IBC 2009

O Centro RAI em Amsterdã, capital da Holanda, será novamente a sede do IBC 2009, o fórum internacional que acontece entre 10 a 15 de setembro – conferência de 10 a 14 e feira de 11 a 15. Um dos maiores eventos da indústria da mídia eletrônica e de radiodifusão, o IBC tem como missão discutir e apresentar o estado da arte da indústria da mídia eletrônica. A última edição do evento reuniu algo em torno de 49 mil visitantes e 1.300 exibidores de mais de 130 países.

O IBC oferece um ambiente propício para conhecer e interagir com tecnologias de ponta, combinando a conferência, focada em promover os desenvolvimentos atuais e futuros do mundo da mídia, com a exibição de um mercado que respira a criação, o gerenciamento e a distribuição de conteúdo.

Este ano, as inovações têm o objetivo de ajudar o visitante a aproveitar melhor seu tempo. A conferência ganha nova abordagem, concentrando-se nas questões principais tratadas nas apresentações do dia. Com horários privilegiados e expandidos, os treinamentos podem acolher um número maior de visitantes. E as oportunidades de expandir relacionamentos profissionais agitam o piso da feira, que reúne fornecedores e usuários de tecnologias essenciais para quem trabalha o conteúdo nas diversas plataformas de comunicação.

Reunindo empresas de destaque no mundo todo, a feira é distribuída de forma a agrupar fornecedores por área de atuação. Além disso, o evento contará com as chamadas “Zonas Emergentes de Mídia”. Trata-se de setores com foco nas novas plataformas como IPTV, Televisão Móvel e Digital Signage.

Banda-larga, wireless e redes mobile trazem novas possibilidades de distribuição de conteúdo multimídia. Este é o cenário encontrado em três zonas especiais:

Zona Mobile A crescente melhoria da performance de vídeo para telefones móveis abre espaço a novos modelos de negócio para a descoberta e o consumo de conteúdo mobile. A Zona Mobile está focada nos desenvolvimentos recentes, nas inovações de tecnologias multimídia e em aplicações e serviços para dispositivos móveis.

Zona IPTV
A união de IPTV com serviços baseados em rede, como o YouTube, está levando os consumidores a criarem novos hábitos de consumo de vídeo. A Google admitiu recentemente que o YouTube distribui cerca de um bilhão de streamings por dia no mundo todo. A Zona IPTV reúne desenvolvedores, provedores de conteúdo e companhias de tecnologia, exibindo as novidades da distribuição multimídia através de banda-larga.

Zona Digital Signage
O uso de telas planas ligadas em redes-IP para a distribuição de informação, publicidade, multimídia e conteúdo televisivo é cada vez mais importante para TVs corporativas, TVs no PDV (ponto de venda) e todo tipo de mídia digital empregada em lugares públicos ou estabelecimentos comerciais.

Completando o quadro, os visitantes poderão tirar proveito de uma amostra do estado da arte do cinema digital, com a “Big Screen”, ou melhor, a “Tela Grande” do IBC. A projeção 3D e o som surround 5.1 prometem impressionar os milhares de visitantes. A “Tela Grande” será utilizada para demonstrações de fabricantes dos setores de cinematografia e, para relaxar no fim do dia, filmes e outras atrações do IBC.

O Brasil ocupa papel importante no cenário mundial da criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo, e vai marcar presença com a delegação.

Mais informações no site do evento www.ibc.org.

* Patrícia é colaboradora da revista da SET ([email protected])

Revista da SET – ed. 108