SET e trinta – Apresentações entusiasmam a platéia

 ANO XXI – N.114 – MAI/JUN 2010
Apresentações entusiasmam a platéia
*Raphael Bontempo

O tradicional café da manhã realizado às 7 horas, na sala S229/330 da NAB, deu início a mais uma edição do encontro SET e Trinta, que superou a participação do ano anterior, com 350 inscrições. A presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, abriu o evento, enaltecendo a participação expressiva dos profissionais brasileiros, e elogiou a TV Aberta no país, qualificando-a como uma das melhores do mundo.

Uma homenagem póstuma foi feita pelo presidente-fundador da SET, Adilson Pontes Malta, ao ex-presidente da SONY, o Engº. Masahiko Morizono, que faleceu em março.

Os palestrantes do primeiro dia foram: Keith Pelletier, da Dieletric; Christiam Frenza, da Ericson; Rodolfo Vidal, da Tecsys; Ray Baldock da Grass Valley e Michele Bargauan da Screen Service. A Harris fez abertura do segundo dia, seguida pela apresentação da ESPN com Rob Hunter; da SMPTE com Peter Symes, além de David Wood, da EBU e Erick Soares, da Sony. O último dia do encontro foi aberto pela Cis-Group, na sequência a Miranda fez sua palestra, seguida por Peter Mac Avock, da EBU; Victor Tawill, da MSTV e Thomas Lund, da TC Eletronics, fechando o último dia da agenda do SET e Trinta.

No salão SET Brasil, a presidente Liliana Nakonechnyj e o vice-presidente da SET, Olimpio Franco, se reuniram com representantes dos países que adotaram o sistema brasileiro para TV digital (ISDB-TB).

Liliana falou sobre o passo a passo e os critérios para a escolha do sistema e destacou suas qualidades como um modelo aberto e nacional que possui um padrão de excelência em imagem e som. Olimpio Franco convidou os representantes de outros países latinos para comentar as experiências com a adoção do ISDB-TB. Dúvidas sobre os softwares de Interatividade foram bem esclarecidas pelos dirigentes da SET, contribuindo para o êxito da TV digital no Brasil e em grande parte do mundo.

Em sua totalidade, o SET e Trinta contou com a participação de empresas que atuam no mercado brasileiro, das quais foram nove patrocinadores ouro, seis patrocinadores prata e cinco patrocinadores bronze.

Confira os depoimentos dos patrocinadores ouro:
Transtel/Dieletric – Keith Pelletier: “Apresentamos definições de Sistemas de Distribuição de Transmissores, TV em Baixa Potência, Translators, Boosters, dentre outros. A Dielectric desenvolveu representativa gama de produtos para atender a esses mercados. Aplicando nossa vasta experiência na TV digital em alta potência no mundo e também expandido para os produtos de baixa potência, oferecidos de forma econômica

Nossa proposta chave para Projeto de Sistema de Broadcast em RF é simplicidade, confiabilidade tornando o sistema mais operacional para o radiodifusor.

O crescimento no mundo da TV Móvel esta em evidência. E a Dielectric apresenta portfólio para os sistemas da TV Móvel, com projetos de antenas em polarização horizontal, elíptica e circular, atendendo completamente as novas necessidades do radiodifusor

Tecsys: Rodolfo Vidal
“A Tecsys apresentou no Set e Trinta 2010 as soluções desenvolvidas pela empresa para a distribuição de TV digital no padrão ISDB-T. Inicialmente foi relatada a experiência na implantação do sistema de transmissão da TV Aparecida HD, com utilização exclusiva de produtos desenvolvidos no Brasil. Foram demonstrados os resultados obtidos com o uso do remultiplexador e do modulador ISDB-T, projetos apoiados pelo FINEP, em conjunto com soluções inovadoras como o sistema compressor/descompressor de BTS e do IRD profissional DVB-S2 e ISDB-T. Essa implantação contou com a participação da RF Telavo (fornecedora do transmissor digital) e do suporte da Aurin Consultoria.

Em seguida o tema abordado foi o compressor de BTS, quando foram apresentados os conceitos desse produto, sua aplicabilidade, diagramas e casos reais de utilização. Finalizando, a Tecsys demonstrou os resultados dos testes do compressor de BTS em rede de freqüência única (SFN).

Sony: Luis Fabichack
“Esse ano, a Sony demonstrou habilidades únicas para fornecer aos clientes uma ampla gama de soluções em todas as categorias de produtos e em todos os níveis de orçamento. Estas soluções permitem que os profissionais possam alcançar seus objetivos e visualizar novas possibilidades de fluxo de trabalho em HD, incluindo 3D”.

Grass Valley: Bénedicte Fauveau
A NAB 2010 foi um grande sucesso. E para nós da GrassValley, o evento não poderia ter sido melhor. Tivemos a presença de todos os clientes importantes em nosso estande, onde pudemos discutir e apresentar soluções para atender a cada projeto.

Neste ano, o foco da empresa foi o 3D. Diversas soluções foram apresentadas desde a captação até a transmissão. Para a empresa, a produção 3D é muito mais simples do que possa parecer. Praticamente todos os produtos, como vídeo switcher, servidores de vídeo, câmeras, routers e encoders já suportam este tipo de aplicação, necessitando em muitos casos apenas de um upgrade de software.

Outra grande novidade foi à apresentação do software para automação de produção Ignite Konnect. Com ele é possível simplificar muito a produção de um jornal, diminuindo riscos de operação e custos de produção. A linha de servidores de vídeo também teve um grande destaque. Todos os clientes ficaram muito impressionados com a possibilidade de gravar até 6 câmeras para replay em um único servidor”.

Screen Service: Júlio Rocha
“Presente no mercado brasileiro desde janeiro de 2008, a Screen Service do Brasil foi uma das empresas que marcou presença na NAB 2010, realizada entre os dias 12 e 15 de abril. Fabricante de transmissores para o padrão analógico e digital, a empresa esteve presente em seu já tradicional estande e também no do Pavilhão Brasileiro, além de ter patrocinado a palestra SET e Trinta, ministrada pelo Sr. Michele Bargauan (Diretor de P&D da Screen Service Broadcasting Technologies S.p.A e um dos mais respeitados pesquisadores do setor de radiodifusão). Na ocasião foi explicado passo a passo as etapas para a construção de uma rede SFN.
A empresa apresentou cinco produtos durante a feira, com destaque para o ARK 6, aparelho que opera como excitador dos transmissores de maior potência, também como retransmissor regenerativo ou repetidor canal/ canal com ou sem cancelador de echo (Gap-Filler). Também foi apresentado o Multichannel Transmitter, equipamento que opera com 7 canais de transmissão e mais um de redundância em caso de falha dos demais. O equipamento da Screen Service deve estar disponível no padrão ISDB-T a partir do segundo semestre deste ano”.

BrasVideo/Miranda: Wágner Mancz
“Miranda Technologies, Inc, com sede em Montreal, Canada, mais uma vez marcou sua presença no SET 30, onde contextualizou os desafios intrínsecos ao tratamento e processamento de áudio no domínio digital. Utilizando uma abordagem holística, Miranda apresentou uma plataforma flexível que oferece um range de soluções que atendem as necessidades específicas de cada cliente”

Harris: Doreen Mendez
“A Harris Broadcasting Communications oferece produtos, sistemas e serviços que fornecem soluções de workflow ininterruptas para radiodifusão, cabo, satélite e rede. A Harris é a única que traz a solução aliada a produtos altamente integrados, e com um custo-eficiente que é capaz de realizar avançados workflows de mídia para modelos de negócios, relativos a transmissão de conteúdo de emergência. Informações adicionais podem ser encontradas em www.broadcasting. harris.com

A Harris é uma companhia internacional voltada para tecnologia de comunicação e informação, à serviço do governo e o mercados em mais de 150 países. A sede oficial está localizada em Meuborne, na Flórida, Estados Unidos. A empresa tem aproximadamente 5 bilhões de dólares em receita bruta e mais de 15 funcionários – incluindo 7 mil engenheiros e cientistas. A Harris está voltada em desenvolver garantidos produtos de comunicação, sistemas e serviços”.

Phase/Ericsson: Carlos Capellão
“Com a ampla disseminação de televisores LCD de tela grande as demandas dos consumidores por maior qualidade e alta definição se intensificaram. Assim, as técnicas de transporte de TV para contribuição necessitam se adaptar de forma a permitir a transmissão de altíssima qualidade em bases economicamente viáveis.

O MPEG-2 422 até agora se constituía na única forma de comprimir e codificar a contribuição em HDTV. Contudo, este formato demanda altas taxas de dados e oferece qualidade limitada, especialmente em relação à quantização, por tratar-se de uma codificação em 8 bits que produz “artifacs” bastante visíveis em partes da imagem em degradê.

O advento do MPEG-4 422 na versão de 10 bits tornou possível uma qualidade de transmissão bastante superior à do MPEG-2 422/8 bits a taxas sensivelmente menores. Adicionalmente o sistema suporta conteúdos em 1080p, para aplicações de altíssima qualidade.

Esta nova tecnologia viabiliza também a transmissão de conteúdos em 3D, sem dúvida o destaque das técnicas de mídia este momento.

Neste NAB a Ericsson Television (anteriormente conhecida como Tandberg TV) apresentou produtos para distribuição e contribuição nas mais avançadas e modernas tecnologias, incluindo MPEG-4 HD 422 em 1080p”.

Patrocinadores do SET e Trinta
Ouro:
Phase/Ericsson
Brasvideo /Miranda
Transtel/Dieletric
Harris
Screen Service
Grass Valley
Tecsys
Sony
Cis Group/AVID

Prata:
Hispamar/Hispasat
Ideal Antenas
Intelsat
Megatrax
Newtec
SES World Skies
Telesat
Telsinc/Cisco-Advantec

Bronze:
DVPRO
Multivideo Produções
Sennheiser
Thought Development – ON-AIR Pro
Telem
TQTVD

*Raphael é repórter da Revista da SET – email: ra [email protected]