Um mar de novidades

Em sua 22ª edição, a SET Broadcast & Cable é reconhecida como a principal iniciativa no segmento de tecnologia em equipamentos e serviços para engenharia de televisão, radiofusão e telecomunicações da América Latina. Além da feira com expositores nacionais e internacionais, o evento contempla o Congresso SET, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão.
Este ano, a organização espera um público de 10 mil pessoas entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.
Além do momento de encontro de profissionais do setor, a Broadcast & Cable é o momento que as empresas escolhem para apresentar ao mercado brasileiro quais são as novidades em termos de produtos e serviços. Normalmente marcada pela chegada das tecnologias já lançadas em eventos internacionais do que por lançamentos em si, a feira deste ano promete uma série de novidades. Algumas delas você confere aqui em primeira mão.

AD DIGITAL

Aproveitando a feira como grande oportunidade de negócios, a AD Digital, que este ano traz um estande 30% maior, abrigando soluções de cada etapa do Workflow. “Da captação ao armazenamento, do hardware ao software, da banda-base a soluções de TI. Os fluxos de trabalho foram customizados e integrados para atender aplicações distintas como jornalismo, esportes, eventos ao vivo, educação à distância”, comentou Sônia Poloni, Gerente de Marketing.

Esportes
Logger: para o ingest de vídeo ao vivo. “A variedade de configurações e a capacidade de mudar a interface dinamicamente com base nos dados e contexto faz o Logger diferente de qualquer outra ferramenta de metadados disponível no mercado. Você pode clicar em um botão que diz “Gol”, em vez de escrever “Gol”. E há botões com os nomes dos jogadores, para anotar quem fez o gol. Com isso, ele elimina erros dos usuários e torna o processo de log mais rápido. No passado breve teria que digitar “jogador marcou um gol”, e isso não fazia muita coisa, porque não estava ligado a uma ferramenta de MAM. À medida que o conteúdo está vindo ao vivo, ele está na sua timeline”, explica Darcio Pascale, diretor de tecnologia da AD Digital.
Colaboração
Baseada em HTML, o Xchange permite lidar com a mídia de vários lugares. Nele você pode revisar clipes, aprova-los ou rejeitá-los para ir ao ar, fazer marcações, tudo da nuvem. No iPad, pode entrar num avião sem internet, e ter acesso ao conteúdo para colocar marcações, metadados. Quando você tem uma conexão de internet novamente, ele envia para o MAM.
Gestão Empresarial
A principal oferta é o GMedia Plan, capaz de gerir de forma centralizada a operação de produções como teledramaturgia e seriados que demandem planejamento e elaboração de orçamentos, gestão de custos e compras, alocação de recursos humanos, equipamentos e demais recursos de estúdios, edição, DSNG/Uplink, externas, áudio, controle mestre, reportagem.
AVID
Como gravar em qualquer ambiente de armazenamento Avid, SAN, NAS ou mesmo localmente na solução de ingest utilizando as capacidades de re-wrapping, usar soluções de ingest e outgest para migração entre ambientes Avid e MXFOP1a.
MAM
Como repórteres e operadores de ingest podem decupar um conteúdo – ingestado ou que está sendo ingestado – através da interface de catalogação em baixa resolução e como o mesmo pode ser disponibilizado em tempo real em uma ambiente colaborativo onde jornalistas, produtores, diretor de jornalismo e editores podem através de um processo de revisão modificação e aprovação de conteúdo enviar ao ar em tempo recorde um matéria jornalística.
CEDOC
Automação nas tarefas recorrente de arquivamento e movimentação de conteúdo fora da área de produção e pós-produção. Os centros de documentação podem se tornar totalmente gerenciados e permitir a mesma rapidez e eficácia de uma busca Google.

AVID

“A Broadcast & Cable é a maior feira do setor no Brasil. Além disso, o evento é uma ótima oportunidade para apresentarmos nossas novas tecnologias, assim como, discutir os desafios existentes no mercado, e como as soluções Avid podem ajudar a transformá-las em oportunidades para nossos clientes”, comenta o diretor de regional da Avid no Brasil para o segmento de vídeo, Danillo Garcia.
Um dos principais produtos expostos durante o evento será o Interplay Sphere, indicado ao Prêmio SET na categoria “Melhor solução em gerenciamento de conteúdo (MAM) e/ou workflow lançada no biênio 2012-2013”. O Sphere é uma plataforma que apresenta novas possibilidades de conectividade universal para produção, permitindo que o cliente faça ingestão e edição de conteúdo localmente, possibilitando a movimentação da mídia fluidamente entre o local da notícia e as instalações da produção, de forma colaborativa, em tempo real e de qualquer lugar, por meio da internet, mantendo editores, repórteres e produtores conectados ao grupo de trabalho.
Além do Interplay Sphere, a Avid apresentará também suas soluções completas para o fluxo de trabalho de broadcast, novos produtos e atualizações anunciadas nos últimos meses pela empresa nos Estados Unidos, como Avid Motion Graphics 2.5, ISIS® 7000, ISIS 5000, ISIS 2000, Avid AirSpeed 5000, Interplay Production, Interplay Central, Interplay MAM 4, Interplay Pulse, iNews, iNews Command, Media Composer 7, Pro Tools 11, Pro Tools|HDX, Avid S3L System e VENUE SC48 Remote System.
Outro destaque da empresa deve ser a apresentação do console de áudio S3L System pela primeira vez no Brasil.

EI TV

Na área de Datacasting a EI TV apresenta o EiTV Remux Datacaster, um único equipamento capaz de fazer a Remultiplexação do sinal e inserir Closed Caption, aplicações Ginga e EPG. Desenvolvido totalmente em hardware FPGA, o EiTV Remux Datacaster torna a adequação as exigências da norma ISDB-Tb acessível a emissoras de pequeno e grande porte, viabilizando projetos de digitalização do sinal de TV no menor custo possível.
Já no segumento de Closed Caption, a solução é composta pelo software integrador EiTV CC Studio e encoders/ decoders nos padrões CEA-608/708 e B37 (HD e SD) para a geração de Closed Caption online e offline de acordo com as normas previstas no padrão ISDB-Tb.

LEADER INSTRUMENTS

Na SET Broadcast & Cable a americana Leader Instruments apresenta o novo monitor de sinal de transmissão digital. Projetado para prestadores de serviços de transmissão, operadores de rede de televisão por cabo e integradores de sistemas de transmissão, o LF 6800 permite a medição do sinal do canal correspondente a uma gama de formatos de sinal de transmissão globalmente utilizados.
Trata-se do padrão de televisão digital terrestre de radiodifusão (ISDB-T/Tb), a radiodifusão digital BS (ISDB-S), a radiodifusão digital CS (DVB-S/DVB-S2), além da transmissão digital CATV (ITU J.83 B / C) utilizada no Japão. Uma interface Ethernet integrada ao sistema permite fácil controle de vários monitores LF 6800 de qualquer local por meio de um único PC, utilizando um navegador web padrão. Os protocolos de Ethernet SNTP SNMP, HTTP e FTP também são compatíveis com o sistema.
Outra característica do produto é que um sinal de alarme pode ser ativado automaticamente quando a qualidade de sinal, de um ou mais canais, sai dos parâmetros de medição predefinidos. Um registro completo de dados relevantes é mantido para inspeção e análise. Além disso, esses dados também podem ser transferidos como um arquivo para referência em outros locais.
O LF 6800, que ocupa uma unidade de rack de altura e meio de largura, pode ser totalmente configurado e operado a partir do painel frontal por meio de um display alfanumérico de LCD, quatro botões de controle além de um menu e conexão para entrada de dados. LEDs fornece a confirmação de energia, Ethernet, controle remoto e status do alarme. Portas USB e de ligação remotas estão localizadas no painel frontal.

LINEUP

A LineUp, integradora e fornecedora de soluções completas para o mercado brasileiro de broadcast, aumentará sua participação na Broadcast & Cable 2013. Com um estande ainda maior que na edição passada, a empresa aproveitará o evento mais importante de multimídia da América Latina, para apresentar grandes novidades e para consolidar com maior transparência a integração com a gigante mexicana Comtelsat.
Devido à importância que o ano de 2013 tem representado para as empresas, que juntaram forças no ano passado, a LineUp e a Comtelsat aproveitarão esta edição da Broadcast & Cable para impulsionar a comunicação com o mercado e apresentar, com total transparência, todas as novidades que cercam a integração das duas empresas. “Nossa intenção este ano é dar total atenção à comunicação com os clientes, pois é importante que se esclareça que as últimas mudanças nos possibilitaram maior abrangência no mercado, integração de mais soluções e capitalização de mais recursos para viabilizar qualquer negócio”, declara Nilson Fujisawa, sócio e diretor da LineUp.
Com foco na consolidação como uma integradora, que pode prover soluções de acordo com a demanda e necessidade de cada cliente, a LineUp prepara sua maior participação de todos os tempos em uma Broadcast & Cable. A começar pelo tamanho de seu estande, que este ano terá 180 m2, a empresa pretende expor o quão forte e completa ficou sua atuação após a chegada da Comtelsat.
Dentre os destaques de seu estande, a empresa mostrará uma Unidade Móvel de 9m, com expansão lateral. A OBVan, que estará disponível para comercialização após o evento, é um projeto da LineUp em parceria com a RFCom e tem infraestrutura para 20 câmeras. Além de super slow motion preparado para 20 sinais, a UM possui áudio 5.1 com 48 Faders e Loudness control. A comunicação é via Matrix Digital de 128 portas, possui modulo 3G, frame syncronizer, multiviewer, gerador de caracteres e 14 lentes de 42 /25 /22/18 e12x. A Unidade Móvel estará oferecendo Turnkey aos clientes brasileiros.
Outro destaque do estande da LineUp será o espaço reservado para exposição de soluções de MAM/DAM, com todas as parceiras que representamos. A LineUp também preparou um cenário para demonstração das câmeras GY-HM790 e GY- -HM650, da JVC, e a nova linha de câmeras LDX, da Grass Valley. Além de trazer uma área exclusiva para apresentação de Sistemas de MAM/ Archive/Robótica (Front Proch, Aveco, SI-Media, Grass Valley, Spectra); soluções em transferências de arquivos por meio da ASPERA e da AXON (Soluções em Master Control, Convertes, Multiview); soluções em Loudness Control com a Jünger Audio; soluções de transmissão da Cobham; soluções para monitoração de sinal ISDBT, da Traffic Sim; Dejero (Contribuição de vídeo em 3G e 4G); e Kroma Telecom (Monitoração e Sistemas de Intercom).

Uma grande feira, um grande ano
Este ano, a LineUp prevê um crescimento expressivo, pois as médias e pequenas emissoras deverão continuar os investimentos na digitalização dos sistemas, bem como em sistemas de MAM e soluções de Loudness Control – lembrando que desde 12 de julho de 2013 entraram em vigor as sanções previstas na Lei do Loudness. Isto, certamente, possibilitará o fortalecimento do mercado e o favorecimento de empresas, assim como a LineUp, que tenham uma equipe de engenharia com expertise na digitalização, instalação e capacidade de realização de grandes projetos, desde a concepção até a finalização/entrega.
Durante a Broadcast & Cable 2013, a LineUp apresentará suas novas representações, que estão sendo agregados ao novo portfólio da empresa, que revela a consolidação da LineUp com a Comtelsat, como as soluções da empresa DEJERO (Contribuição de vídeo em 3G e 4G); SI-Media (Solucões em MAM); AXON (Soluções em Master Control, Convertes e Multiview) e Civolution (Tecnologia de Marca D’Agua Digital e Sincronização Automatica de Video/Audio), ainda irá consolidar as parcerias antigas demonstrando suas soluções.

LUMATEK

Com mais de 20 anos no mercado Broadcast, a Lumatek Brasil, apresentará na Brodcastc & Cable 2013, sua mais nova parceira: Mole Richardson. Trata-se de uma empresa com quase nove décadas de experiência que estará exibindo os lançamentos expostos na NAB 2013, ressaltando os novos modelos de Fresnéis Leds, com potências de 110, 150 e 220 w, que substituem os refletores hálogenos de 650, 1000 e 2000 w respectivamente, bem como a linha linha HMI com design moderno, muito mais leves e portáteis comparados aos já existentes no mercado. Após o encerramento da feira, os equipamentos estarão expostos, no show room da Lumatek, localizado à Rua Dona Avelina, 242 – Vila Mariana – São Paulo-SP.
ESTANDE: B20/B21.

LUX TECNOLOGIA

Quem busca por soluções audiovisuais encontrará novidades em baterias do tipo Broadcast e painéis Led de última geração no estande da Lux Tecnologia na SET Broadcast & Cable, ela é a única empresa do mercado brasileiro a oferecer este tipo de baterias (V-Mount e Gold Mount) de 230Wh. Outro diferencial da empresa são os painéis de Led do tipo Fresnel e Sun Gun. Os produtos usam os melhores componentes do mercado, com células de baterias Sony ou Samsung e LEDs da marca Cree.
No estande da empresa também estarão expostos produtos do portfólio da empresa: baterias e carregadores de baterias broadcast; baterias e carregadores de baterias DV; painéis de LED; fresnel de LED; Sun guns de LED; PLs; HMIs; Fresnel;
A Lux Tecnologia soluções audiovisuais, presta consultoria técnica gratuita. Entre seus diferenciais, o portfólio de produtos da empresa está disponível à pronta-entrega. Além de equipamentos audiovisuais, a empresa também oferece uma ampla variedade de acessórios, como cases, tripés, lâmpadas, adaptadores, conectores e cabos. Outro diferencial da empresa é a qualidade do seu serviço de assistência técnica com troca imediata de produtos mediante constatação da garantia.

MEGATRAX

Trilhas sonoras de Hollywood serão apresentadas para o público da 22ª edição da Broadcast & Cable pela Megatrax Production Music, líder independente em música para produção de filmes, programas de televisão, rádio, audiovisual, propaganda e multimídia, de 20 a 22 de agosto, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo. A empresa levará ao evento, com exclusividade para a América Latina, dois catálogos novos de música para trailers, cinema, programação de televisão e publicidade.
As grandes novidades da Megatrax são as parcerias com os catálogos Deep East Music (DEM), do Reino Unido, e a Q-Factory, de Hollywood. O primeiro é um label britânico, jovem e trendy, com sons indie que chegam agora, através da Megatrax, para os mercados dos EUA e América Latina. O norte-americano Q-Factory é um catálogo premium de trilhas para trailers, criados pelo renomado compositor de Hollywood, Robert Etoll.
Sucesso de acessos no site da Megatrax, o catálogo da DEM possui disponível 82 álbuns com as mais variadas temáticas, voltados para chamadas televisivas e comerciais, reúne mais de 4 mil trilhas em 24 novos CDs, produzidos a cada ano. Assim como o catálogo de luxo Q-Factory, que traz mais de 1.450 trilhas, em 25 álbuns, com músicas e design de som para uma infinidade de temas, oferecidos exclusivamente pela empresa ao público brasileiro. Segundo o presidente da Megatrax, Ron Mendelsohn, Q- Factory é um dos maiores catálogos do mercado internacional de música para trailers e diz esperar muito da parceria, que já acontece há 16 anos nos EUA, no Brasil. “A música de Etoll é muito procurada no mundo inteiro e não apenas para o cinema, mas também para chamadas, comerciais e muitos outros tipos de produções. Nós estamos muito satisfeitos em cooperar com esse sucesso por meio da representação exclusiva, na América Latina”, comenta.
Outro importante destaque é o volume Sabor Brasil, da coleção Sensación, lançado no final de 2012, com 16 faixas que passam por ritmos como Samba, Forró, Bossa Nova, Gafieira, Axé, Funk Carioca e Maracatu. Criado e executado pela renomada produtora nacional Nova Onda, é voltado às empresas que querem contar com a brasilidade em suas trilhas sonoras.

SNEWS

A Snews, empresa nacional, traz para a edição desse ano da Broadcast & Cable 2013 equipamentos e softwares para automação, soluções multiplataforma e geradores de caracteres. Os visitantes que passarem pelo estande da empresa poderão conferir demonstrações e conversar com especialistas da área. Entre os produtos apresentados, o estande da empresa irá apresentar:
ANews – trata-se de um software para automação de telejornalismo, desenvolvido com o auxílio de consultores e jornalistas em atividade. Esta é uma solução multiplataforma, que possibilita maior flexibilidade ao cliente, além de contar com uma estrutura que contempla todas as áreas envolvidas na produção de um programa de jornalismo.
PlayNews – nova versão do exibidor de matérias para jornalismo que roda na plataforma Mac. A grande novidade fica por conta da versão multicanal e suporta exibir arquivos multiformatos.
Gerador de Caracteres – trata-se da mais nova solução SNews, que roda na plataforma Windows e está integrado com a solução de Newsroom e Exibição.

SONY

Sony apresentará seus produtos da linha profissional em 4K, como o adaptador HXR-IFR5 para o gravador 4K AXS-R5 para a câmera NEX-FS700; o novo monitor de LCD 4K PVM-X300; as câmeras 4K PMW-F55 e F65. Uma das grandes novidades é o seu novo monitor profissional 4K, o PVM-X300.
Outros produtos da Sony serão apresentados durante a SET Broadcast & Cable 2013, como o deck SxS PMW-1000, com duas entradas para cartões, além de uma entrada USB para transferir facilmente todo o seu conteúdo em um HD externo, facilitando assim o manuseio e manipulação de arquivos em outras estações. O PMW-50 também será demonstrado, sendo um gravador de memória portátil SxS que suporta fortemente a produção de vídeo XDCAMHD 422. Desde a introdução das camcorders desta linha: PMW-100/200/500, a utilização de memória SxS pelas emissoras e produtoras está aumentando rapidamente. O PMW-50 permite aos usuários reproduzir e visualizar o conteúdo (através de um painel LCD de 3,5 polegadas) gravados em um cartão de memória SxS, copiar os dados do cartão SxS para outros dispositivos de armazenamento, gravar um sinal SDI externo ou converter um sinal de SDI para i.LINK, entre outros. Durante a feira será lançada a câmera a PMW-400, câmera da linha XDCAM-EX tque vem para substituir a PWM-350, já consolidada no mercado mundial e brasileiro de câmeras ENG com sistema de gravação em cartões de memória SxS. A grande novidade da PMW-400 é o suporte nas gravações do formato MPEG HD 4:2:2 50Mbps.
Também será apresentada, primeira mão, a PMW- 300, uma camcorder da linha XDCAM, equipada com três sensores CMOS Exmor Full-HD de 1/2 polegada, que são capazes de fornecer imagens incríveis, mesmo em condições de pouca luz. O modelo é ideal para os produtores que necessitam de uma camcorder flexível semiombro, que pode ser facilmente adaptada para atender a uma ampla gama de produções.
O novo adaptador CBK-WA100 para a série XD- CAM, chega com o intuito de possibilitar às câmeras desta linha o envio de arquivos de gravações via conexão Wifi, 3G ou 4G, facilitando aos profissionais em campo enviarem arquivos para as emissoras ou produtoras no mesmo momento em que a matéria acontece.
Estará exposta no estande da Sony a unidade de produção ao vivo NXL-IP55 em conjunto com o novo Anycast Touch. O NXL-IP55 permite a transmissão de até três sinais HD-SDI com baixa latência para aplicações ao vivo através de uma única conexão ethernet 1Gbps, minimizando a necessidade de cabeamento na infraestrutura.
Outra grande novidade é o novo modelo da linha Anycast, o AWS-750, que possui painel duplo com tecnologia Touch, além de ser indicado para pequenos eventos, aplicações de shows ao vivo, uso em universidades com cursos voltados à área de Broadcast, assim como transmissões para ensino à distância. Na parte de switchers, será possível ver o recém-lançado MVS-6520.
No âmbito do storage a Sony mostrará sua linha completa de novos lançamentos para armazenamento de dados na nova mídia ODA – Optical Disc Archive, incluindo as opções de drives com interface USB, para soluções de baixo custo, até mesmo os novos modelos com suporte à tecnologia Fiber Channel para sistemas de maior porte e complexidade, incluindo as versões de robóticas.

THOMSON

Durante a SET Broadcast&Cable, a Thomson Video Networks vai apresentar soluções avançadas de contribuição e distribuição, incluindo a nova versão de oito canais da plataforma modular de contribuição ViBE CP6000 e o enconder HD/SD multicanal ViBE EM4000. Também trará o sistema de multi-tela com HEVC para ISDB-T e OTT ViBE VS7000.

ViBE CP6000 e EM4000
Projetado para aplicações de contribuição e distribuição, o CP6000 garante oito canais para encoding ou decoding em uma única unidade de rack, com quatro slots intercambiáveis para operação fácil e upgrades. O sistema oferece enconding para canais com MPEG-2 4:2:0 8-bit até MPEG-4 4:2:2 10 bit.
Já o ViBE EM4000 é o primeiro encoder que oferece densidade de oito canais HD MPEG-4 AVC em uma unidade de rack, fazendo dela um equipamento ideal para uma grande gama de operações broadcast, incluindo satélite, terrestre, cabos e IP-TV. Com a habilidade de fazer encode em canais HD e SD em MPEG-4 AVC ou MPEG-2, o sistema oferece uma performance até 20 por cento maior do que o convencional.

ViBE VS7000
Potencializado pelo sistema operacional Media- Flex, o VS7000 traz uma ideia de plataforma “tudo entra, tudo sai” que combina simplicidade, confiabilidade, escalabilidade e flexibilidade. Durante a feira, a Thomson vai demonstrar o sistema fazendo enconding em HD, SD, One Seg e Web TV, tudo no VS7000, que também suporta compressão offline HEVC para ISDB-T e OTT.

TIFFEN

A Tiffen, fabricante e fornecedora de filtros fotográficos e acessórios de lente para o segmento de imagem, cinema e da indústria de broadcast, levará para a SET Broadcast & Cable 2013 acessórios para o segmento de imagem digital.
A empresa, que possui mais de 75 anos de experiência no setor, irá expor a sua linha premiada de filtros, além de sistemas de estabilizadores de câmera Steadicam, soluções Lowel de LED para iluminação em locações e estúdios, prompters profissionais on-the-gol e a linha de tripés profissionais Davis & Sanford. Entre as linhas de produtos expostos, estão:
Filtros de câmeras ópticas para foto e vídeo: Tiffen Filters
Equipamentos de iluminação para estúdios e locações: Lowel Light
Estabilizadores de câmera: Steadicam
Teleprompters: Listec
Bolsas para câmeras: Domke
Tripés para foto e vídeo: Davis & Sanford
Cases e straps para câmeras: Zing

WOHLER

Entre os destaques da empresa para a Broadcast & Cable deste ano está o RadiantGrid Intelligent Media Transformation Platform, que oferece uma solução eficiente para transcoding, conversões de padrões, processamento de áudio e aplicações como correção de loudness, controle de qualidade e distribuição de mídia. No coração da plataforma está o TrueGrid, um motor de processamento paralelo, que supera-se em prover a transformação de conteúdo mais rápido do que tempo real, principalmente para conteúdo de logo formato. Automação de fluxos de trabalho casados com integração dos melhore plug-ins, como Tachyon da Cinnafilm, Baton da Interra Systems, e o AERO.file da Linear Acoustic®, permitem uma operação versátil, ideal para a produção em multiplataforma.