Pré-NAB – Começam os preparativos para a maior feira de tecnologia do mundo.

PRÉ-NAB 2011
Pré-NAB

Há 80 anos o NABShow é uma referência tecnológica para os setores de radiodifusão e de telecomunicações
Por Gilmara Gelinski
Como não poderia deixar de ser, a National Association of Broadcasters (NAB) já mobiliza os setores de radiodifusão e de telecomunicação do mundo todo. A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) já começou os preparativos para o evento SET e Trinta e a Sala SET Brasil. O Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), também já estão preparando o Pavilhão Brasil para abrigar as empresas brasileiras.Segundo a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, as perspectivas para o evento são as melhores, pois é o maior encontro mundial da indústria de televisão. “Nesta edição serão discutidas as enormes transformações impulsionadas pela revolução digital e os profissionais buscarão respostas para as tendências futuras da radiodifusão”.

“A forte tendência de transferência do espectro eletromagnético da radiodifusão para aplicações de banda larga foi o tema mais polêmico do NABShow 2010 e continua em pauta para este ano. Um ponto de atenção e também de novas oportunidades é a forma muito mais abrangente de consumo de conteúdo audiovisual – a todo tempo e lugar, com a multiplicação de dispositivos do tipo “tablets” –, que obriga os produtores de conteúdo a ter uma visão multiplataforma –, e os negócios de entretenimento audiovisual, que começam na produção e passam pelo processamento e distribuição, dando foco especial à ponta da recepção. A tecnologia 3D continuará como um outro pólo de atenção, com novos métodos e equipamentos para produção a fim de atender não somente à exibição em salas de cinema, mas também a um número crescente de canais pagos e um mercado promissor de vídeo sob demanda’, conclui Nakonechnyj.

O Brasil no NABShow
O Brasil tem seu espaço marcado pelo Pavilhão Brasil e pelos eventos realizados pela SET. Há 20 anos, a entidade recepciona e promove a integração dos radiodifusores brasileiros com a NAB. Devido à importância do setor nacional nas áreas de telecomunicação e radiodifusão, desde 1991 a SET realiza um evento paralelo à feira. Trata-se do SET e Trinta, um café da manhã promovido a partir das 07:00 horas onde os participantes podem assistir palestras e trocar informações em âmbito internacional.

Uma curiosidade do evento que mostra como a entidade vem trabalhando para que o setor cresça: na primeira edição do café havia apenas 31 participantes. Em 2010 este número passou para 350, totalizando o limite de vagas. As inscrições para a feira e para o SET e Trinta pela SET já estão abertas e a expectativa é que o número de inscritos este ano supere o de 2010. De acordo com Liliana, “espera-se um aumento de participantes de outros países no SET e Trinta, em especial da América Latina, onde o ISDB-TB foi adotado extensivamente”.

Este ano o SET e Trinta acontece entre os dias 11 e 13 de abril na Sala SET Brasil. Durante os três dias de evento, além do networking, os profissionais inscritos na programação da SET poderão assistir a nove apresentações de tecnologia, dois Fóruns com palestrantes internacionais, e participar de sorteios diários. Ao total serão cinco moderadores e 14 palestrantes. Serão cinco palestras no primeiro dia, duas no segundo e duas no terceiro dia. Nos dois últimos dias haverá um debate com palestrantes internacionais convidados pela SET para falar sobre as diversas tecnologias que envolvem o setor. Liliana Nakonechnyj elogiou as apresentações da edição passada. “O conteúdo técnico das palestras foi muito bom, pois o enfoque foi no momento tecnológico e não nos produtos das empresas que levaram seus palestrantes

Na primeira reunião dos diretores da SET, que ocorreu em fevereiro, Raymundo Barros, diretor de tecnologia, representando o grupo Tecnologia e Segmento de Mercado, apresentou os dois grandes temas previstos debates do SET e Trinta. Para a terça feira, dia 12 de abril, o debate será sobre os ser viços Over the Top e os broadcasters (OTT) e, na quarta-feira, dia 13 de abril, o tema será As Ameaças ao Espectro.

A idéia é ter, na abertura dos trabalhos, duas palestras focadas no tema do dia apresentadas pelos patrocinadores. E o painel terá um convidado chave, referência no assunto, escolhido pela SET. Para enriquecer o debate haverá mais dois palestrantes que irão contribuir com pontos e contrapontos sobre o tema. De acordo com o diretor de tecnologia, Raymundo Barros, “a dinâmica do painel do primeiro dia terá o convidado (keynote) falando sobre como o setor ou a empresa que ele representa está se organizando para resolver a questão caótica da oferta de conteúdo over the top. E a contribuição para o painel virá de um convidado que falará sobre a distribuição e oferta de entretenimento e como contraponto um provedor de plataforma”.

A delegação brasileira poderá contar com o apoio da SET durante todo o evento. A Sala SET Brasil 2011 criada pela entidade é um ponto de encontro dos brasileiros no Las Vegas Convention Center (LVCC). Ela estará equipada com mesas para reunião, computador com internet e mesa de café. Após o término do SET e Trinta, os brasileiros poderão desfrutar das facilidades que o local oferece. É nesta sala que a equipe SET estará presente para recepcionar, orientar e atender a delegação brasileira. “Dada a enorme procura pela Sala SET Brasil como ponto de encontro e de apoio, nós estamos buscando ampliar o espaço para poder oferecer um serviço melhor”, explica Liliana. São esperados mais de 1.200 brasileiros na feira. Os profissionais, associados ou não da SET, podem fazer a inscrição para a feira através da entidade, gratuitamente, e retirar o seu crachá na Sala SET Brasil em Las Vegas.

A embaixada norte americana está organizando a Delegação Oficial do Brasil para visitar o NABShow 2011. Haverá um representante do Departamento de Comércio dos Estados Unidos acompanhando a delegação para ajudar a identificar oportunidades e produtos de interesse na feira oferecendo assistência para realização de reuniões exclusivas com expositores e visitas técnicas. Também haverá um acompanhamento de intérprete para reuniões previamente agendadas.

Patrocinadores
As empresas interessadas em participar do evento como patrocinadoras do evento SET e Trinta podem escolher entre as categorias ouro, prata e bronze. A categoria ouro tem nove cotas, a prata e a bronze 10 cotas cada uma. A empresa Ouro será responsável pela apresentação das palestras com duração de 20 minutos cada, durante os três dias do evento. A Diretoria da SET estabelecerá a programação (horário e data) com base nos seguintes critérios: teor de tecnologia, inovação, up-grade, atualidade e aplicabilidade ao mercado Broadcasting Brasil. As empresas que optarem pelos patrocínio prata e bronze serão divulgadas de acordo com os termos de cada categoria

A escolha dos temas
De acordo com o site do NABShow, as palestras apresentadas durante o evento Broadcast Engineering Conference serão sobre os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de transmissão e focalizam as oportunidades e desafios que enfrentam os profissionais de engenharia de transmissão ao redor do mundo. Todos os anos centenas de profissionais de radiodifusão de todo o mundo participam da conferência. O NAB Broadcast Engineering Conference é um evento altamente técnico onde os apresentadores vão entregar documentos técnicos sobre uma variedade de temas relevantes. As apresentações terão 30 minutos de duração, incluindo cinco ou dez minutos para perguntas da platéia. As salas de conferências estão equipadas com equipamento audiovisual que irão acomodar as apresentações em computador padrão.

Desde outubro de 2010, os organizadores do NABShow estão selecionando os conteúdos para as conferências. Entre os temas na área de Engenharia de televisão estão: tecnologia de transmissão de dados e aplicativos, padrões de televisão, tecnologia do set-top box, envio de dispositivos portáteis, móveis e recepção, tecnologia de banda larga, integração de sistemas, a evolução da televisão digital ao redor do mundo, produção e pós produção, otimização de cobertura de RF, sistemas de transmissão e manutenção.

No tocante a engenharia do rádio os trabalhos deveriam ser apresentados sob os temas: evolução do rádio digital no mundo, AM sistema de antena direcional, transmissão de ondas curtas, implementação do rádio HD, tecnologia de banda larga, processamento de áudio da produção e transmissão de som surround, tecnologia de transmissão.

NABShow
A feira acontecerá entre os dias 09 e 14 abril, no LVCC, em Las Vegas. A cidade não poderia ser outra, pois é o local perfeito para abrigar eventos de todos os segmentos, principalmente, os da área tecnológica, uma vez que Las Vegas é pólo tecnológico, especialmente, no setor de telecomunicações. Conhecida como a Capital Mundial do Entretenimento, Las Vegas é muito mais do que seus belos cassinos, shows e hotéis temáticos, suas atividades econômicas vão além do turismo e concentram-se também nas indústrias de tecnologia e química, com o tratamento de minério.

O primeiro evento da NAB surgiu há 80 anos e tornou-se uma referência mundial do setor de telecomunicação. A feira reúne tecnologia de televisão, rádio, cinema, produção e pós-produção de filmes e vídeos, áudio, novas mídias, internet, streaming, banda larga, serviços sem fio e via satélite. Em uma área de 74 mil metros quadrados estarão dispostos cerca de 1.500 expositores. A expectativa dos organizadores é que mais cem mil pessoas visitem a feira. Além do parque de exposição, acontecerão conferências sob os temas Gerenciamento e Engenharia de Broadcasting, Produção e Pósprodução, Multimídia e Cinema Digital.

Outras informações, você pode encontrar no site da SET: www.set.com.br

O pavilhão faz parte do projeto (PSI) do Sindvel, em parceria com a Apex-Brasil, e apoio da SET e do Fórum SBTVD
Por Gilmara Gelinski
Como o acontece desde 2006, o Pavilhão Brasil em 2010 foi um dos destaques da feira, sendo considerado um dos maiores pavilhões internacionais. Os organizadores querem repetir o feito este ano e já estão preparando as empresas para embarcar rumo a Las Vegas. O pavilhão, denominado Broadcast Brazil, é coordenado pelos gestores do Projeto Setorial Integrado Eletroeletrônicos Brasil (PSI) do Sindvel, em parceria com a Apex-Brasil, e tem o apoio da SET e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).De acordo com o gerente do PSI, Carlos Henrique Ferreira, o pavilhão brasileiro terá 240 metros quadrados distribuídos em três ilhas, que abrigarão cerca de 15 empresas expositoras, uma área destinada ao Fórum e a SET”. Segundo Maurício Kakasso, superintendente do Fórum SBTVD, “a participação do Fórum está sendo formatada, e é possível que no espaço destinado a nós, sejam feitas demonstrações para divulgação do sistema brasileiro de TV digital”. Os destaques do pavilhão serão as soluções digitais para ISDB, ATSC e DVB.

A montagem do pavilhão começa na quarta feira, dia 6 de abril. No dia 9 de abril as empresas chegam com os equipamentos e no dia 11 de abril inauguramos o Pavilhão que contará com cerca de 60 pessoas. “O Sindvel trabalha na logística e infraestrutura e cada empresa leva seus equipamentos e fazem as instalações específicas dos seus produtos no stand que é padrão”, explica Carlos.

“Os representantes internacionais também se fazem presentes levando seus clientes para ver os lançamentos e ter contato técnico com pessoas das fábricas brasileiras. O “Café Nosso Stand” tem se transformado no ponto de encontro dos brasileiros e clientes internacionais”, conclui Ferreira.

Para o técnico responsável pelo Projeto Eletroeletrônicos Brasil, Richard Sabah, da Apex-Brasil, “dentro do contexto do projeto executado pelo Sindvel em parceria com a Apex-Brasil, o NABShow é o principal evento para as empresas participantes do convênio que atuam no segmento de radiodifusão e telecomunicações. O evento é destino fundamental para as empresas de todo o mundo das áreas de tecnologia de TV digital e 3D, IPTV, vídeo móvel e mídias sociais, bem como outras tecnologias para a geração e transmissão de conteúdo”.

A Feira tem abrangência internacional e serve como plataforma de lançamento de novos produtos e tecnologias relacionadas com a mídia digital e ferramentas de última geração para a geração, gerenciamento, distribuição e difusão de conteúdo, o que é fundamental para as empresas brasileiras.

O pavilhão é o resultado da união de empresas nacionais que querem divulgar seus produtos e suas tecnologias no NABShow. “Estar presente em uma feira do porte da NAB contribui para a promoção do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, mostrando tecnicamente como funciona o sistema para que outros países possam adotar o padrão brasileiro, aumentando o mercado da indústria nacional de radiodifusão”, completa Sabah.

O Pavilhão Brasil é um dos maiores espaços internacionais da feira

Na edição passada o pavilhão foi composto por 15 empresas da indústria de telecomunicações, softwares, serviços e equipamentos para radiodifusão. Os organizadores do evento contabilizaram 873 contatos realizados pelas empresas com profissionais de países como Peru, Equador, Bolívia, México, Argentina, Colômbia, Brasil, Chile, Costa Rica, Estados Unidos, Venezuela, Dinamarca, França, Itália, Candá, China, Taiwan, Japão, Coréia, Inglaterra, Índia e Guatemala. O volume de negócios foi de US$ 1.150.000,00 e a expectativa de negócios em um ano foi de US$ 8.660.000,00.



O pavilhão brasileiro terá 240 metros quadrados distribuídos em três ilhas, que abrigarão cerca de 15 empresas expositoras, uma área destinada ao Fórum SBTVD e a SET

Planta baixa do Pavilhão Brasil
Gilmara é editora da Revista da SET. E-mail: [email protected]