Interatividade – SET 2010 antecipa formatos e a linguagens da TV digital do futuro

CONGRESSO SET 2010

As inovações em interatividade para a TV digital aberta, apresentadas no 19º Congresso Brasileiro de Engenharia de Televisão (SET 2010), se constituíram em um dos maiores atrativos para os participantes ávidos por interagir e descobrir o que poderá mudar nos seus hábitos de ver TV num futuro próximo. Na interação com os novos aplicativos, o público também quis saber como as suas demandas individuais poderiam ser atendidas pela tecnologia digital.

As indagações e o perfil apresentado pelos telespectadores, no primeiro contato com as aplicações interativas, reforçam o conceito de que para fazer a diferença em um mercado onde aumenta a paridade entre produtos e serviços, as empresas devem proporcionar ao consumidor uma experiência única.

Empresas desenvolvedoras de conversores e aplicativos para TV digital e emissoras de televisão entenderam essa tendência de mercado e, de olho nas necessidades cada vez menos massificadas dos telespectadores, apresentaram no estande do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD-T) uma gama de soluções interativas que buscam maior conexão com as demandas e perfis individualizados.

Durante a realização do Congresso SET 2010, foram apresentadas aos visitantes ferramentas de interatividade que ainda nem chegaram ao mercado, assim como algumas que já estão à disposição de milhares de brasileiros, revelando o capital criativo de empresas de televisão, fabricantes de equipamentos e marcas desenvolvedoras de conteúdos. Um traço comum é que se distinguem por antecipar, através de seus produtos e serviços, os novos formatos e linguagens que serão a cara da TV no futuro.

A excelência dos criadores pode ser vista através da diversidade de conteúdos interativos exibidos no estande do SBTVD-T e que, em breve, serão oferecidos aos usuários. O Congresso SET 2010 também possibilitou ao público participante conhecer ferramentas de interatividavantagens de desenvolvidas por universidades, além de mais nove aplicações interativas pré-selecionadas como finalistas do Concurso Inovação e que disputaram prêmios nas categorias melhor conceito, melhor produto e produto mais inovador.

No estande do Fórum do SBTVD-T, a interatividade esteve presente em televisores integrados da Samsung e LG, este último já disponível no mercado desde o início do ano. Dentre as soluções de mobilidade, uma das novidades foi a demonstração dos primeiros modelos de celulares equipados com o middleware Ginga e aplicativos para interatividade, da Nokia e LG.

Aplicações interativas para cada perfil de consumidor
Na busca competitiva por apresentar ao telespectador a melhor experiência de interatividade, a TOTVS (TQTVD) lançou no evento o Stickercenter, um conjunto de aplicativos de interatividade para TV digital que pode ser baixado e instalado na TV como em um computador. A solução leva aos aparelhos equipados com o middleware ByYou, implantação do Ginga desenvolvida pela empresa, o conceito de widgets, batizados de stickers.

Os stickers são enviados para a tela do usuário junto com o sinal digital das emissoras de TV. O Stickercenter virá embarcado em receptores digitais desenvolvidos pela Visiontec, mas que ainda não estavam sendo comercializados no período em que o congresso da SET foi realizado. Na SET 2010 era possível interagir com os stickers criados para o Banco do Brasil, Climatempo, Extra, Uol, Walmart e para a Band.

Segundo Marcelo Amaral, da TOTVS (TQTVD), os ícones são baixados na tela para que o telespectador possa acessá-los de casa, sem a necessidade de ir a internet para obter informações e usufruir os serviços oferecidos pela instituição bancária, bem como os produtos e serviços disponibilizados pelas empresas varejistas e de comunicação. Isso é possível porque a aplicação já vem carregada pelo sinal de TV digital. Após o download, cada sticker vira um ícone na tela.

Além de permitir ao telespectador acesso às últimas noticias, saber sobre a previsão de tempo e produtos em oferta, ir direto a jogos e serviços bancários, o Stickercenter dá à empresa de TV maior controle sobre a publicidade transmitida ao usuário. Marcelo Amaral explica que uma das interatividavantagens está no fato de que a emissora pode determinar quais marcas vão exibir seus produtos, através dos stickers, enquanto a programação normal está sendo exibida. Se o telespectador mudar de canal as opções de stickers também mudam, conforme o modelo de negócios da emissora. Os stickers serão colocados à venda na StickerShop, mas o telespectador, por outro lado, terá liberdade para comprar e incluir em seu menu permanente aqueles aplicativos que melhor atendem seu padrão de consumo.

Outro recurso que está em sintonia com a tendência de mercado é a possibilidade de o usuário personalizar o seu menu criando stickers para atender a demanda individual, que não faz parte do pacote oferecido na assinatura do serviço.

Público interage com aplicações em tempo real
Influenciadas pela necessidade de responder à ânsia de interação dos indivíduos e grupos sociais, que bem caracteriza as comunicações mediadas pelas novas tecnologias, na atualidade, as empresas EITV e HXD mostraram no estande do SBTVD-T seus novos conceitos de plataformas de TV interativa, apoiadas pelo padrão aberto Ginga.

Foram apresentados ao público o EITV Middleware, uma implementação completa do Ginga (NCL-Lua e Java) para receptores ISDBTB (Serviço Integrado de Transmissão Digital Terrestre, padrão adotado pelo Brasil), além de ferramentas de interatividade desenvolvidas para emissoras como a Globo e SBT.

Os interessados que ainda não conheciam tiveram a oportunidade de ver e interagir com os primeiros modelos de interatividade que a Globo desenvolveu, em parceria com a EITV e outras empresas, dentre esses o da novela “Caminho das Índias”, assim como ferramentas mais recentes, a exemplo daquelas que foram lançadas durante a exibição da novela “Viver a vida” e também na Copa do Mundo 2010.

As aplicações interativas da novela “Tititi” e “Passione”, que rodam apenas nos horários de exibição, foram transmitidas, excepcionalmente, nos horários de realização da Feira Broadcast and Cable, geralmente do meio-dia às 20h, a pedido dos fabricantes de equipamentos e empresas de engenharia de software para TV digital.

Quem visitou o estande do Fórum do SBTVD-T teve acesso ao menu interativo das novelas “Tititi” e “Passione” e navegou dentro da aplicação, tendo, por exemplo, a opção de saber mais informações sobre personagens e participar de enquetes.

Quando o telespectador assiste a programação ele identifica que a aplicação está sendo transmitida. Se deseja interagir, ele permite baixar a aplicação para o seu conversor (set-top box) e, a partir daí, pode participar da enquete, respondendo, por exemplo, qual o personagem preferido. Esses dados são enviados para um servidor da Globo, via internet, e o radiodifusor, pelo ar, manda o resultado da enquete para a casa do telespectador, incluindo a sua participação, conforme explicou Edson Pedroso, da EITV, quando demonstrava a aplicação para o público.

O Portal de Interatividade do SBT, exibido pela EITV no evento, também captou a atenção dos congressistas, com notícias, programação, enquetes e produtos em promoção, apresentados em loja virtual, durante a transmissão da programação. O menu interativo fica no lado esquerdo superior da tela, permitindo ao usuário interagir com o aplicativo, sem prejudicar a exibição do conteúdo veiculado na programação normal.

Quando se faz um clique no menu notícias, o texto escolhido aparece na parte inferior do video, trazendo a data e a fonte onde se originou a informação. Quem navega no portal tem acesso também à previsão do tempo na localidade onde a aplicação está sendo exibida.

A HDX Interactive Television, empresa de engenharia de software, apresentou, no estande do Fórum, o aplicativo de interatividade, especialmente desenvolvido para as corridas de StockCar. Em fase de testes, ainda será disponibilizado pela TV Globo. A novidade já vem com as especificações do Ginga NCL e Java.

Navegando no menu interativo da StockCar, o usuário terá todas as informações sobre a classificação e a performance de cada um dos pilotos no campeonato, além de conhecer os circuitos onde as competições ocorrem e ainda terá acesso às últimas notícias, direto dos boxes.

Madrilena Feitosa é Jornalista da TV UFPB, Especialista em Marketing e Mestranda em TV Digital pela Faac-Unesp. e-mail: [email protected]