Novo operador de TV por assinatura no País

A Unotel lançou uma plataforma que permitirá que centenas de ISPs regionais possam oferecer serviço triple play de alta qualidade. O serviço conta com um exclusivo set-top-box hibrido que permitirá aos assinantes ter IPTV, satélite e TV Digital no mesmo dispositivo.

Nº 138 – Novembro 2013

Por Fernando Moura

Notícias

AUnotel Telecom, Media Networks Latin America e NAGRA anunciaram um acordo que estabelece o lançamento da oferta de TV por assinatura no 1° trimestre de 2014. Inicialmente a oferta será para a base de mais de 4 milhões de assinantes de banda larga dos acionistas e parceiros da empresa, mas segundo as fontes consultadas pela Revista da SET, “o plano de crescimento é agressivo, aproveitando os dois principais eventos esportivos que serão sediados no Brasil nos próximos anos – Copa do Mundo da FIFA, em 2014, e os jogos Olímpicos, em 2016”.
Segundo a empresa, a oferta contará com um receptor digital híbrido, isto é com acesso a IP, satélite e TV Digital terrestre (DTV) com proteção do conteúdo pela tecnologia NAGRA MediaAccess.
Esta será, segundo os responsáveis da Unotel, o primeiro lançamento comercial do middleware OpenTV5 da Nagra na plataforma Media Networks no Brasil com, futuramente, a possibilidade de suporte a aplicações interativas GINGA para que os radiodifusores possam ofertar interatividade para os clientes da Unotel por meio dos sinais de TV aberta.
Orlando Ferreira Neto, presidente da Unotel, disse que a empresa “esta muito contente por materializar o sonho de vários pequenos e médios Operadores SCM regionais com este acordo. Agora nossos parceiros poderão ofertar o triple play – banda larga, voz e vídeo, para a base existente de clientes da banda larga e isso nos dá competitividade para crescermos rapidamente o número de assinantes com uma oferta completa, porém mantendo a vantagem do atendimento e serviços regionalizados ao consumidor final”.

Para Orlando Ferreira Neto, presidente da Unotel é preciso ter uma estratégia agressiva e não esquecer que a TV Digital esta chegando, por isso, é necessário oferecer um sistema de TV hibrido aos clientes.

Para Thierry Martin, vice-presidente da NAGRA para a América do Sul, o acordo é muito importante porque “pode ajudar a Unotel a mudar o mercado de TV por assinatura com ofertas de produtos únicos e inovadores utilizando os nossos softwares de última geração”
Segundo a empresa, o equipamento permitirá que mediante a conexão de um disco rígido externo se converta automaticamente em um gravador digital, porém mantendo a segurança dos conteúdos protegidos. Haverá também oferta de serviços e produtos OTT – Over The Top – por meio da rede de internet.
“A infraestrutura da Media Networks está preparada para suportar a oferta agressiva de canais de alta definição que a Unotel planeja implantar em seus pacotes de programação. Além disso, este acordo consolida a posição de liderança da Media Networks como principal empresa atacadista marca branca de TV por assinatura no Brasil e América Latina”, revela Leandro Gaunszer, diretor comercial da Media Networks Latin America.
A Unotel é uma empresa brasileira que hoje disponibiliza soluções de IP, transporte de dados, vídeo, telefonia IP e serviços para o segmento de ISPs. Atualmente a empresa utiliza mais de 16 mil quilômetros de fibra óptica, que atingem aproximadamente 3,5 milhões de usuários corporativos e residenciais, em cerca de mil cidades no Brasil.

Fernando Moura
Revista da SET.