Filipinas adota sistema nipo-brasileiro de TV Digital

Assim chega a 15 o número de países que utiliza o o sistema ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting – Terrestrial) para transmissão de televisão digital terrestre.

Nº 138 – Novembro 2013

Por Fernando Moura

Notícias

adoção foi anunciada pela Comissão Nacional de Telecomunicações das Filipinas, após uma reunião pública realizada em Manila, capital do país no fim de outubro de 2013. Há dois anos, com a aprovação oficial da tecnologia, a Comissão recebeu orientação para examinar a possibilidade de usar DVB-T2, mas o sistema europeu foi novamente rejeitado.
Até o final de novembro, a Comissão emitirá uma circular formal sobre a adoção. Com isso, o ISDB-T já é utilizado por 15 países. Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Costa Rica, Botsuana, Guatemala e Honduras também já optaram pelo ISDB-T, além de Brasil e Japão.
O padrão nipo-brasileiro proporciona maior qualidade da imagem e do som, possibilita a interatividade com o telespectador e acesso por dispositivos móveis, como celulares, tablets e aparelhos GPS. Outra vantagem do sistema é que o Brasil e o Japão oferecem oferta de capacitação tecnológica e transferência de tecnologia aos países que optam pelo sistema..

 

Fernando Moura
Revista da SET.