One Seg

ONE SEG
Revista da SET Edição 102

Uma pesquisa do instituto Display Search com 800 consumidores, terminada no início de setembro, aponta que poucos norteamericanos têm se interessado pelos set-top boxes. Dos entrevistados, apenas 6% disseram ter usado os cupons do governo–um incentivo à compra dos produtos– para adquirir conversores digitais.
“Mais da metade dos entrevistados afirmam que o fim das transmissões analógicas foi devidamente comunicado aos cidadãos. Por isso é surpreendente ver uma parcela tão pequena de conversores comprados até agora”, disse o diretor do Display Search Paul Gagnon.
Mais de 25 milhões de televisores precisarão de conversores que os tornem compatíveis com a digitalização. “Se todos deixarem para comprar os seus produtos na última hora, poderá haver escassez na oferta”, alerta Gagnon.

Disputa acirrada na fronteira entre EUA e México
Estações de TV de língua inglesa na fronteira do Texas, Novo México, Califórnia e Arizona com o México, se opuseram aos esforços das congêneres de língua espanhola para tentar adiar o “enterro” do sistema analógico por mais cinco anos, mesmo com um dispositivo do DTV Border Fix Act dando permissão para que emissoras de TV, dentro do raio de 50 milhas da divisa, possam transmitir o sinal analógico depois de fevereiro de 2009, prazo estipulado para o encerramento das transmissões analógicas.

Executivos de cerca de 10 emissoras se opuseram à medida. A lei “corre o risco de colocar os telespectadores da região de fronteira em um estado de limbo”, escreveram os executivos em uma carta à House Energy & Commerce Committee e ao Telecommunications & Internet Subcommittee.“Nós gastamos, literalmente, milhões de dólares a fim de estarmos totalmente digitais em fevereiro de 2009. Muitos de nós temos múltiplos canais, inclusive canais locais sobre a previsão do tempo, e formatos de entretenimento focados para melhor servir nossos mercados e cumprir as promessas. No difícil ambiente de hoje, deve o Congresso adicionar os significativos encargos financeiros para emis soras de fronteira que não querem continuar com as operações em analógico por mais cinco anos?”, questionaram as estações de língua inglesa.

NAB interfere nas negociações entre TV a cabo e emissoras
A National American Broadcast, a NAB, se opõe ao “período tranqüilo” que poderia interromper as negociações entre as emissoras locais e os distribuidores de televisão paga a respeito do tempo de transição para a TV digital.
A indústria do cabo está promovendo a idéia de que somente um espaço de tempo pode garantir que disputas litigiosas não vão interferir na transição para o digital, em fevereiro de 2009. A proposta pode fazer as emissoras de TV local deixar de transmitir seus sinais em 31 de dezembro deste ano e o façam somente em 31 de maio de 2009.