• PT
  • EN
  • ES

NAB 2009 – Evento satisfaz aos brasileiros

* Edmilson Oliveira
Revista da SET – ed.107

A participação brasileira na NAB, como já relataram alguns articulistas nesta edição, foi excepcional. A estimativa é a de que mais de mil brasileiros estiveram por lá. Um número realmente expressivo considerando que o evento sofreu nitidamente os efeitos da crise financeira mundial que se abateu sobre o mundo no final do ano passado e mantém seus reflexos até hoje. A seguir publicamos impressões sobre o evento de vários participantes brasileiros. Acompanhe.

“A NAB 2009 foi muito importante para abrirmos novas revendas e desenvolver novos projetos por toda a América Latina. Enquanto que a quantidade de visitantes foi menor do que a esperada, a qualidade dos que nos visitaram foi muito boa, com diretores de engenharia e técnicos de áudio envolvidos no dia-a-dia de produções televisivas e de vídeo e cinema. A NAB 2009 em geral e o SET e TRINTA em particular são de extrema importância para os players que querem se manter no mercado nestes tempos de crise econômica internacional.”
Alexandre Algranti – Beyerdynamic

“A Sony Brasil, como todos os anos, teve no domingo seu seminário apresentando os lançamentos durante a NAB com a participação de 200 clientes e parceiros brasileiros. Durante o SET e TRINTA realizamos o seminário sobre a tecnologia 3D e como a Sony com seus produtos está inovando nesse segmento. Durante os dias da feira, estimamos uma delegação em torno de 1.000 brasileiros, onde os clientes estiveram presentes recebendo nossos principais lançamentos em termos de câmeras para estúdio, monitores, switcher e solução para aplicações de jornalismo, e produção. Muitos projetos foram discutidos com grande projeção de investimentos para o ano de 2009.”
Luis Fabichak – Sony Brasil Ltda.

“Foi uma ótima oportunidade para mostramos nossos equipamentos e encontrarmos nossos amigosclientes, além de podermos consolidar nossa marca mundialmente. Durante a NAB, conseguimos fazer vários contatos que com certeza irão ampliar ainda mais nossos horizontes. Vir a este evento é muito importante, pois nos mantém no cenário mundial e nos possibilita gerar futuros negócios.”
Wilson R. Botelho – Superior Technologies in Broadcasting – STB

“A NAB 2009 foi uma feira para ficar na história. Marcou definitivamente a transição da TV analógica para a TV digital e o Brasil se posicionou muito bem com seus fabricantes com tecnologia para fabricar os 3 sistemas ISDB, ATSC e DVB. Embora com número menor de visitantes, cerca de 20% a menos que 2008, os contatos foram de muita qualidade e proporcionaram negócios na feira e ótimas expectativas para os próximos 12 meses. A NAB é fundamental para negócios com os radiodifusores, gerando negócios internacionais e principalmente com o mercado brasileiro.”
Carlos Henrique Ferreira – Gerente do PSI Eletrônicos Brasil/APEX Sindvel

“Esta foi a minha oitava NAB consecutiva: Menos gente, mais pessoas interessadas em fazer negócio. Mal estamos na transição para a TV digital em altadefinição, e chega o 3D com força na indústria. Afinal, o cinema tem de se diferenciar, né? A Apple não estava lá, mas o Mac estava. Não havia praticamente um stand sem um Mac, um produto para Mac ou com integração para ele. Virou padrão. Todo ano penso em não ir mais. Vou, e volto cheio de idéias e com muita energia. É como recarregar as baterias. É o nosso marco zero. Até 2010.”
João Paulo Quérette – Imagenharia

“Apesar do sentimento de crise e percepção do baixo número de visitantes baixo para os padrões anteriores, como ano de efetivação fabril da Screen Service, podemos dizer que todas as expectativas foram cumpridas com um grau muito grande de visitas, motivadas também pelo interesse em nossa tecnologia diferenciada e oportunidade de negócios.”
Cláudio Faganello – Screen Service do Brasil

“Temos que dar os parabéns para a SET e aos brasileiros que como eu encararam de frente os tempos difíceis que vivemos atualmente e fizemos nossas malas rumo a Las Vegas. Pudemos verificar uma sensível diminuição na quantidade de visitantes, bem como um menor número de expositores. Mesmo assim a exposição serviu para nos atualizarmos e verificarmos em que patamar nos encontramos em relação aos produtos similares fabricados no mundo. Estou certo que nos encontramos em um nível tecnológico muito próximo do que se oferece nos outros países. Este fato aliado ao nível de serviço oferecido pelas empresas brasileiras nos coloca em uma posição invejável e nos deixa preparados para continuarmos a oferecer produtos nacionais que em muitas vezes não ficam nada a dever a produtos do primeiro mundo.”
Eduardo Soares – DMS Vídeo

“Foi um grande evento de hardware e que atendeu, e muito, nossas expectativas no nosso ramo, embora tenhamos aqui no Brasil grandes importadores de equipamentos, mostra que não estamos tão atrasados assim. Mas o evento foi importante para nosso relacionamento com novas tendências no mercado profissional internacional.”
Nicolas Imperialos – Athosvison Comunicações Ltda

“Participamos da NAB 2009 com um estande próprio no qual tivemos a participação de mais duas empresas do grupo: a subsidiária americana Kathrein Scala e a matriz Kathrein Werke. No total enviamos três funcionários para participar do congresso assim como do evento da SET. A NAB tem importância estratégica para nós por ser ponto de encontro de alto nível para o mercado de radiodifusão na América Latina, nossa área de atuação. Não há outro evento no mundo que reúna de uma só vez a todos os broadcasters em um nível tão elevado interessados em discutir projetos e soluções para suas emissoras. A feira atendeu às nossas expectativas diante do forte movimento de clientes da America do Sul, principalmente o Brasil. O que certamente marcou a feira este ano foi a proporção de visitantes da América Latina, próximo a um terço do movimento total registrado. Contudo, o fator de preocupação é que esta relação não se verificou por um crescimento anormal do interesse da América do Sul e sim por um decréscimo acentuado dos visitantes da Europa, Ásia e EUA. Diante da redução de visitantes, a feira entra para a história como a feira da América Latina e preocupa pelo baixo número de visitantes registrado no penúltimo dia, deixando os corredores vazios.”
Raul Ivo Faller – Kathrein Mobilcom Brasil

“A NAB 2009 atendeu nosso principal objetivo que era apresentar para emissoras de TV da América Latina, Ásia, Europa e Estados Unidos os equipamentos multiplexadores e geradores de sinais de TV digital da EITV que são 100% compatíveis com o padrão ISDB-TB e já são utilizadas por cerca de 50 emissoras geradoras e retransmissoras no Brasil. Temos a expectativa de gerar negócios da ordem de US$ 3 milhões para o mercado externo nos próximos 15 meses.”
Rodrigo Cascão Araújo – EITV Entretenimento e Interatividade para TV Digital

“A RFS vem trabalhando na direção dos mercados de média e baixa potência, agregando a qualidade RFS no mercado de radiodifusão. A NAB 2009 foi uma oportunidade para divulgar novos produtos: combinadores de baixa potência, patch panels motorizados com monitoramento remoto, seu inovador painel PCP de polarização circular e antenas para Gap-fillers e TV móvel. Apresentamos estas soluções no seminário do SET e Trinta. Recebemos um público 20% menor que 2007. O número de executivos e gerentes técnicos responsáveis pelas decisões nas emissoras se manteve. Houve um crescimento do público de países da América Latina, mostrando o crescente interesse na implantação da TV digital. A NAB atendeu as expectativas especialmente para a geração de negócios na nossa unidade pela América Latina. É uma feira que atrai executivos e técnicos de empresas do mundo inteiro.”
Solange Almeida – RFS – Radio Frequency Systems

“Para nós, a NAB superou as expectativas! Apesar do número menor de visitantes tivemos a oportunidade de estar com uma parcela importante de nossos clientes aqui do Brasil. Esta feira é fundamental para mantermos o contato com nosso mercado e mostrar novos produtos e tecnologias.”
Carlos Heckmann Jr – Nemal do Brasil

“A NAB foi mais uma demonstração da força da comunidade de radiodifusão brasileira, que com uma presença extraordinária reforçou sua condição de estar sempre entre as maiores delegações presentes a este importante evento. Se a feira mostrou que muitas empresas deixaram de participar como expositores, o SET e Trinta mostrou o contrário com forte adesão e excelente conteúdo. A Telesat tem orgulho de ser uma das pioneiras no apoio e patrocínio do evento SET e Trinta que vem sendo cada vez mais o ponto de referência para esse importante setor da nossa economia dentro da NAB.”
Edson Meira – Telesat Brasil

“A NAB 2009 foi um grande sucesso, pois marcou a celebração do 50° aniversário da empresa. Com uma marca totalmente fortalecida, um novo logo e a volta das cores originais da empresa, o stand da Grass Valley na NAB teve um destaque especial bem na entrada do South Hall. E o que nos deixou ainda mais felizes foi a grande presença de brasileiros e latinos de um naB 2009 modo geral, compensando um pouco a diminuição de visitantes americanos. Como desafios e tendências tecnológicas, a NAB 2009 mostrou um grande suporte da indústria aos novos padrões HDTV em 3G, mesmo que sem definir um fluxo de trabalho imediato para este formato. E a Grass Valley como pioneira tecnológica em todos os anos, mostrou grandes novidades como o Switcher de Produção Kayenne, a câmera HD low-cost LDK-3000, controlador de replay Dyno, sistema de automação Ignite, Roteador Trinix 3G, mesa mestre Maestro, entre outros, mostrando que mais uma vez o slogan da empresa faz a diferença: Tem que ser um Grass! Gostaria de agradecer a todos os clientes e parceiros que nos visitaram em Las Vegas e dizer que este foi apenas o início de nossos trabalhos, tendo muito mais a se fazer juntos aqui no Brasil.”
Felipe Andrade – Grass Valley

“A NAB 2009 teve uma participação muito expressiva do público broadcast do Brasil, sem dúvida foi o destaque da América Latina em visitações e também com expositores. Este ano conseguimos ter um aproveitamento muito satisfatório no evento, pois a área de exposição estava menos movimentada que nos últimos anos. Resultado: novas parcerias conquistadas e integração com a tecnologia atual disponível no mercado. O evento sempre é muito importante para nossa empresa, pois nos coloca em contato com principais fabricantes do segmento e também nos ajuda a afinar o relacionamento com as empresas que representamos oficialmente no Brasil.”
Edson Marion Junior – Merlin Vídeo

“A NAB 2009 foi caracterizada pela oportunidade de reencontrar os radiodifusores brasileiros presentes, estabelecer novos contatos com radiodifusores da América do Sul e principalmente pela ativação de networking junto à empresas internacionais que atuam no nosso mesmo segmento em busca de oportunidades de negócio de interesse mútuo nos territórios. Diferente de outras edições, a tradicional abordagem cliente-fornecedor cedeu espaço nesta oportunidade à uma abordagem mais colaborativa entre todos para a busca de efetivação de negócios segundo um ambiente instalado de incerteza e de investimento reduzido para o presente exercício. Como previsto, não foi um evento melhor do que o do ano anterior, mas nem assim menos importante e julgamos muito válida a participação da Trans-Tel com dois pontos de presença, um no estande do fórum SBTVD e outro no estande da Dielectric Communications-EUA.”
Dante JS Conti – Trans-Tel

“Apesar da redução do número de participantes em nível mundial devido à crise global, a NAB 2009 para nós brasileiros foi excelente, pois houve um olhar diferenciado para nosso mercado e pela primeira vez em muitos anos, houve tempo para conhecer bem de perto todas as novidades apresentadas, além de um excelente atendimento por parte dos diversos expositores. Este ano praticamente todos os fabricantes consolidaram as tecnologias de infra-estrutura para 3 Gb/s. Equipamentos como: routers, modulares, switchers, instrumentos para monitoração técnica e testes, entre outros foram apresentados. Além destas apresentações, ficou clara a consolidação dos sistemas de MAM (Media Asset Management) para o gerenciamento de conteúdo nos novos ambientes tapeless e também a compatibilização entre os diversos fabricantes para que ocorra uma ‘interoperabilidade’ entre os diversos wrappers e codecs existentes atualmente. Quem não atuar de forma integrada, nas mais diversas plataformas e codecs, dentro de suas especificidades, sabendo aproveitar o que cada um tem de melhor, acabará ficando para trás. Outra novidade do evento foi a apresentação de tecnologias de produção e exibição de conteúdos em 3D. Esta é a terceira onda do 3D no mundo, sendo a primeira na década de 1950, a segunda em 80 e agora com o avanço da tecnologia HD está se ‘desenhando’ uma nova onda 3D. Nossas expectativas são as mais positivas possíveis, pois apesar do momento mundial, apostamos no crescimento de nosso mercado para os próximos anos.”
Daniela Souza – Ad Digital

“A NAB a cada ano nos surpreende. Imaginávamos que este ano pelos problemas da economia mundial pudesse haver um esvaziamento em massa desse evento. O que vimos foi o contrário, o segmento de broadcast continua movimentando negócios ao redor do mundo. Novas plataformas, novos equipamentos, novas idéias, novo público o que caracteriza o evento como um grande centro de inovação. Foi uma grande oportunidade de gerar novas relações com novos fornecedores e verificar que as empresas continuam trazendo novidades para o setor. Em especial a presença dos brasileiros se mostrando cada vez mais para o mundo, principalmente no que diz respeito aos projetos em torno da nova televisão digital. Todos estão pensando no futuro da televisão e como ela se reinventa nesse novo cenário de múltiplas mídias. As discussões no SET e Trinta apresentaram a visão dos outros mercados e como esses estão enxergando as oportunidades e vencendo os desafios. O próximo ano promete.”
José Marcelo Amaral – TV Record

“É fundamental para nós profissionais de audiovisual participar da maior feira mundial do ramo. É uma oportunidade única de experimentar ao vivo todos os equipamentos, conhecer as tendências tecnológicas e como os novos negócios estão se consolidando no cenário mundial. A NAB sempre atende a nossas expectativas pela sua diversificação de informações e lançamentos mundiais. Assim como os seminários organizados pela Sociedade de Engenharia de Televisão. Como já somos parceiros comerciais da empresa Megatrax, especializada em produção de música para produção para rádio, cinema, TV e audiovisual em geral, prestamos assessoria aos seus clientes no Brasil. Participar da NAB é de suma importância para renovar essa parceria além de estarmos fechando outros negócios dentro do ramo. Neste ano fechamos negócios no montante de US$ 35.000.00, que para uma produtora de médio porte como a PC vídeo Produções Multimídia é muito positivo. Também no setor de conteúdo podemos fazer bons contatos e colocar as nossas produções.”
Paulo Costa – PC Vídeo Multimídia

“Tenho participado na NAB por inúmeras vezes e, mesmo em momento de grande crise internacional, vi o grande interesse de brasileiros e estrangeiros nas soluções apresentadas pela Linear, em ISDB-TB, DVB e ATSC, mostrando que nossos equipamentos estão alinhados com as novas tecnologias e exigências do mercado. Sendo assim, a NAB é de grande importância para a Linear, pois podemos expor nossas novidades aos clientes, que mostram sempre bastante interesse.”
Vanessa Lima e Renata Lewicki – Linear

“A NAB 2009 foi boa e produtiva para a Ideal. Apesar da baixa visitação, ela foi de qualidade, composta de executivos/diretores técnicos e de engenharia, principalmente brasileiros e chilenos, com pautas claras e muito objetivas, possibilitando assim um atendimento técnico e comercial, tranquilo e proveitoso por ambas as partes. Sobre as nossas expectativas, informamos que notamos a ausência de executivos/diretores técnicos de Redes de TV do Norte e Nordeste do Brasil, sempre presentes nos últimos anos. Nossas expectativas foram compensadas na oportunidade de podermos apresentar atendimento pessoal e de qualidade para cada cliente, em nossos estandes do Rádio (Noth hall) e de TV(Central hall). A importância de nossa presença na NAB, primeiramente é a de estarmos perto de nossos clientes. Como exportadores de Sistemas Irradiantes para toda a América Latina e Caribe, temos em um só evento a oportunidade de fazer todos os contatos que provavelmente levaríamos meses para realizar em visitas particulares a cada emissora/país.”
Sílvio Romero – Ideal Antenas

*Diretor da EMBRASEC Editora & Eventos