Novidades

NOVIDADES
TV comercial com tecnologia OLED
A Sony apresentou a primeira televisão OLED (organic light-emitting diode) comercial do mundo. O televisor XEL-1 traz uma tela de 11 polegadas, que tem apenas 3 milímetros de espessura e começa a ser vendido em dezembro, somente no Japão. A tela é mais fina que as de LCD e plasma, porque não exige luz de fundo; os materiais OLED emitem luz própria quando a corrente elétrica é aplicada. A XEL-1 recebe imagem com resolução de até 1080p, mas a tela tem apenas 960 por 540 pixels de definição. Além da espessura, o OLED oferece outras vantagens sobre as tecnologias atuais, como maior variedade de ângulos de visão, melhor contraste e cores. A Sony afirma que a XEL-1 tem 30 mil horas de vida, o que significa que o consumidor poderá assistir oito horas de TV ao dia, por 10 anos.
Fabricante: Sony
Site: www.sony.com
TV superfina com contraste de 100.000:1
Lançado na IFA 2007, que ocorreu entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro, em Berlim, o protótipo da TV LCD de 29mm espessura e 50’’, com altíssima taxa de contraste – nada menos que 100.000:1, oferece uma imagem incrivelmente realista, com consumo de apenas 140Kw/ano (o normal é quase o dobro, em modelos de 50”, tomando por base um consumo diário entre 4 e 5 horas), e peso de apenas 25kg (cerca de 30% menos que um LCD convencional). A Sharp ainda não se arrisca a prever quando a TV superfina – que ainda não tem um nome – chegará ao mercado.
Fabricante: Sharp
Site: www.sharp-world.com
Filmadora com resolução maior que HDTV
A JVC anunciou que está trabalhando em uma nova linha de filmadoras para TV de alta resolução, para a próxima geração, capaz de capturar imagens com resolução de 3.840 pixels x 2.048 pixels, com taxa de 30 quadros por segundo. Isto representa quatro vezes o número de pixels presentes em imagens reproduzidas em televisões convencionais e 16 vezes maior que o número de pixels no sinal padrão de vídeo. A filmadora ainda está em desenvolvimento, pesa dez quilos e é uma versão melhorada dos modelos anteriores já demonstrados, no entanto, ainda possui o dobro do tamanho de uma filmadora convencional.
Fabricante: JVC
Site: www.jvc.com
Avid Liquid Chrome Xe para edição de vídeo

NovidadeA solução Liquid Chrome Xe, da Avid, traz como destaque a possibilidade de editar em HD Uncompressed, o que evita perda de qualidade durante a compressão e descompressão de arquivos. Com ela é possível capturar e exportar formatos como DV, MPEG I-frame, MPEG IBP, HDV e DVCPRO-HD, Windows Media, DIVX, MPEG-4, ou HD em um mesmo timeline. O aplicativo traz, ainda, a possibilidade de combinação com o hardware AJA XENA LHE, o que agrega opções de conexões de entrada e saída, como dois canais de áudio XLR balanceados e digital AES, vídeo composto, S-Video, Componente e SDI, além de capturar, editar e reproduzir formatos SD e HD Uncompressed 8-bit. Além disso, o Liquid Chrome Xe possui autoria de DVD integrada, processador de áudio compatível com Digital Dolby 5.1, ferramentas como Multicam, ColorCorrection, Dynamic TimeWarp e uma enorme opção de efeitos especiais que se adequam aos mais variados tipos de produção.

Fabricante: Avid
Site: www.avid.com

Decodificador para TV digital
Pronto para operar em alta definição, o decodificador Aiko HD-1018 permite a conexão de TVs de alta definição, através da conexão digital HDMI, ou vídeo componente, com resoluções de 780P e 1080i. Além disso, é compatível com TVs de definição standard (SD), ou seja, TVs analógicos conectam-se ao decodificador por meio de conexões analógicas, como as AV (áudio e vídeo), S-Video, ou vídeo componente. Adequando-se às normas brasileiras de TV digital, a Aiko firmou parceria com a Universidade Mackenzie e cedeu seu equipamento para estudos e testes da Mopa, o que garantirá a exibição do mosaico, grade de programação e, no futuro, a interatividade do usuário com o sistema, através do middleware Ginga.
Novidade
Fabricante: Aiko
Site: www.evadin.com.br
TVs Time Machine LG

Novidade
Com memória interna (HD) de 80Gb e entrada USB, os modelos de LCD Time Machine, com 32 (32LB9RTB) e 42 (42LB9RTB e 42LB9RT) polegadas, da LG, oferecem controle da programação ao vivo, que memoriza, automaticamente, a última hora de exibição do canal sintonizado e, por meio do recurso Time Control, é possível adiantar comerciais, até o ponto da programação ao vivo. Além disso, é possível acionar a gravação a qualquer momento ou agendar a gravação futura de mais 33 horas na memória. Também é possível ouvir músicas, ver fotos e filmes no formato DivX, por meio da conexão USB Plus, que permite a conexão de uma câmera digital ou um MP3 player. Os modelos têm resolução HDTV Ready (1.366 x 768 pixels) e contraste de 10.000:1.

Fabricante: LG Electronics
Site: www.lge.com.br

Sony lança linha de televisores Bravia LCD

NovidadeCom painel de alta performance WXGA (1366×768) os novos televisores Bravia Série S, da Sony, possuem ângulo de visão de aproximadamente 178 graus, menor tempo de resposta (8ms) e melhor resolução. O recurso Bravia Engine trata o sinal recebido, diminui eventuais ruídos, aumenta o nível de detalhes das imagens e intensifica as principais cores. Além disso, os televisores possuem saída HDMI, que transmite sinais digitais não compactados de alta definição de vídeo e áudio multicanal e são equipados com a tecnologia Live Color Creation, desenvolvida pela Sony, onde, através de um painel de lâmpadas WCG-CCFL, juntamente com um processo de formação de cores, é possível obter maior intensidade do vermelho, verde e azul.

Os novos televisores Bravia são encontrados em 26, 32, 40 e 46 polegadas, nas cores prata, preta, azul, rosa, vermelha e branca e contam ainda com o recurso Bravia Theatre Sync, que permite ligar e desligar o sistema de home theater com o toque de um botão, através da conexão HDMI, além de estarem preparados para a recepção do sinal digital em alta definição.

Fabricante: Sony
Site: www.sony.com

Genius lança TVGo DVB-D02

A fabricante de produtos de informática Genius Kye Systems, lançou o TVGo DVB-D02, um pacote de USB 2.0 TV box que permite assistir ou gravar TV aberta digital (DVB-T) ou analógica no mundo inteiro, através de uma conexão no desktop ou laptop PC. Suporta gravação em tempo real e programada, no formato MPEG-1/2/4 (MPEG-2 para gravação DVB-T) e ainda permite o controle do que é assistido, com as características de troca de horário, que possibilitam pausar, voltar ou avançar rapidamente a TV ao vivo. Além disso, possui a opção de gravação programada e gravação ‘one-touch’ com EPG (Guia de Programação Eletrônico) e características para fotos instantâneas, lista de canais prediletos e teletexto. O DVB-D02 também suporta o recente Microsoft SO: Windows XP/XP64bit; compatível com Media Center Edition 2005.

Fabricante: Genius Kye Systems
Site: www.genius-kye.com

Driver dual de alta definição

A LG lançou o GGW-H2N, um driver para computador que aceita os discos Blu-Ray e HD-DVD. O aparelho pode gravar e regravar discos no formato Blu-Ray, no entanto, para discos HD-DVD, o driver tem apenas a função de gravação, no formato HD-DVD-ROM. Com 50Gb de capacidade, o GGW-H2N pode indicar um caminho para a indústria, que também está na dúvida sobre o que fazer com a briga de formatos. Resta saber se, ao contrário dos modelos de mesa, esse driver chegará ao mercado a um preço acessível.

Fabricante: LG Electronics
Site: www.lge.com.br