Site da SET foi um dos principais assuntos da reunião de diretoria

INSIDE SET

 

Por Gilmara Gelinski

Zelar pelo site para que ele seja uma ferramenta de consulta com áreas exclusivas para os sócios e mantê-lo sempre atualizado são prioridades da SET. Tanto que foi criado o grupo site para trabalhar todas as questões relativas ao melhoramento do canal eletrônico. Uma das novidades é a tradução do site para o inglês e espanhol. Para o diretor Herbert Fiúza, da diretoria internacional, é muito importante que haja essa ferramenta de tradução para que os membros da diretoria internacional, que não são brasileiros, possam acessar as páginas e obter informações sobre os trabalhos realizados pela entidade.

O endereço virtual será um grande ponto de encontro da entidade. O associado com sua senha poderá acessar locais com conteúdos exclusivos. Além das chamadas, que são feitas por e-mails, o internauta terá no site mais informações. Segundo José Frederico Rehme, do grupo de ensino, “os interessados em participar do Seminário Acadêmico Científico já podem obter informações oficiais sobre o call for papers para o Congresso SET 2012. O internauta terá acesso às instruções de como enviar os trabalhos para apresentação dos acadêmicos científicos”. Para aumentar a divulgação dos trabalhos acadêmicos, a diretoria editorial, Valderez Donzelli, sugeriu que os artigos sejam enviados também em inglês, incentivando a leitura por internautas de outros países.

De acordo com José Munhoz, conselheiro de ex-presidentes, os internautas também poderão conferir no site, a versão eletrônica da edição 125 da revista da SET, que também será traduzida para o inglês. Essas medidas darão dinamismo ao site. Áreas com conteúdos exclusivos para os associados também estão sendo criadas. O associado terá uma senha, e só ele poderá acessar, por exemplo, a compilação de mais de mil palestras realizadas desde 1997, disponíveis, inclusive, para download. De acordo com a secretária executiva, Anna Lucia, “essas palestras relevam o desenvolvimento dos últimos anos da radiodifusão. O espaço é uma retrospectiva histórica de palestras apresentadas em eventos como NAB e Congresso SET”.

Para tratar dessa nova roupagem do site, os encontros de diretorias, pautados pela necessidade da SET em oferecer mais conteúdo e servir cada vez mais e melhor o seu associado, bem como o setor, contarão com o novo Grupo do Site apresentado pelo Rodrigo Arnaut, membro da diretoria de ensino, que tem ao seu lado os engenheiros Salustiano Fagundes, Valderez Donzelli, João Braz, Marcio Pinto e Edmilson Oliveira. Eles estão trabalhando para criar, entre outras ferramentas, novas áreas de consulta dentro do site da SET, inclusive para patrocinadores.

Ponto de encontro
A reunião de diretoria é também um encontro em que os diretores e presidente trazem novidades sobre suas áreas. A presidente Liliana Nakonechnyj falou sobre o encontro FoBTV, que aconteceu em Xangai, em novembro de 2011. Representando o Brasil, no encontro, Liliana compartilhou com os presentes a preocupação a intenção dos integrantes deste grupo em criar mecanismos para padronizar a radiodifusão mundial, sem perder espaço (veja mais na página 12) Deixar destacado para complementarmos.

O diretor de interatividade da SET, David Britto, também aproveitou o momento e esclareceu a medida do governo sobre a obrigatoriedade do Ginga em 75% nos televisores até 2013. Segundo David, “é a primeira vez, aqui no Brasil, que um produto de eletrônica de consumo passou a ter uma obrigação de software. Essa obrigação já está repercutindo em 2012, embora a obrigação só esteja valendo para 2013, pois o processo de produção do produto começa agora em 2012 para chegar às lojas em 2013″.

Considerando o papel da entidade e a situação do Ginga, o diretor de tecnologia da SET, Raymundo Barros, disse ser importante construir dentro da SET um ambiente de colaboração dos radiodifusores e das empresas no tocante às questões de especificação técnica”.

O engenheiro Frederico Rehme, representando o diretor da diretoria de ensino, Carlos Nazareth, noticiou que já foi viabilizado o projeto destinado às universidades interessadas em utilizar a licença do sistema AVID. Cerca de 40 universidades foram escolhidas para receber a licença do software composto por um sistema de edição não-linear que trata as imagens, sons e caracteres gráficos, da mesma maneira que os processadores de texto como o Microsoft Word. A notícia foi comemorada por todos, pois é mais uma conquista da SET em benefício da capacitação de profissionais.

Eventos 2012
Representante do grupo tecnologia, Raymundo Barros, apresentou a grade do SET e Trinta 2012. “Nós preparamos o Fórum da Tecnologia que terá dois temas centrais: “BEYOND HDTV – 4K, 8K, 3D / What comes next? How and When?” moderado pelo próprio Raymundo. Para falar sobre este assunto foram convidados os representantes Hans Hoffmann, da EBU, Hugo Gaggioni, da Sony, Larry Thorpe, da Cannon, e Yoshiaki Shishikui, da STRL. No segundo dia, a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj estará à frente do painel “FoBTV – Future of Broadcast TV”, que terá como palestrantes Mark Richards, da ATSC, Keiichi Kubota, da NHK, e Lieven Vermaele, da EBU. Como acontece todos os anos, as palestras ficam a cargo dos representantes das empresas patrocinadoras do evento. Entre os assuntos pautados estão loudness, iluminação, storage, banda KA e acesso condicional.

Pensando nos preparativos da grade do Congresso SET, Barros afirmou que a NAB pode ser uma fonte de temas relevantes que possam interessar ao Congresso SET. Seguindo também os passos do NAB Show, Rodrigo Arnaut sugeriu incluir no programa do congresso o tema Transmídia por ser um assunto atual e de grande importância para os radiodifusores. Rodrigo explica: “No modelo convencional de radiodifusão a programação é interrompida para levar comercialização e conteúdo. No modelo de engajamento o radiodifusor usa a televisão e o rádio, mas em vez de chamar a atenção pela interrupção, chama atenção pelo engajamento através das redes sociais”.

O grupo formado pelas diretorias editorial, marketing, industrial e eventos estuda a possibilidade de criar mais uma premiação exclusiva para o Ginga, durante o Congresso da SET. O prêmio seria para produtos prontos ou em desenvolvimento. Segundo Almir Almas, da diretoria editorial, a ideia é divulgar o Ginga e incentivar o desenvolvimento de aplicativos para o middleware brasileiro. O modelo do concurso será apresentado na próxima reunião de diretoria. Para finalizar, o consultor Euzébio Tresse falou em nome do grupo regionais, que sugeriu apresentar nos eventos regionais, a mensagem do FoBTV. Os integrantes também sugeriram enriquecer os eventos com a participação de representantes da Anatel e do Ministério das Comunicações para falar sobre o switch off, bem como acessibilidade e outros temas relacionados ao governo.

Para que haja compreensão de todos, as diretorias regionais primam pela linguagem simples nas palestras, atingindo assim, todas as camadas da área técnica. O consultor da SET, em nome do grupo regionais, em sua apresentação pediu para que as demais diretorias façam sugestões de temas a serem abordados nos eventos, conforme a necessidade de cada região. Tresse fechou a apresentação lembrando que neste primeiro semestre acontecem os encontros das regionais sudeste e sul, que acontecerá em maio. Deixar destacado para complementarmos.

GRUPOS DE TRABALHO Grupo Tecnologia/Segmento de Mercado Alex Pimentel, David Britto, Olímpio, Marcello Azambuja, Paulo Kaduoka, Nelson Faria, Herbert Fiuza, Raymundo Barros, Carlos Fini. Grupo Marketing/Eventos/Editorial/Indústria Almir Almas, Amaury Filho, João Braz, José Olairson, Valderez Donzelli, Marcio Pereira, Salustiano Fagundes, Edmilson Oliveira, Silvino Almeida Grupo Ensino Valdecir Becker, Tom Jones, Rodrigo Arnaut, Frederico Rehme, Valderez Donzelli, Eduardo Bicudo Grupo Regional José Cristóvam, Euzébio Tresse, Emerson Weirich, Humberto Abdalla, Luiz Gurgel, Esdras Miranda, Felisberto Barbosa, Pedro Bertolino, Luiz Fausto, Fernando Ferreira, Felisberto Silva, Ricardo Salves, I

 

 

 

Gilmara é editora da Revista da SET . E-mail: gelinska@gmail .com