RioContentMarket supera expectativa de público

Nº 130 – Jan/Fev 2013

Da Redação – Fotos: Divulgação

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O RioContentMarket 2013 terminou ao som do tradicional bloco carnavalesco carioca Cordão do Bola Preta, que trouxe a descontração para brindar os excelentes resultados alcançados nessa terceira edição. Palco das principais oportunidades de negócios da produção audiovisual, o evento realizado entre os dias 20 e 22 de fevereiro, no Rio de Janeiro, apresentou números maiúsculos. Cerca de 3 mil pessoas passaram pelas salas do Windsor Barra, onde foram realizados 93 painéis, com a presença de 290 palestrantes e players, 16 keynote speakers de 29 países e 38 canais expondo demandas e modelos de negócios no “30 minutos com…”. As rodadas de negócios do evento proporcionaram mais de mil reuniões – 820 reuniões pré- agendadas e cerca de 300 encontros one-to-one organizados entre 74 players brasileiros e 54 estrangeiros. O potencial internacional marca registrada do RioContentMarket desde a sua criação, esteve traduzido na presença de delegações internacionais e representantes de 29 países: África do Sul, Austrália, Áustria, Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Catar, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Índia, Reino Unido, Japão, México, Peru, Portugal, Rússia e Venezuela. O Reino Unido, por exemplo, já confirmou que estará de volta em 2014.
Paralelamente, importantes acordos institucionais e de mercado para o setor audiovisual foram firmados, a exemplo da assinatura do Termo de Convênio de Cooperação Audiovisual assinado entre ABPITV e SICAV. Sob a ótica de geração de negócios, a Spirit of Football (SOF) anunciou sua primeira parceria com a produtora brasileira DGT Filmes, que renderá negócios da ordem de US$ 5 milhões. Já a Grifa Filmes anunciou a coprodução com a FL Concepts & CO (França) para a série “Bel Etoile”, primeira série em língua portuguesa exibida na TV francesa, orçada em 20 milhões de euros. O acordo foi celebrado durante um almoço no RioContentMarket, com a presença de emissoras da América Latina, do Japão e dos Estados Unidos, que também já demonstraram interesse em exibir a série.
Durante os três dias de sua realização, o RioContent- Market promoveu grandes debates e reuniu palestrantes, players e especialistas para dividir experiências e discutir novos modelos de negócio. Assuntos importantes como direito de uso de imagem em obras audiovisuais, acordos para coproduções, branded content e distribuição digital, financiamento audiovisual, investimentos e os impactos da Lei 12.485 no mercado foram apenas alguns dos temas mais disputados do evento.
Entre os nomes de destaque, David Chase – autor, criador, roteirista e produtor executivo norte americano conhecido pela famosa série The Sopranos da HBO – veio exclusivamente para falar sobre narrativas seriadas numa sessão prime time. Jonathan Mildenhall, vice-presidente de Global Advertising Strategy and Content Excellence da Coca- -Cola, falou da importância da criatividade na produção das campanhas globais e como a tecnologia está mudando a abordagem da empresa em relação ao storytelling.
O “Lab Transmídia – foco séries de TV ” – patrocinado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – selecionou nesta edição 30 projetos (20 brasileiros e 10 internacionais) que passaram por consultoria, apresentações em pitchings e geraram interesse entre executivos presentes ao evento. Cinco prêmios foram concedidos aos projetos. A Reed Midem , parceira desde a primeira edição do Lab Transmídia, ao lado dos Alquimistas e da Petrobras, anunciou o projeto Rancho Paraíso , da Mira Filmes (Brasil) como grande vencedor que irá ao MIPCube, em Cannes, na França. O anuncio foi feito por José Luis Sanchez, diretor da Reed Midem, que entregou ainda uma menção honrosa ao projeto Sur , da produtora Indómita (Bolívia), que terá direito a uma credencial para o MIPCube. Outra premiação no Lab foi feita pela FOX Brasil . Marcello Braga, diretor de conteúdo da empresa entregou ao projeto Ladies Room , da Proyeto Escribo (Espanha) US$ 10 mil para desenvolvimento do projeto. Os três prêmios no valor de R$ 15 mil, oferecidos pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura , também foram boa surpresa. Os valores serão destinados a consultorias especializadas em desenvolvimento de narrativas e de plano de negócios para os três projetos selecionados. São eles Brasil 2014 – Uma Copa do Mundo Global , da Duo 2 (Brasil), na categoria documentários; Floresta da Tijuca , da LC Barreto (Brasil), na categoria infanto- -juvenil; e Lady Shakespeare , da Bateia Cultura (Brasil), como ficção. Os prêmios da SAv/MinC foram entregues por Leonardo Campos, coordenador geral da secretaria.
A abertura oficial do evento, conduzida por Isabel Salgado, foi prestigiada pela Ministra da Cultura, Marta Suplicy, e pelo Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, além de parceiros que têm ajudado a construir a trajetória de sucesso do RioContentMarket desde a sua primeira edição . Entre eles a Prefeitura do Rio de Janeiro / RioFilme, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Sobre o RioContentMarket 2013 Em apenas duas edições – 2011 e 2012 – o Rio- ContentMarket se consolidou como um evento de referência para o mercado mundial ao promover o encontro de mais de 300 executivos, com a participação de 2.500 profissionais de TV e mídias digitais de 28 países para troca de experiências e rodadas de negócios. No ano passado, o evento reuniu 2.100 participantes de 24 países, e promoveu 950 reuniões em rodadas de negócios. Realizado pela ABPITV, a terceira edição do evento acontece entre 20 e 22 de fevereiro de 2013, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. Entre os apoiadores e patrocinadores Master, Prata e Bronze estão: Prefeitura do Rio de Janeiro / RioFilme, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), TV Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e Grupo Positivo. O evento cresceu também em número de apoiadores de mídia: 41 canais parceiros.