecnologia VoIP, basicamente, converte sinal de voz (analógico) para o formato digital, usando tanto a infra-estrutura de dados, quanto a infra-estrutura analógica. Assim que começou a se popularizar, o VoIP foi encarado como um “inimigo” das empresas de telefonia tradicionais. Mas, logo, viu-se que essa tecnologia é, na verdade, um novo produto a ser explorado. Além das vantagens relativas aos custos, há ainda a questão do constante aumento de qualidade. Já há casos em que a qualidade sonora do VoIP supera a qualidade de uma ligação telefônica convencional.
Diversas empresas já oferecem Voz sobre IP corporativo; empresas com filiais em qualquer parte do mundo já podem falar entre si a custo zero. Também existem empresas que oferecem VoIP para efetuar ligações para telefones fixos e móveis, envio de fax e até vigilância remota. O sistema ainda é pouco difundido no Brasil, mas já se pode receber ligações VoIP em telefones fixos e celulares. A tecnologia ainda não foi homologada, por isso ainda não é possível ligar do telefone fixo ou celular para um telefone VoIP. Existem vários processos em andamento na Anatel para homologação do sistema, mas é uma questão delicada, pois a homologação certamente afetaria as empresas de telefonia do Brasil. Atualmente, a tecnologia VoIP não se limita às empresas; graças ao programa Skype, o uso de voz sobre IP está sendo possível também a usuários domésticos.
Esse tipo de tecnologia não substitui a telefonia convencional, pois as ligações locais ainda dependem de telefones e centrais PABX comuns. O sistema está em crescimento no Brasil porque permite interligar diversas filiais de uma empresa com escritórios espalhados pelo Brasil ou em outros países de maneira eficaz e econômica.
Para que seja possível a interligação das redes telefônicas convencionais com o VoIP, geralmente usa-se um equipamento denominado Gateway. Ele é responsável por fazer a conversão do sinal analógico em digital e vice-versa, além de fazer a conversão para os sinais das chamadas telefônicas. Existe ainda o Gateway Controller (ou Call Agent), que é responsável por controlar as chamadas feitas pelo Gateway. Para as ligações em longa distância, são utilizados equipamentos conhecidos por Gatekeeper. Eles gerenciam uma série de outros equipamentos e podem autorizar chamadas, fazer controle da largura de banda utilizada, enfim, de maneira genérica, ele pode ser entendido como uma central telefônica para VoIP.