Sony apresenta a PMW-300 da linha XDCAM

 

PMW-300 é a primeira camcorder semi-ombro com três sensores CMOS Exmor Full-HD de ½ polegada.

Nº 133 – Maio/Junho 2013

Por Divulgacão/Sony

NOTÍCIAS

ASony anunciou recentemente a PMW- 300, uma camcorder da linha XDCAM, equipada com três sensores CMOS Exmor Full-HD de ½ polegada, que são capazes de fornecer imagens incríveis, mesmo em condições de pouca luz. A PMW-300 é ideal para os produtores que necessitam de uma camcorder flexível semiombro, que pode ser facilmente adaptada para atender a uma ampla gama de produções.
Uma evolução do modelo PMW- -EX3, líder na indústria, a PMW-300 é capaz de gravar 50Mbps em MPEG HD422, atendendo aos padrões de transmissão em todo o mundo. A alta taxa de bits garante uma excelente captura de cenas em movimento rápido, enquanto suas características de sub-amostragem de croma são perfeitas para uma ampla gama de áreas de codificação de vídeo, tais como VFX e aplicações de chroma-key. A camcorder também poderá ser atualizada no futuro para a utilização do codec XAVC da Sony, dessa forma aumenta o ciclo de vida do produto para garantir o máximo de retorno sobre o investimento. O suporte XAVC para HD tem disponibilidade prevista para 2014.
“A Sony continua trabalhando para lançar produtos mais inovadores da linha que atende o segmento profissional brasileiro. Já trouxemos inclusive equipamentos 4K como projetores digitais de cinema e câmeras de cinematografia digital”, afirma Carlos Paschoal, gerente geral de Marketing da Sony no país.
Os três sensores CMOS Exmor Full-HD de ½ polegada oferecem alta sensibilidade à luz e baixo ruído de imagem. Como consequência, fornecem imagens nítidas de alta resolução, mesmo em condições de filmagem com baixa luminosidade. A camcorder também inclui a avançada tecnologia de processamento de sinal da Sony, que suprime o ruído de forma eficaz e, assim, cria visivelmente imagens de altíssima qualidade.
A PMW-300 possui a mesma característica da linha EX-mount de lentes intercambiáveis como a PMW-EX3, tornando-a compatível com vários tipos de lente de ½ polegada e também de 2/3. Existem dois tipos de pacotes de lentes previstos para estarem disponíveis para a PMW-300. Um deles é com uma lente de zoom de 14x, e o outro é com uma lente com zoom de 16x. Ambas as lentes têm um anel de foco para troca rápida entre foco automático e manual. Apresenta visor colorido LCD de 3,5 polegadas com resolução HD (960×540 pixels), o que permite foco preciso para filmagens HD, enquanto a interface de controle remoto padrão 8-pinos e a capacidade de operação multicâmera permitem que a PMW-300 possa ser usada em configurações 3D e sistemas de câmeras high-end.
Com saída HD-SD/SDI e HDMI, a PMW-300 é capaz de se conectar não somente com a infraestrutura das emissoras de TV, mas também com dispositivos equipados com entradas HDMI. As interfaces de timecode e genlock permitem o uso em configurações multicâmera e configurações 3D. O conector remoto padrão 8-pinos permite o ajuste remoto a partir de um controle remoto vendido separadamente.
A PMW-300 tem um modo de gravação padrão de 1080/23.98p, o que oferece uma vasta gama de opções de filmagem. A mudança de até 720/23.98p permite que a camcorder faça até 2.5x de câmera lenta. Com base no feedback dos clientes a PMW-300 possui um design inovador de semiombro que tem um hand grip rotativo, permitindo conforto na gravação durante longos períodos de tempo. O corpo de liga de magnésio da camcorder oferece robustez como a antecessora, PMW-EX3, e pode suportar até mesmo os mais severos ambientes de produção.
Como todas as camcorders XDCAM com gravação em memória de estado sólido da Sony, a PMW-300 possui a opção mais flexível de mídia de gravação no mercado, permitindo aos clientes escolher de acordo com seu orçamento e aplicação, podendo ser no cartão de memória profissional SxS da Sony, bem como outras mídias, tais como SD, Memory Stick e cartões XQD.
Um adaptador opcional wireless, atualmente em desenvolvimento, irá melhorar a gravação proxy, transferência wireless, visualização via Wi-Fi e entrada de metadados. A data de disponibilidade ao mercado ainda não está fechada. Além disso, para melhorar a utilização da PMW-300 pelos profissionais, é possível acoplar microfones profissionais da linha UWP da Sony.
“A PMW-300 incorpora todos os recursos líderes de mercado de nossa família XDCAM em uma camcorder semiombro HD422 50Mbps”, disse Paula Cruz, Gerente de Produto, Sony Professional Solutions, Sony Brasil. “Trabalhamos muito próximos de nossos clientes e sabemos que há uma forte demanda por uma camcorder semiombro versátil que foi projetada para atender às necessidades de emissoras de TV, produção e eventos em geral”.
A PMW-300 com a lente de 14x de zoom estará disponível no mercado em outubro de 2013. A PMW- 300 com a lente de 16x de zoom está atualmente em desenvolvimento e está prevista para estar disponível ainda em 2013.
www.sonypro.com.br