Secretário Geral da UIT elogia ações da ANATEL

UIT NA ANATEL

“Cenário geral de telecomunicações – Brasil e UIT -” esse foi o tema da palestra ministrada pelo secretário geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, e pelo presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg. A palestra organizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aconteceu no dia 15 de setembro, no Espaço Cultural da Agência, em Brasília.

Durante sua apresentação, Ronaldo Sardenberg falou sobre a evolução dos serviços de telecomunicações no país e a atuação da Anatel, inclusive no plano internacional, para atingir os objetivos que considera essenciais como a ampliação da oferta e universalização do serviço; a promoção da competição e de novos investimentos; a satisfação dos consumidores; e a modernização regulatória.

A evolução do setor de telecomunicações do Brasil e a atuação regulatória da Anatel foram elogiadas por Touré, que também falou sobre a estrutura e as atividades da UIT – órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) – e apresentou os temas que estão no foco da agência: ampliação da banda larga; aumento da segurança cibernética; proteção às crianças na internet; mudanças climáticas; elaboração de indicadores mundiais; serviços de emergência; e superação da divisão digital.

A UIT aproveitou o momento e divulgou o relatório sobre um estudo recente da entidade para assuntos de telecomunicações – Medindo a Sociedade da Informação – Índice de Desenvolvimento das TICs 2011. Em destaque está o crescimento da banda larga fixa brasileira, que de 70ª passou para 56ª posição no quesito qualidade. O relatório mostra que os preços dos serviços de telecomunicações têm diminuído no Brasil. No entanto, segundo Hamadoun Touré, a carga tributária é o maior impasse para o crescimento dos serviços de banda larga no país.

Durante em outro encontro promovido pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), Touré disse que as emissoras de Rádio e TV no Brasil já estão fazendo a sua parte ao conectar as pessoas de diferentes classes sociais, levando a elas informação e conhecimento.

Fonte: Assessoria de imprensa da Anatel

 

Gilmara é editora da Revista da SET. E-mail: [email protected]