Notícias da CBC – Setembro 2010

CBC
Reunião da Comissão Interamericana de Telecomunicação (CITEL)
A XV Reunião do Comitê Consultivo Permanente II – Radiocomunicações, incluindo Radiodifusão – da CITEL, ocorreu entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro e contou com cerca de 250 participantes, com representantes de 13 países da região das Américas, do setor privado e de organismos internacionais associados. A CCP II é dividida em quatro grupos de trabalho, além de um grupo relator e um grupo ad hoc (maiores detalhes em www.citel.oas.org).

No Grupo de Trabalho de Radiodifusão foram debatidos temas relacionados à radiodifusão sonora digital, televisão digital, dividendo digital, além de outros com tratamento conjunto com o Grupo de Trabalho de Radiocomunicações de Serviços Fixos e Móveis, como White Spaces (faixas do espectro de TV não utilizadas) e Power Line Communications (PLC). Dentre as discussões realizadas, o uso da faixa de 700 MHz e o “dividendo digital” vêm ganhando cada vez mais destaque, tendo em vista o processo de implantação da TV digital nos países da região. A posição brasileira sobre o assunto, como já adiantado na edição de agosto da Revista SET, foi de cautela em relação ao compartilhamento com outros serviços da faixa destinada a radiodifusão, pelo menos até o término do período de transição da TV digital, previsto para 2016.

Com a recente adoção do padrão digital para a TV em vários países da região, outro tema bastante discutido foi a atualização do Guia de Implementação da TV Digital. O Brasil vem colaborando ativamente para a atualização do documento, dando sugestões tanto na sua estrutura como na inclusão de aspectos técnicos relevantes sobre a tecnologia digital, com o intuito de torná-lo referência importante sobre a implantação da TV digital nas Américas. Assim, o Guia torna-se fundamental para o Brasil não somente como meio de troca de informações práticas sobre a implantação da TV digital, mas também como meio de divulgação na região das soluções do SBTVD.

A próxima reunião do CCP II está prevista para ser realizada entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro deste ano, em Bogotá na Colômbia.

Reuniões dos Grupos de Trabalho da Comissão Estudos 6 da UIT-R
No dia 14 de outubro começaram as reuniões dos Grupos de Trabalho da Comissão de Estudos 6, em Genebra, Suíça. Devido aos problemas logísticos das últimas reuniões, ocasionados pela erupção de um vulcão da Islândia, várias discussões dos Grupos ficaram pendentes.

Uma atividade importante, que terá continuidade, é o apoio do Brasil para a aprovação da redação final da revisão da Recomendação UIT-R BT.1722-1, que trata da harmonização do conjunto de instruções do mecanismo de execução de plataformas de aplicações interativas para televisão digital terrestre. A proposta de revisão dessa Recomendação foi apresentada pelas Administrações do Brasil e do Japão em novembro de 2009, e visou incorporar-lhe elementos do subsistema Ginga-J, componente do middleware Ginga adotado pelo SBTVD e especificado pela norma ABNT NBR 15606-4.

Além disso, serão discutidos assuntos relativos à geração, produção e controle de qualidade dos programas que serão veiculados pelos serviços de radiodifusão (tratados no Grupo 6C, cuja reunião de abril foi cancelada), bem como sobre radiodifusão sonora digital (com destaque para o andamento da aprovação do sistema DRM+ junto a UIT) e sobre a harmonização das faixas de frequências para os Serviços Auxiliares de Radiodifusão e Correlatos (SARC).

Thiago é especialista em Regulação (Anatel). email: [email protected]