Filial da SET em São Paulo recebe seu primeiro Workshop

Foi realizado, em 25 de novembro, o primeiro curso ministrado na sede paulista da SET. O evento, promovido pela STI Telecom, do Rio de Janeiro – empresa especializada na integração de sistemas de banda larga e no desenvolvimento de soluções turnkey para transmissão de vídeo, áudio e dados -, durou o dia inteiro.

O engenheiro José Munhoz, diretor executivo da SET, abriu o encontro e destacou a importância do curso ser “um marco inaugural para a sede paulista da SET”. Em seguida, foi apresentado aos presentes o presidente da empresa Envivio, o francês Julien Signes, e depois a também francesa Nivedita Nouvel, gerente de produto, que ministrou a formação. Mais de 20 especialistas da área técnica de emissoras da capital paulista e de outras cidades participaram do workshop.

“O curso foi organizado para difundir e explicar melhor os conceitos do padrão H.264”, explica Munhoz. Como o público-alvo da empresa são os engenheiros de televisão, a empresa procurou a SET que, comprometida com a contínua contribuição de conhecimento técnico para o meio, se dispôs a viabilizar o curso, conduzido das 9 até as 15 horas.

Tecsys
A Tecsys, fabricante de produtos e soluções para TV Digital, assinou um contrato com a SET — entra em vigor em janeiro de 2009 — para organizar eventos mensais. O principal objetivo da empresa é dar treinamentos aos engenheiros, mas a Tecsys também poderá usar a estrutura para fazer, por exemplo, reuniões. Nivedita Nouvel ministra workshop na filial da SET.

Manaus, em 5 e 6 de Novembro, recebeu evento marcado não só pela cooperação entre SET, Abert, emissoras e profissionais, mas principalmente pela contribuição de conhecimento técnico sobre Rádio e TV Digital. O evento foi patrocinado pela Sony.

Pela SET, Nivelle Daou Júnior (diretor regional-Norte), Aguinaldo Silva (vicediretor regional-Norte), Emerson Weirich e Cledimar Pereira (comitê regional- Norte), Ricardo Kauffmann (conselho fiscal), Euzébio Tresse (consultor) e Anna Lúcia Gomes, secretária, fizeram as honras da casa.

A organização e o conteúdo oferecidos no Centro de Convenções do Distrito Industrial manauara lotaram platéias que receberam verdadeiras aulas sobre tapeless, novas tecnologias de transmissão, como vídeo sobre IP e DVB S2, displays e workflow, multiplexer, rádio digital, transmissores ISDB-TB, vídeo digital, transmissão digital de sinais, antenas e conversores para TVD.

A SET Centro-Oeste também realizou, em 29 e 30 de novembro, evento semelhante ao de Manaus e outras regiões. Cerca de 160 profissionais foram até o encontro de Goiânia, que promoveu 16 painéis.

Depois da abertura, feita ao lado de Euzébio Tresse, Leonel da Luz, diretor da TV Anhanguera e da SET Centro-Oeste, abriu o ciclo de palestras com um estudo de caso da rede que dirige.

Iluminação para TV Digital, impactos da convergência digital em função das plataformas de IPTV e DTV, multiplexação de sinais em ISDB-TB, tapeless para jornalismo, “Medidas digitais nos transmissores ISDB-TB”, workflow de jornalismo, cabos de transmissão de dados e outros produtos, medidas de campo em redes de freqüência única, automação, conceitos sobre produção de conteúdo digital em ambiente educacional, e gerenciamento de conteúdo foram os temas que tiveram abordagens diferentes dos de Manaus.

Revista da SET – ed. 104