Nova Comunicação Visual faz menção a Tecnologia 3D

PRÉ-CONGRESSO SET 2011


Cenários Tecnológicos dos Meios de Comunicação e Entretenimento”, esta é a chamada do Congresso SET 2011 que acontecerá entre os dias 22 e 25 de agosto. O Centro de Exposição Imigrantes será palco do maior evento de engenharia para Televisão e Rádio da América Latina. Além dos painéis haverá também o 2º Prêmio SET, os Seminários Acadêmicos, Fórum Internacional e a feira Broadcast & Cable. Em quatro dias são esperados 1400 congressistas que poderão escolher entre 180 palestras distribuídas em 45 sessões, que acontecerão em cinco salas. A cerimônia de abertura do congresso será na manhã do segundo dia com a participação da presidente da SET Liliana Naconechnyj e representantes de entidades do setor.

O Congresso SET acontece entre os dois maiores eventos internacionais – NABShow e IBC – do setor de radiodifusão e telecomunicação do mundo. Para aqueles que não foram à Las Vegas, em abril, poderão ver aqui em São Paulo, alguns dos temas debatidos no NABShow e, ao mesmo tempo, ter uma prévia do que poderão ver em Amsterdã, em setembro.

Os integrantes da diretoria de tecnologia trabalharam para compor os painéis com os mais variados temas e convidaram profissionais das áreas de Cinema digital, indústria, interatividade, internet, mobilidade, novas mídias digitais, produção de conteúdo, Rádio digital, tecnologia da informação, TVs aberta, digital e por assinatura, para realizar palestras.

Assim como na edição passada, haverá painéis sobreinfraestrurua de IP, cloud compunting, TV digital com destaque para os temas “A evolução da TV digital fora do Brasil” e o “Status da TV digital no Brasil”. Em função das Olimpíadas e Copa do Mundo, o tema esporte também será abordado, bem como a produção em 4K. No painel sobre espectro será discutido a ameaça de TV aberta. Assuntos como mobilidade, portabilidade, Rádio digital, Infraestrutura Crítica, interatividade, convergência, 3D e Cinema digital também poderão ser acompanhados pelos congressistas.

Para o diretor de interatividade da SET, Carlos Fini, entre os destaques das palestras estarão temas como a ocupação do espectro, TVs conectadas, regulatórios (obrigatoriedade de audio description, loudness e outras discussões de acessibilidade), novas tecnologias como cloud computing, 3D, led, novos codecs e o fim da TV analógica no Japão.

De acordo com a diretora editorial, Valderez Donzelli, assim como aconteceu no NabShow, o evento estará online no SET Day by Day no site da entidade – www.set.com.br. Neste mesmo endereço você poderá acompanhar várias notícias sobre o evento, inclusive, sobre a grade da programação das palestras. Posteriormente, na edição especial da revista SET sobre o evento, o leitor saberá o que aconteceu durante o Congresso e a opinião dos visitantes, expositores e diretores da SET.

Seminários Acadêmicos
Segundo José Frederico Rehme, membro do comitê de ensino da SET, “ao observar os cenários da academia, dos centros de pesquisa e, ainda, das atuais capacidades, necessidades e regulamentações do setor, sentimos que serão apresentados vários trabalhos de grande contribuição para o setor, mas a aceitação e publicação dos artigos dependem da sua qualidade acadêmica e científica”.

“Estimamos a apresentação de 12 artigos distribuídos na grade do congresso, que vieram das universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraíba e Pará”. Para o próximo ano existe a expectativa de receber trabalhos internacionais para apresentação no Seminário Acadêmico nacional.

Não existe um tema central para o Seminário Acadêmico, porém o atual estágio da televisão digital abre muitas oportunidades para estudos e implementações de avanços tecnológicos, em diferentes áreas da engenharia. Os assuntos não foram limitados, apesar de que no call for papers ter sido apresentado uma grade temática, demonstrando os objetivos da SET para o atual momento. “Há muito que se fazer nas áreas de vídeo, áudio, transmissão e recepção (ou redes) e conteúdos interativos. A SET se interessa pelas áreas TVs aberta e por assinatura, Rádio AM/FM e redes de dados”, explica Rehme.

Uma novidade do Seminário Acadêmico será o uso do Journal and Event Management System (JEMS). Trata-se de uma ferramenta que tem como principal papel facilitar a administração e organização de congressos científicos no que diz respeito à submissão de artigos científicos. “Com este sistema é possível automatizar tarefas, que anteriormente eram feitas de forma manual, possibilitando a ocorrência de erros e perdas de material. Ao automatizar as atividades de administração da submissão de artigos científicos, tanto autores quanto revisores/organizadores ficam protegidos e têm seu serviço facilitado”, esclarece Marcela Mural, estagiária do módulo acadêmico do congresso.

Para este ano a ideia é incluir as apresentações dos acadêmicos junto às apresentações do congresso, aumentando a divulgação do mundo acadêmico no setor empresarial.

 

Prêmio SET 2011
O sucesso do Prêmio 2010 foi um apoio para que ele acontecesse este ano e se transforme numa tradição do setor. A premiação é um incentivo ao desenvolvimento tecnológico da televisão brasileira destinada aos profissionais e empresas, estas, por sua vez, devem estar estabelecidas no Brasil diretamente ou através de representante ou distribuidor oficialmente reconhecido. Os projetos indicados pela diretoria da SET foram submetidos a votação dos associados através do site www.set.com.br. Ao total são nove categorias, duas a mais do que em 2010. O Concurso Inovação, que no ano passado aconteceu separadamente do Prêmio, estará entre as categorias, a seguir:

• Melhor lançamento no biênio 2010-2011 (Transmissão);
• Melhor lançamento no biênio 2010-2011 (Recepção);
• Melhor lançamento no biênio 2010-2011 (Produção/ Pós-produção/Jornalismo/Esportes);
• Melhor lançamento em inovação tecnológica;
• Melhor projeto em novas mídias;
• Melhor projeto em interatividade;
• Melhor apresentação do ciclo acadêmico científico;
• Melhor apresentação do congresso;
• Melhor artigo publicado nas edições de 2010 e 2011 até junho.

De acordo com o diretor de marketing da SET, Claudio Younis, “este ano a premiação será um ponto alto do evento. No espaço preparado para a cerimônia de entrega do Prêmio haverá um coquetel de confraternização para os congressistas, enquanto celebramos alguns destaques do setor dos últimos 12 meses”. A festa da premiação acontecerá a partir das 20h00, no dia 23 de agosto.

Comunicação visual
Para este ano foi desenvolvido um material novo para o evento. “Nós entendemos que é importante ter uma nova identidade visual e acreditamos que é importante divulgar mais o evento”, diz Younis.

Desenvolvidos pela equipe de criação da agência Ting, “os layouts aplicados nas peças de comunicação visual do evento têm a imagem principal do painel que se concentra numa imagem estilizada do mapa do mundo ao fundo, representando a abrangência internacional do evento. Com o objetivo de transmitir uma comunicação arrojada e moderna, do lado direito concentram-se telas de TV de onde se transmitem todas as principais tendências e inovações tecnológicas do mercado de forma expansiva, crescente e alusiva ao 3D – um dos temas abordados nos painéis”, explica Ricardo Mori, diretor de criação.

De acordo com o diretor foram realizados vários estudos para elaboração de vários layouts, que envolveram toda a equipe de criação da agência. Desde o processo inicial – desenvolvimento do briefing e brain storm – até o layout final aprovado pela diretoria da SET. “Trabalhamos três semanas em cima da peça conceito, a qual determinou todas as peças de comunicação visual do evento”.

Para o processo de aprovação, antes da escolha da peça final, foram criados cinco modelos com layouts diferentes para cada um. Basicamente o conceito principal da comunicação será aplicado em toda a comunicação visual do congresso, desde os painéis dos auditórios, programação impressa, convites, e-mail, totens e anúncios.

Novo pavilhão internacional
Responsável pela organização da feira de equipamentos Broadcast & Cable, José Carlos Mascarenhas, diretor da Certame, revela que a área útil de exposição deste ano ganhou um espaço de 300 metros quadrados. “Teremos mais um pavilhão, o da Inglaterra, que será a grande novidade da feira”. Na área destinada ao país, os visitantes poderão conhecer produtos de oito empresas inglesas.

Ao total serão 61 expositores de outros países que comporão a delegação internacional. Entre os países participantes estarão Estados Unidos, Canadá, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Luxemburgo, Suécia, Alemanha, Israel, México, Índia e China. “Estimamos a presença de 180 empresas expositores, nacional e internacional, representando aproximadamente 400 marcas”, diz Mascarenhas.

A expectativa da organizadora do evento é que os números deste ano superem os de 2010 em todos os segmentos como números de expositores e de visitantes. A feira acontece paralelamente ao Congresso da SET, entre os dias 23 e 25 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, das 12h00 às 20h00.

 

 

Gilmara é editora da Revista da SET. E-mail: [email protected]