SET Nordeste 2009

A capital pernambucana recebeu nos dias 20 e 21 de julho o SET Nordeste no qual 200 participantes foram saciar seu interesse pelas novidades técnicas e tecnológicas do mundo da radiodifusão e em especial da TV digital. O SET Nordeste mostrou os diversos ângulos do cenário atual do setor em 17 apresentações. O diretor da SET no Nordeste, Antonio Paoli, foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da organização do evento. Com iniciativa e mobilização, 100 inscrições foram obtidas em apenas cinco dias e 15 novos associados foram cadastrados.

As TVs Jornal e Globo Nordeste falaram sobre seus processos de implementação do sinal digital, com detalhes sobre investimentos, criação de projetos, mudanças feitas para abrigar a estrutura analógica e digital entre outros aspectos. A Abert ocupou seu espaço para falar sobre o HD Rádio, enquanto o Inatel, com o auxílio de parceiros, promoveu um curso de TV digital.

Os principais painéis abordaram os seguintes temas: antenas; o uso de Gap Fillers, iluminação; interatividade com o middleware Ginga; sistema de jornalismo tapeless (HD/ SD); produção em 3D; polarização circular elíptica; recepção de TV digital; redes de frequência única; sistemas de servidores e transmissão de vídeo digital.

Os agradecimentos pelo sucesso do evento vão para 4S Informática; Abert; Century do Brasil; Cisco do Brasil; EITV; Energia; Harris do Brasil; Ideal Antenas; Imagenharia; Inatel; Linear; RFS; Screen Service do Brasil; Sony; Transtel; TV Globo de Recife e TV Jornal de Recife

Trabalhos no Congresso SET 2009
Com o objetivo de incentivar a pesquisa e a inovação em TV digital, a SET desenvolveu em junho uma campanha para requisitar aos associados SET, radiodifusores, acadêmicos e pesquisadores que enviassem resumos de trabalhos para serem apresentados no Congresso SET 2009. O material recebido, composto por 58 resumos de autores de entidades e empresas que atuam no mercado audiovisual, foi reunido para análise, na qual foi possível identificar 34 trabalhos que podem atender à demanda da sessão acadêmico-científica e outros 24 pertinentes a outras sessões do congresso.

A Comissão de Seleção, formada por membros das diretorias de Ensino, Editorial e de Tecnologia da SET e seus respectivos comitês, analisará e selecionará os papers que serão apresentados no evento. Esta seleção obedecerá aos critérios de compatibilidade com os objetivos, finalidade do congresso e disponibilidade da grade de programação. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o congresso e publicados nos anais do evento.

Abert e SET em parceira de resultados
Depois da participação – em seis sessões sobre TV digital – no Congresso, Exposição Exposição e Seminário Técnico da Abert, em Brasília durante o mês de maio, a SET convidou a Abert para desenvolver e moderar as sessões de Rádio digital no Congresso da SET 2009. Aceito o convite, o próximo trabalho em conjunto demonstra que a parceria entre as entidades vem se consolidando. A Abert também participou dos eventos SET Sul e SET Nordeste neste ano, com palestras sobre o status do Rádio digital.

SET aluga sala de reuniões em São Paulo
A sala de reuniões multimídia da SET, em São Paulo, já pode ser alugada pelas empresas para apresentações diversas. O espaço foi aberto no final do mês de maio para evento da Guedes Mídia Digital, no qual a empresa apresentou seu recémfinalizado Plano de Negócios 2009-2012 aos novos colaboradores e parceiros, o qual aponta que 70% das atividades em comércio e prestação de serviços em soluções completas sobre fibra óptica estão focadas no mercado de radiodifusão, TV por assinatura, telecomunicações e TI. A Guedes aprovou a atenção e disposição da equipe da SET em fazer o melhor para o sucesso do evento e ficou inteiramente satisfeita com a infra-estrutura do local, que conta projeção em datashow, sistema de wireless de internet, entre outras comodidades.

*Anna é secretaria executiva da SET (RJ) e Pedro Lívio é jornalista da Revista da SET

Revista da SET – ed. 108