NXCAM HXR-NX3

Sony lança camcorder profissional de mão com sensores de imagem Exmor 3CMOS que geram imagens 1920×1080 Full HD de pixels efetivos.

Nº 139 – Dez 2013 e Jan 2014

Por Redação

Notícias

NXCAM HXR-NX3

© Foto: Divulgação

Segundo explica a marca japonesa em comunicado, este sensor combina “a excepcional qualidade de imagem da Sony com a simplicidade de conexão a outros dispositivos, como smartphones ou tablets que utilizam a tecnologia Wi- -Fi, o que permite o controle remoto da câmera”. A HXR-NX3 traz lentes de última geração, sensor e a tecnologia LSI, para garantir qualidade de imagem. O sistema Exmor 3CMOS traz três sensores de 1/2.8”, captando imagens 1920×1080 Full HD de pixels efetivos. “Como resultado, as luzes vermelha, azul e verde são capturadas por sensores de imagem separados, de forma independente e com precisão, contribuindo para a alta resolução, alta sensibilidade e ampla faixa dinâmica, criando uma reprodução de cores extraordinariamente natural”.
“Nossos clientes da área profissional necessitam dos produtos mais recentes e inovadores, o mais rápido possível. Por isso sempre prestamos atenção à necessidade do mercado, para continuarmos oferecendo o que temos de melhor ao mercado nacional”, afirma Carlos Paschoal, diretor de marketing da Sony no país.
A lente G da Sony oferece uma excelente qualidade de imagem, bem como um ângulo de visão de 28,8 milímetros na posição mais aberta, enquanto o zoom óptico de 20x atende as situações mais comuns nas filmagens. Adicionalmente, a recém-desenvolvida tecnologia de ponta LSI inclui a capacidade 40x “Clear Image Zoom”, com 1.152 milímetros de distância focal e praticamente a mesma qualidade do zoom óptico. O LSI também traz tecnologias para redução avançada de ruídos e correção de distorções, com melhorias notáveis na qualidade da imagem. As imagens gravadas têm resultados muito realistas, tanto em textura como em detalhes.
O formato de gravação da HXR-NX3 é AVCHD 2.0, incluindo 1080/60P. O modo 60i e 30p ainda garante compatibilidade de reprodução em equipamentos Blu-ray. Já o conector HDMI provê sinais 8bit 4:2:2 sem compressão para gravação de imagem em equipamentos periféricos de mercado. A possibilidade de gravação em formato DV também é provida para os usuários que preferem um workflow DV ou precisam trabalhar em um ambiente de edição não linear compatível com DV.
Esta câmera pode ser conectada facilmente a outros dispositivos para ser controlada remotamente ou para transferência de imagens. Tablets e smartphones iOS (versões 4.3 a 7.0) e Android (versões 2.3 a 4.3) podem ser usados para controla-la à distância, através de redes Wi-Fi, enquanto sequências de vídeos podem ser transferidas da câmera para um smartphone.
Os recursos de controle remoto incluem: monitoramento do material que está na câmera direto da tela de um smartphone; iniciar e parar a gravação; zoom; Iris; e função Touch AF (auto foco).
O formato MP4 (720p, 3 Mbps) pode ser transferido por redes sem fios a partir da câmera de vídeo para um smartphone ou tablet com o aplicativo PlayMemories Mobile. O arquivo MP4 pode ser transferido para um servidor na nuvem, mídias sociais, sites de compartilhamento de vídeo e outras plataformas. O PlayMemories Mobile pode ser baixado a partir da Google Play Store ou App Store.
Paula Cruz, gerente de produtos profissionais da Sony Brasil, diz: “A HXR-NX3 é uma fantástica inclusão à linha de produtos NXCAM. Esperamos que a função MP4 se torne um sucesso entre os web repórteres, que precisam compartilhar as imagens com os colegas o mais rápido possível, enquanto que o controle remoto Wi-Fi e a iluminação LED embutida simplificam ainda mais as entrevistas”.