SET Sudeste 2009: Auditórios cheios e interação entre público e palestrantes

O auditório da TV Alterosa, em Belo Horizonte (MG), recebeu, nos dias 10 e 11 de março, o oitavo SET Sudeste. Foi um sucesso: 160 participantes e 16 palestrantes viram um casamento perfeito entre grade e conteúdo das palestras. “O auditório teve sempre um bom público e houve interatividade plena entre platéia e palestrantes”, diz Euzébio Tresse, consultor da SET ( ).

A maioria dos que compareceram foi formada por mineiros e capixabas. Mas havia gente de Porto Alegre, Campos dos Goytacazes e de diversas outras cidades, que teve a oportunidade de participar de uma instrutiva visita à Serra do Curral, onde percorreram o sítio de transmissão da TV Alterosa.

Roland do Brasil, Mattedi, Screen Service, Agilent, STB, Vídeo Company, Transtel/Dieletric, RF Telavo, SI-Sistemas Irradiantes, CPL Soluções em Acessibilidade, Antenas Ideal e Solletec Soluções apresentaram suas linha de produtos por meio de demonstrações ao vivo de equipamentos ou de catálogos.

A Mattedi apresentou um teleprompter para jornalismo desenvolvido com software nacional que faz a inversão do texto na tela. A Roland mostrou o Vídeo Multiformato, da Edirol, solução de grande utilidade para as emissoras nessa fase de transição do SD para o HD. A Screen Service levou um transmissor completo por meio do qual exibiu um stream captado em um receptor portátil. A Agilent apresentou um analisador de espectro com demodulador ISDB-T e sensor de potência.

Entre os palestrantes, destaque para Carlos Nazareth, professor do Inatel e diretor de ensino da SET, que ministrou um curso sobre TV digital a ser replicado em todos os eventos regionais da SET. David Campêlo, da TQTVD Software; Felipe Siqueira, da Sony; Glayson Miranda, da TV Globo/ Minas; Rogério Massa, da Agilent; José Carlos Aronchi, da AD Digital; Dante Conti, da Transtel/Dieletric; André Altieri, da Cisco; Sérgio Constantino, da Panasonic; o diretor da Screen Service do Brasil Júlio Prado Rocha; Geraldo Melo, da TV Alterosa e SET; Rodrigo Castanheira, da Kathrein; Jaime Ferreira, da Grass Valley/Thomson; Carlos Fructuoso, da Linear; Sidnei Brito, da Scopus e Marcelo Zanot, da Ideal Antenas, falaram entre outros temas de interatividade e novas tecnologias para jornalismo.

Na manhã do segundo dia do evento, os radiodifusores receberam mais um incentivo para participar da NAB 2009, por conta do anúncio de um pacote feito pela delegação AMIRT – BRAZILUZA. No endereço eventos/setsudeste2009/ realizado.htm) o leitor pode ter mais detalhes sobre o assunto e acesso às palestras do evento).

SET alcança a maioridade
A SET completou 21 anos em 25 de março. Desde 1988, entre o rosário de suas realizações, a entidade, cujo primeiro presidente foi Adilson Pontes Malta, conta a contribuição ativa para a modernização do padrão Pal-M e a implantação da TV digital no Brasil, em que exerceu papel de protagonista.

A SET tornou-se importante ainda por causa dos seus congressos e eventos regionais e também por outras iniciativas, como a organização da caravana de profissionais do meio de Rádio e TV que todo ano ruma a Las Vegas para participar da NAB e do SET e Trinta, um café da manhã – recheado de palestras sobre novas tecnologias – servido no próprio pavilhão da NAB e que já foi estendido ao IBC, evento similar ao da NAB, mas realizado em Amsterdam (Holanda).

SET reúne diretoria e discute NAB 2009
Para discutir as diretrizes da difusão do padrão ISDB-TB pelo Brasil e pelo mundo, a NAB 2009, as metas e resultados das respectivas diretorias, entre outros assuntos, 32 membros da diretoria da SET se reuniram durante todo o dia 7 de março na capital paulista.

Depois de agradecer a todos que compareceram e fazer breves considerações sobre a dinâmica da reunião, a presidente Liliana Nakonechnyj deu início às apresentações.

O diretor executivo José Munhoz, e a secretária executiva, Anna Lúcia, apresentaram as estruturas físicas e operacionais das sedes da SET em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Proposições sobre a NAB e sobre o SET e Trinta – encontro brasileiro dentro do evento americano – foram feitas pelo diretor de tecnologia Raymundo Barros.

A diretora editorial, Valderez Donzelli, tratou da edição em espanhol da Revista da SET, que dará detalhes do Sistema Brasileiro de TV digital aos países americanos que, por ora, não definiram como digitalizarão seus sinais.

Todas as diretorias apresentaram os resultados obtidos até agora e participaram de discussões sobre os Congressos da Abert, AES e possíveis estratégias para Call for Papers (conjunto de textos sobre um determinado assunto reunidos em um documento enviado para uma lista de pessoas/ entidades) e de ensino à distância.

Revista da SET – ed106