NAB2007 – O show de mídia eletrônica
Reafirmando-se como o maior ponto de encontro mundial dos profissionais e usuários de mídia eletrônica, a NAB2007 (National Association of Broadcasters), realizada entre os dias 14 e 19 de abril, em Las Vegas, reuniu representantes de 141 países, nos 140 mil m² do Las Vegas Convention Center.
Nos quatro dias destinados às exposições, mais de 108 mil visitantes puderam vislumbrar a diversidade de tecnologias disponíveis para pesquisa, conhecimento, networking e suas utilizações na era digital. Destes, 26.824 eram visitantes estrangeiros, sendo que a delegação brasileira foi a maior, com 1.500 representantes.
O presidente da NAB, David K. Rehr, em seu discurso de abertura, disse que os radiodifusores entendem a importância e o poder da imagem e das palavras e citou como exemplo a cobertura da explosão do dirigível Hindenburg, no ano de 1937, em Lakehurst, Nova Jersey, onde o rádio repórter Herb Morrison, através de uma minuciosa descrição dos fatos, conseguiu demonstrar todo o horror da situação e criar uma imagem poderosa nas mentes da audiência.
Rehr falou ainda, que o ano de 2006 foi um ano dedicado a ouvir, mas 2007 é o ano de decisão e, portanto, os radiodifusores devem escolher bem as palavras, para descrever e definir a radiodifusão, a fim de levá-la para o futuro. O presidente da NAB pediu que, assim como a radiodifusão se reinventa tecnologicamente, o radiodifusor precisa utilizar o melhor do passado para redefinir o futuro e, deste modo, reinventar sua identidade, rumo ao progresso.
YouTube e o mercado de TV pela Internet
A batalha da Viacom contra o YouTube, através de uma ação por infração de direitos autorais, pareceu intimidar o gigante Google que, durante a NAB 2007, anunciou que sua mais recente aquisição terá, em breve, uma ferramenta eficiente para a filtragem de vídeos protegidos.
Seguindo essa tendência de legalização do mercado de TV pela Internet, a febre YouTube terá dois novos concorrentes, o Joost, anunciado pelo dinamarquês Janus Friis e o sueco Niklas Zennström, fundadores do Kazaa e do Skype e o Jalipo, lançado com o apoio de sócios que incluem a BBC World e a Al Jazeera English e presidido por Chris Deering, ex-presidente da Sony Europe. O Joost possibilita a transmissão de conteúdo de grandes emissoras de TV pela Internet, de forma eficiente e podendo ser acessado a qualquer hora, respeitando os direitos autorais. O Jalipo também não é focado em conteúdo gerado pelo usuário, mantém todos os direitos autorais preservados e promete gerar receita aos sócios, pois, para assistir aos vídeos, o usuário terá que pagar.
O site YouTube representou a aceitação da produção e aquisição de vídeos amadores e sua ascensão chamou a atenção da indústria para a melhoria dos sistemas de compressão, pois, segundo especialistas, consumidores de vídeo pela Internet esperam assistir, em breve, imagens com qualidade superior. Além disso, companhias internacionais estão adaptando-se ao meio, para garantir a satisfação de produtores, com a transmissão de imagens com mais qualidade.
Novas oportunidades com IPTV
Representando uma nova oportunidade de negócios para o mundo das comunicações visuais, assim como foi para as telecomunicações, com a tecnologia de voz sobre IP (VoIP), o protocolo IP tem movimentado grandes empresas de software e de soluções de serviços ao redor do mundo, que buscam fornecer tecnologia e soluções IPTV.
Essa busca do mercado leva em consideração que a transmissão aberta de sinal de televisão IPTV, tem a característica de consumir apenas 20% do espectro de freqüência, além de transmitir imagens, com qualidade, para qualquer parte do planeta e permitir, em breve, a transmissão de imagens de alta definição via web, desde que se utilize a velocidade adequada ou a banda larga exigida. Outro ponto importante para o mercado é a possibilidade de transmissão de IPTV através de linha telefônica. Este fato tem atraído o interesse das concessionárias de telefonia, que querem garantir seu pedaço nas transmissões de TV. Por outro lado, para que o IPTV se torne uma realidade mundial, é necessária a universalização da banda larga, além de legislação e apoio regulatório.
Surround Sound para rádio
Este é um dos temas quentes do mundo do áudio. Como o Surround Sound já é uma realidade em sistemas de home theater e em crescente adesão em sistemas high-end para carros, tornou-se comum radiodifusores oferecerem mais que two-channel stereo.
O sistema de decodificação de áudio Neural, trabalha com vários rótulos de registro, para codificar som surround rádio 5.1, para o formato Audio CD, para uso da radiodifusão. Os receptores capazes de codificar o sistema Neural, podem transmitir sinais analógicos, sinais em alta definição e até mesmo Webcast. Isto representa uma oportunidade para os profissionais de engenharia de rádio, que poderão enxergar os desafios da indústria.
A TV sai da sala
Quando os consumidores começaram a querer acessar conteúdo de vídeo em dispositivos móveis, em qualquer lugar e a qualquer hora, a indústria remodelou-se para seguir essa tendência.
As tecnologias evoluíram e o consumidor vislumbra a possibilidade de acesso à sua própria programação, aonde quer que esteja. Tecnologias como o Slingbox, da Sling Media, podem beneficiar os radiodifusores, pois, ao transformar computadores em televisão, o dispositivo aumenta, consideravelmente, a audiência.
Além disso, um novo serviço de vídeo compartilhado, chamado Clip+Sling, oferecerá às redes de TV mais oportunidades de vender anúncios e reforçar suas marcas, através da transmissão de conteúdo na tela do computador.
Provedores de conteúdo protegidos estão preocupados com as perdas financeiras e representam ameaças legais contra o DVR e o Slingbox , portanto, deve-se chamar a atenção para os cuidados com a questão dos direitos autorais.
Novas tecnologias – Velhos interesses
Operações de entrega de áudio sobre IP tradicionais estão perdendo espaço para novas ferramentas capazes de dobrar o tempo e a qualidade do áudio.
Hiroyuki Segi, da NHK Science and Technical Research Laboratories, falou que a NHK desenvolveu um sintetizador de fala automatizado, que imita padrões humanos naturais. Segi disse que a compilação de elementos gravados é difícil e registrar todas as combinações de possíveis padrões de expressão vocal com antecedência é impossível, pois existem muitas limitações. No entanto, a fala sintetizada, que aproxima o som natural da coisa real, poderá ser criada, através da modelagem dos efeitos de co-articulação no processo do waveform. Além disso, aplicando a conversão automática de taxa de fala, o programa de sintetização permite ser precisamente ajustado para a radiodifusão.
Ultra-HD
High Definition continua sendo muito discutido, com muita propriedade por sinal, mas sem muita ênfase. Os entusiasmos estavam mais dirigidos aos softwares dedicados ao broadcast e aos prazos definidos para o Analogue Shut-Off (desligamento definitivo do sinal análogico) nos Estados Unidos e Europa, que aos equipamentos.
O Sistema de Televisão de Ultra-Alta Definição, apresentado pela NHK Science e Technical Research Laboratories, com definição de 7680×4320, 16 vezes mais nítido que o HDTV, mostrou-se como tecnologia inovadora e que dirigirá a evolução da forma de se assistir TV. O som multicanal de 24 canais (22.2) é o mais realista e envolvente já produzido pela tecnologia de áudio.
A NHK está desenvolvendo tecnologias para câmeras de alta velocidade e sensibilidade, como, por exemplo, câmeras HDTV que operam com um milhão de fps, para uso noturno e para transmissões de emergência. Estas câmeras oferecerão 100 vezes a sensibilidade de uma câmera convencional CCD. As câmeras e as exposições em Ultra-HD exigirão 32 milhões de pixels e a NHK está desenvolvendo suas especificações.
As imagens em tecnologia Ultra-HD poderão ser facilmente convertidas para HDTV, SDTV e imagens de baixa-definição, para exploração da tecnologia móvel.
Competição na era digital
Durante as apresentações, Christine DiStadio, vice-presidente de marketing e novas mídias do grupo New York Times, discutiu idéias de money-making com soluções multicasting e multiplataforma.
DiStadio informou que enquanto as estações locais ainda estão progredindo na adaptação para a era digital, o conteúdo através das plataformas não será suficiente para competir com mídias como o Yahoo e Google.
O consumo do conteúdo através de diferentes plataformas difere por geração, relevância e utilidade. Num mundo multi-screen, uma estratégia consistente, torna-se crítica para todas as plataformas: rádio, Internet, canais digitais, dispositivos móveis e outras tecnologias emergentes, portanto, os radiodifusores devem reconhecer que modelos de anúncios tradicionais estão evoluindo, para atender ao público alvo.