• PT
  • EN
  • ES

NABSHOW – Momento de atualização e verificação das tendências

PRÉ-NAB

Pré_NAB

O SET e Trinta é um encontro consagrado na NABDa criação ao consumo, através de múltiplas plataformas e nacionalidades incontáveis, o NAB Show é o lar para as soluções que transcendem a radiodifusão tradicional e abraçam a entrega de conteúdo para novas telas de novas maneiras” é com esse lema que a National Association of Broadcasters (NAB). Este ano o evento acontece entre os dias 14 e 19 de abril. Com mais de 100.000 participantes de 157 países e mais 1.500 expositores, o NAB Show é o mercado final para mídia digital e entretenimento.

Para o vice presidente da SET, Olimpio Franco, o NAB Show sempre promete e cumpre seu papel, pois é um momento de atualização e verificação de tendências. Além da exposição e palestras, o evento é um ponto de encontro para diversas delegações, empresas e entidades. É o caso do espaço reservado para o SET e Trinta, onde além de um café da manhã, são apresentados temas que movem o mercado nacional e internacional. Ainda em planejamento, o SET e Trinta desse ano trará muitas palestras e a delegação brasileira pode esperar para assistir temas sobre a evolução da TV aberta e também as possibilidades de produções com sistemas além de HDTV.

Um dos painéis preparados para o SET e Trinta tratará do tema “FoBTV o Futuro da Radiodofusão de Televisão”. Líderes do setor de diferentes partes do mundo foram convidados a opinar sobre como a televisão aberta deve evoluir, seus principais desafios e as tecnologias, em desenvolvimento, que são candidatas a integrar essa próxima geração. Estarão presentes no painel Mark Richer, da ATSC, Keiichi Kubota, da NHK, e Lieven Vermaele, da EBU. O tema é de extrema importância, pois em novembro de 2011, líderes do setor de televisão, reunidos em Shangai, na China, assinaram uma declaração pedindo a cooperação global para definir novos requisitos, unir padrões e promover o compartilhamento de tecnologias, visando à próxima geração da televisão no ar. O painel acontecerá no dia 18 de abril, na sala SET Brasil.

Os brasileiros contam com o apoio da Embaixa da Americana que, como nos anos anteriores, organiza a delegação oficial do Brasil para visitar o NAB Show 2012, faz agendamento para entrevistas em grupo para obtenção de visto para os empresários,Pré-NABdispõe de um representante do Departamento de Comércio dos Estados Unidos para acompanhar a delegação, com o intuito de ajudar a identificar oportunidades e produtos de interesse na feira, dará assistência para realização de reuniões exclusivas com expositores e visitas técnicas e disponibilizará de um intérprete para reuniões previamente agendadas.

Os organizadores do NAB Show estão preparando diversas conferências, que ocorrerão em paralelo à feira, atendendo temáticas de gerenciamento e engenharia de radiodifusão, produção e pósprodução, multimídia e cinema digital. Brasileiros estarão entre os palestrantes. A nossa diretora editorial Valderez de Almeida Donzelli, ministrará uma palestra em parceria com o professor Gunnar Bedicks, ambos representando a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A palestra “Elliptical Polarization: Influences on the Performance of Digital TV Coverage” (Polari

zação Elíptica: Influências sobre o Desempenho de Cobertura da TV Digital), prevista para o dia 17 de abril, às 15h00 horas, tem a finalidade de apresentar uma comparação dos resultados obtidos com diferentes configurações de antenas de transmissão com a polarização horizontal, vertical e elíptica em proporções diferentes para as componentes vertical e horizontal. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa realizada em São Paulo, entre agosto de 2009 e agosto de 2011, com base em UHF canal 60. Os dados foram coletados por meio de simulações teóricas e testes práticos para a recepção do sinal de TV em campo.

O painel tratará da aplicação de transmissão de TV digital que adiciona a possibilidade de recepção móvel e portátil, onde o tipo de polarização da antena de transmissão é uma das variáveis na concepção do sistema de transmissão. A polarização horizontal é mais frequentemente usada por emissoras de TV, mas talvez ele não seja adequada para receptores móveis e portáteis, uma vez que suas antenas operam em diferentes posições, ou seja, horizontal, vertical ou mesmo oblíqua, causando uma redução do nível de recepção do sinal. Este problema é conhecido e esperado pelos engenheiros da radiodifusão, mas ainda não foi resolvido. Desta forma motiva estudos e profissionais de pesquisa e fabricantes, com o foco para otimizar DTV da estação.

Outro brasileiro que estará entre os palestrantes será Ricardo Scalamandre da TV Globo. Ele participará do painel “Tendências de TV: Telenovelas Novas” (TV Trends: New Telenovelas) que tratará o crescimento das telenovelas em países além dos da América Latina. Atualmente elas estão sendo produzidas em países como Israel, Jordânia, Coréia do Sul, Roménia e Espanha. A evolução na distribuição multiplataforma também será um dos temas do painel que terá como moderador Dom Serafini, da Video Age International, e palestrantes da Venevision, Univision e Azteca. A sessão está prevista para quarta-feira dia 18 de abril, das 11h30 às 12h30.

Ano após ano, o NAB Show é um ambiente fértil para os executivos de transmissão, engenheiros, profissionais de comunicação e de gestão. Ele fornece uma one-stop-shop para aprender sobre política, tecnologia e soluções de negócios que estão revolucionando o setor de radiodifusão. Segundo o diretor da Raycom Media e presidente do conselho das afiliadas da CBS, Wayne Daugherty, as reuniões realizadas pela emissora na NAB estão entre os encontros mais produtivos que fazemos durante o ano. Para Chris Brown vice-presidente e executivo de operações de negócios e convenções da NAB, “o evento dá aos executivos uma oportunidade de aproveitar, conhecer e explorar mais as novas tecnologias da indústria de radiodifusão. “Estamos ansiosos para receber as reuniões bem sucedidas das filiais de rede”.

Pré-NABNo site da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) faz um convite aos radiodifusores de diversos países para compor a delegação que vai participar do NAB Show 2012. A entidade, que representa 17 mil emissoras de rádio e TV nas Américas, Europa e Ásia, fez um acordo com a NAB. De acordo com a assessoria de imprensa da Abert, a parceria entre as duas entidades internacionais permitirá aos associados da AIR-Abert o acesso gratuito nos quatro dias de realização da feira de produtos (Expo Show 2012) e um desconto de 100 dólares na taxa de inscrição para as conferências, entre outras cortesias.

A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) também estará presente na NAB 2012 e disponibilizará de uma equipe para apoiar e prestar informações aos seus associados. A entidade está preparando encontros com representantes do setor da radiodifusão norte americana para trocas de informações e contribuições para o setor brasileiro.

No dia 16 de abril, às 12h30, a Aesp promoverá o encontro do Rádio no Espaço Brasil, piso térreo, sala 116. Durante uma hora e meia os convidados poderão assistir a uma palestra com o vice-presidente executivo de integração de engenharia e sistemas da Clear Channel, Jeff Littlejohn. Sua atuação se dá especialmente em sistemas de distribuição de conteúdo e dados, tanto para empresas como para usuários finais, através de AM, FM, Rádio HD e internet streaming para uma ampla variedade de dispositivos de consumo. Em seu currículo estão lideranças como o tráfego de toda a rede para se tornar a primeira emissora norte americana a lançar uma RDS-TMC (Radio Data System – Traffic Message Channel) Traffic Service em tempo real. Liderou também a implementação da equipe (TTN) de HD Radio Data Service, que inclui desde informações de trânsito até preços dos combustíveis. Atualmente lidera a implementação em larga escala de logos das estações sincronizados com o Rádio de alta definição.

Pavilhão Brasil é um caminho para expandir os negócios

Mais uma vez o Sindvel e Apex confirmam suas presenças no NAB Show levando para a feira o Projeto Eletroeletrônicos localizado no Pavilhão Brasil. Desde 2010 o espaço é considerado um dos maiores pavilhões internacionais. Denominado Broadcast Brazil, o pavilhão é coordenado pelos gestores do Projeto Setorial Integrado Eletroeletrônicos Brasil (PSI) do Sindvel, em parceria com a Apex-Brasil. A iniciativa tem apoio da SET e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), que terá um estande dentro do pavilhão.

Segundo José Leandro Souza, administrador do PSI, além das empresas o pavilhão também será palco para palestras preparadas e ministradas pelas próprias participantes. Entre os temas abordados estarão a TV digital, software de interatividade para a TV digital, processamento de áudio digital e muitos outros. Estarão presentes no pavilhão as empresas: Ativa Soluções, Biquad, Casablanca Online, EITV, Ideal Antenas, Inatel, Linear, Playlist, RF Telavo, Screen Service, Showcase Pro STB, Tecsys, TQTVD, Transtel, TSDA.

As empresas expositoras do Pavilhão Brasil estão otimistas, muitas delas já participaram diversas vezes do evento e sempre tiveram bons resultados. Motivadas pelo mercado que se abre com as transmissões digitais os empresários falaram sobre suas expectativas com o evento deste ano.

Ideal Antenas

Com o recente acordo firmado com a empresa Shively Labs, a Ideal Antenas quer abrir novas possibilidades na feira. “Estamos participando pelo sexto ano consecutivo e as expectativas são as melhores possíveis, visto que no decorrer destes seis anos, muitos negócios de exportação foram possíveis, inclusive foi no NAB Show 2010, que começamos as negociações com a Shively Labs. Quando iniciamos nossos trabalhos em 2007 para participar desta feira, não tínhamos idéia da dimensão e dos excelentes resultados que surgiriam após o evento. Nós passamos a ser reconhecidos no mercado mundial e mais ainda mercado latino. O NAB Show é a oportunidade que temos de estar ao lado dos maiores fabricantes do mundo no setor de radiodifusão e ainda, ter o reconhecimento deles”, Marcelo Zamot, engenheiro de telecomunicações

Eitv

“Nós vamos participar pelo quarto ano do Pavilhão Brasil e as nossas as expectativas para a NAB 2012 são as melhores possíveis. Com o crescimento da TV digital e do padrão ISDB-TB na América Latina, o evento é uma ótima oportunidade para fortalecer nossos relacionamentos comerciais nestes países, sendo um excelente ponto de encontro com nossos parceiros e clientes da América Latina”, Rodrigo Araujo, diretor comercial.

ScreenService

“Nossas expectativas são muito positivas e a cada ano vemos o crescimento da visibilidade de nossos produtos frente à sua apresentação na feira, assim como também tem sido sempre bem aceitas as novas tecnologias que apresentamos no NAB Show. Acreditamos que em cada participação há a oportunidade da troca de informações e conhecimentos para aperfeiçoarmos e crescermos juntos com nossos parceiros. Isso faz com que, a cada ano, nossos produtos estejam sempre superiores as expectativas de nossos clientes”, Júlio do Prado Rocha, diretor comercial, e Felipe Zorzi, analista de marketing.

Biquad

É o segundo ano consecutivo que participamos do NAB Show e, assim como foi em 2011, esperamos bons resultados no evento deste ano. Com um pouco mais de ousadia e novos objetivos, a nossa empresa se fortaleceu e reestruturamos nosso departamento de exportações com o propósito de abrir novos canais de distribuição fora do Brasil e o NAB Show 2012 será um evento estrategicamente importante nesse sentido. A participação da Biquad na feira de Las Vegas e em outros eventos internacionais é uma grande oportunidade para geração de novos negócios e demonstram a visão global da empresa que aposta alto nas exportações para o ano de 2012. Além de abrir novos horizontes no mercado externo a participação nos eventos internacionais agregam mais valor a nossa marca no Brasil”, Diego Campos Tomáz, gestor de marketing

TQTVD

“Diante da nossa quarta participação, a nossa visão sobre o NAB Show é que esta feira concentra os principais tomadores de decisão do mercado ISDB-T e neste even-to podemos demonstrar os nossos produtos para este mercado: StickerCenter/ AstroTV (solução baseado no padrão IBB (ITU) que harmoniza os aplicativos enviados pelas emissoras e aqueles que consomem recursos da banda larga), AstroPlay (Playout – gerador de carrossel, EPG, CC integrado ao StickerCenter), Consultoria em desenvolvimento de aplicativos Ginga), Astrodevnet – rede de desenvolvedores de aplicativos Ginga/Stickers”, David Britto, diretor de Estratégia de Técnologia.

TSDA

É principal porta de entrada porque as principais empresas de radiodifusão. Ela é importante não só para exportação como para marcar presença junto à delegação brasileira. Nós reforçamos rótulo que temos de exportador de tecnologia. E o fato de o sistema brasileiro de TV digital estar sendo utilizado por outros países, reforça a nossa participação. Essa é a nossa quinta participação neste evento, neste período, nós já formamos representações com quase todos os países da América Latina e estamos trabalhando para colocar nossos produtos com Argentina, Chile, Colômbia ou seja, estamos cada vez mais aumentando nossa faturamento com a parte de exportação, participando de feiras como a NAB, nos Estados Unidos, e SET, aqui no Brasil”, Ulisses Barreto, diretor comercial.

Playlist

“Para nós, a maior importância em participar do NAB Show é expandir para o mercado exterior, principalmente, para os países da América Latina. Nosso produto é um software para o setor de rádio que está no mesmo patamar de os produtos produzidos na França, Itália e Estados Unidos. Nós estamos participando pela primeira vez da NAB e esperamos poder fazer bons negócios com os radiodifusores do Brasil também. Nós queremos conhecer outros mercados brasileiros, como o do Mato Grosso, Goiânia e Amazônia”, João Marcelo Costa, diretor de tecnologia

Gilmara é editora da Revista da SET. e-mail:
gelinska@gmail.com