SET 2006 – TECNOLOGIA AUDIOVISUAL

Novas tecnologias audiovisuais aplicadas ao broadcasting
O painel coordenado por Cláudio Younis, da SET/Eletro Equip, contou com a participação de Orlando Barrozo, da VIMARC Editora, Luis Luca, da 3M, Herman Rame, da Biamp Systems e Alexandre Algranti da Beyerdynamic.
Luís Luca falou sobre a película RPF, que foi lançada na INFOCOMM 2006, em Orlando nos EUA e que transforma qualquer superfície lisa e transparente em telas de retroprojeção. Ela é auto-adesiva e pode ser cortada em qualquer formato. Além disso, a 3M mostrou a tela Vikuiti XRVS – 120, que possibilita um ganho de 20%, com uma superfície de tela tratada com anti-reflexo e alta capacidade de transmissão e contraste, independente do ambiente de exposição e alta resolução. A tela possibilita quase 180 graus de visibilidade, tanto na horizontal, quanto na vertical e é compatível com qualquer tecnologia de projeção.
Audir Martins mostrou tecnologias aplicadas nas salas de controle e broadcasting, como por exemplo, o Backdrop, com capacidade de trabalhar ininterruptamente, sem perda de luminosidade, uniformidade de brilho e cores, baixo custo operacional e tamanho variável e o Multirewer, com facilidade de operação, onde qualquer problema ocorrido na transmissão chega ao operador como forma de alarme. Ele ainda apresentou os cubos de retroprojeção para videowall, o LED Wall, em que o conceito de modularidade permanece e permite a formação de mosaicos, além de não possuir lâmpadas, que são o principal ponto de falhas nos equipamentos de retroprojeção.
Hernan Rame, da Biamp Systems, falou sobre os processadores de áudio DSP e suas diferentes aplicações e acessórios para resolver problemas, como por exemplo, problemas referentes aos microfones, CDs, MP3, Rádio e TV a cabo, com menor custo, flexibilidade, simples instalação e durabilidade.
Além disso, Alexandre Algranti, da BeyerDynamic, comentou sobre os conceitos de Headzone Base Pro, primeiro sistema portátil de monitoração profissional de áudio, em 5.1 canais com fone de ouvido.