Reunião de Diretoria

* Raphael Bontempo

A Diretoria da SET se reuniu no dia 24 de outubro de 2009, no Escritório da SET em São Paulo. Sob a coordenação da presidente Liliana Nakonechnyj, foram constituídos cinco Grupos de Trabalho, que debateram e apresentaram várias proposições a respeito do Congresso SET, o Evento SET no Rio de Janeiro e os Eventos Regionais. Também esteve em pauta a atuação dos veículos de divulgação (Revista da SET, Revista de Radiodifusão, SET News e Site) e as ações que devem ser desenvolvidas nas áreas publicitária, mercadológica e comercial.
Os diretores também deliberaram sobre projetos para educação à distância, a fim de definir as diretrizes que devem ser seguidas, para orientar os acordos a serem estabelecidos com instituições interessadas nas relações de parcerias. Foram debatidos outros assuntos de interesse geral, também relevantes que mereceram atenção de todos os presentes. Com a pauta e a agenda dos trabalhos concluída, a presidente da SET agradeceu a expressiva presença dos diretores e deu por encerrada a reunião.

SET norte tem 160 participantes
Realizado entre os dias 20 e 21 de outubro, em Manaus, o SET Norte contou com a presença de 15 palestrantes e um público de 160 participantes. Os temas proporcionaram ferramentas para a esfera de radiodifusão, por meio de debates como: a recepção de TV digital, operação de suítes para desenvolver interatividade, exploração de instrumentos de medidas como novos recursos nas emissoras, estúdio de produção 3D, economia da TV digital e otimização do UHF, possível adoção de Tapeless, novas experiências em broadcasting, benefícios da fibra ótica, dentre outros assuntos que transformaram o primeiro dia do evento numa oficina para operações em TV.
No segundo dia, Carlos Nazareth, diretor de Ensino da SET e representando o Inatel ofereceu um painel instrutivo sobre as técnica de Transmissão OFDM. Interatividade e TV digital também foram abordados, ao lado da Polarização Circular. Por meio do software Hight Frequency Structure Simulator, Marcelo Zamot simulou as variações mecânicas que possivelmente ocorrem entre a torre e o sistema radiante. Newton Bitar e Eduardo Sardinha, ambos da Fucapi, levantaram discussão sobre problemas no receptor.
Há 11 anos a capital do Amazonas é ponto de confluência para compartilhar experiências e palco para debate em broadcasting. Em depoimento ao site da SET, o engenheiro de Telecomunicações Andrey Epifanio da Silva, enaltece a importância do encontro. “Um evento de qualidade ímpar, onde se reúnem profissionais e palestrantes de alto nível. Faz com que todo o setor corporativo que atua nas áreas de telecomunicações, TV e radiodifusão fique preparado para receber as novas tecnologias que serão implementadas e mostram o que há de melhor no mercado, desde serviços a equipamentos. Quem participa fica completamente atualizado em sua respectiva área ou setor. Um evento onde nenhum profissional deve deixar de comparecer”.

* Raphael é repórter da Revista da SET.

Revista da SET –  ANO XXI – N.110 – OUT/NOV – 2009