TV Gazeta reforça sinal de transmissão e passa a transmitir no Facebook

Novos equipamentos possuem tecnologia contra a queda de sinal. A emissora paulista dá início à transmissão de sua programação completa na rede social como parte da sua estratégia de crescimento e expansão.

Nº 136 – Setembro 2013

Por Fernando Moura

Reportagem

© Foto: Divulgação TV Gazeta disponibiliza sinal via Facebook

TV Gazeta colocou em operação em sua sede de São Paulo novos transmissores da Hitachi Linear que evitarão a queda do sinal.

Segundo um comunicado da emissora “com os novos equipamentos, a queda de sinal se torna quase impossível, pois são dois transmissores que operam simultaneamente num sistema combinado. Caso um dos equipamentos apresente problemas, o outro segue transmitindo. Os transmissores também são equipados com o sistema de refrigeração líquida, tornando-os mais compactos, silenciosos e com menor consumo de energia elétrica”.
Segundo os responsáveis da emissora paulista, desde a regularização do sinal digital, em 2007, a TV Gazeta trabalha com equipamentos que atendem a norma nacional. “Somos a única emissora de grande porte na cidade de São Paulo a apostar em um fabricante nacional, o que facilita também em caso de um eventual suporte ou reposição de peça”, explica Iury Saharovsky, gerente de engenharia da TV Gazeta.
Em comunicado, a emissora afirma que a parceria entre a TV Gazeta e a Hitachi Linear vem desde 2007. Afirma ainda que está investindo em alta tecnologia e opera em sistema digital com conteúdo totalmente produzido em HDTV. Além do canal 11, a emissora está presente nas operadoras NET (Canal 21), Vivo (canal 225), Vivo (11) e Vivo HD (Canal 311).

TV Gazeta passa a exibir programação no Facebook
Segundo a emissora, a decisão de estrear nas redes sociais seguiu a tendência de uma recente pesquisa do Ibope, que aponta que 43% dos internautas dizem acompanhar a televisão quando estão online e 29% dizem comentar as atrações nas redes sociais.
Além disso, por ser uma emissora paulista seu sinal estava limitado ao Estado de São Paulo. Agora, “com essa iniciativa, outros Estados e países poderão acompanhar a programação do canal”, disse a emissora .

A transmissão é realizada via streaming, com resolução 480 x 360 pixels, sendo que o sinal analógico da emissora é enviado ao Adobe Media Encoder, e disponibilizado para a plataforma. Desta forma, o streaming ao vivo pelo Facebook transmitirá toda a programação do canal, durante todo o dia. Também será possível visualizar os próximos programas e as postagens da emissora no Twitter.

© Foto: Rafael Homor/Divulgação A TV Gazeta colocou em operação em sua sede de São Paulo, novos transmissores da Hitachi Linear que evitaram a queda do sinal.

Segundo explicou Roberto Nobrega à reportagem da Revista da SET, o procedimento foi facilitado porque a emissora já disponibilizava os vídeos em seus sites. “Utilizamos o mesmo player para embedded no Facebook”.
Nobrega disse que “o próximo passo do projeto é a transmissão em HD, que está sendo providenciada com a aquisição de placas Blackmagic H.264 Pro Recorder para Enconding SDI”, o que deveria ocorrer até o fechamento desta edição.
A transmissão é gratuita. Para assistir, basta acessar o perfil da TV Gazeta no Facebook e clicar na opção “Ao Vivo”. O serviço de streaming também ficará disponível nos sites dos programas do canal.

www.facebook.com/tvgazetaoficial

Fernando Moura
Redação Revista da SET